Posts

novembro 2014: ainda sobre o nosso livro Formação ou Aprendizagem? mudança de paradigma (10 anos depois)

Image
  Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma -  Capa comum – 13 novembro 2014 - 184 paginas por  Sousa, Maria José   (Autor),  Costa, Etelberto   (Autor) Nas nossas próprias palavras:  « O que tentamos expor neste livro é que o conceito de aprendizagem ao longo da vida se tornou aceitável pela generalidade dos agentes de conhecimento (…). Tentamos também, com colaboração de grandes especialistas nestes temas, apontar tendências para o futuro da aprendizagem ao longo da vida, que entendemos ser centrada na vontade, dedicação e interesse do sujeito aprendente». É, neste Livro, salvo melhor informação, que se distingue e realça pela primeira vez em Portugal, a Aprendizagem como o foco do processo de ensino-aprendizagem, centrando na Pessoa aprendente o esforço do agente propulsor dessa aprendizagem que pode até não ser um Professor/Formador mas uma ferramenta tecnológica. Estavamos então longe de adivinhar o advento de f

novembro 2014: sobre o nosso livro Formação ou Aprendizagem? mudança de paradigma (10 anos depois)

Image
  O Livro, de 184 páginas foi editado em novembro 2014, e pode ser adquirido na Amazon  em  Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br Este ano faz 10 anos que o produzimos e editamos. Naqueles tempos (2013/2014) era já para nós (para mim e para Maria José Sousa (MJS ), companheira de partilha do ideário, que a aprendizagem era a mola real da mudança e o foco das organizações e dos «gurus» de E&F&A (Educação, Formação, Aprendizagem). Tinhamos realizado a IV Conferência Europeia de eLearning em Lisboa (2007) e de seguida o Creative Learning (2009). Ela, (MJS) iniciava a sua caminhada nestas áreas, ainda hesitante sobre o seu futuro, embora soubesse o que mais gostava de fazer (foco nas Pessoas). Eu iniciava-me nas lides europeias com a entrada no comité executivo da rede europeia da ALV-Aprendizagem ao Longo da Vida. (que hoje é a LLLplatform )  Participava regularmente em diversas iniciativas e atividades em Bruxelas e por essa Europa fora.  Abrindo perspet

De regresso a Casa grande & senzala de Gilberto Freyre (1933). Portugal e o Brasil: escravatura;- pretos, índios e brancos na briga!

Image
Em " Ideias e inspirações gregas" já confessara Zimmern em 1914, «podem nos ajudar hoje não somente a enfrentar os deveres do momento, mas também na tarefa de aprofundar e estender o escopo e significado de Democracia e Cidadania, Liberdade e Direito, que parece ser a tarefa política essencial da humanidade nessa nova época da história na qual -inesperadamente-entramos».     «Zimmern procurava corrigir a visão errónea que se tem da escravidão na sociedade ateniense. Segundo ele ( estamos em 1914! ) a escravidão ateniense era vista pelos gregos como parte da natureza das coisas e como destino inelutável que, em ocorrência de uma guerra , a todos podia atingir.....quando a força de trabalho escravo e de imigrantes livres se tornou necessária para sustentar uma estrutura económica mais complexa, Atenas não tratou os novos trabalhadores como meros instrumentos vivos, mas como «companheiros de trabalho» de seus cidadãos». Alguma semelhança com o que se passa hoje em dia nas socied

EU - Horizon Europe budget to be cut by €2.1B, as defence research gets a €1.5B boost

Image
  European Council Council of the European Union Horizon Europe budget to be cut by €2.1B, as defence research gets a €1.5B boost European Council Brussels, 1 February 2024  Há dois anos quando a guerra na Ucrânia começou preveni algumas organizações da E&F&A que o desinvestimento seria inevitável e que mais dinheiro teria que ir para a DEFESA Europeia, tão esquecida (adormecida) estivera desde a II guerra mundial!  Por agora, no orçamento 20224, evitou-se o pior para o Erasmus+ e para as organizações europeias de E&F&A, mas não para I&D e em especial para o Horizonte Europa.  Que, desse investimento em Defesa, uma componente significativa seja dedicada a I&D e aos objetivos de desenvolvimento sustentável e ao Ambiente. E tanto que há para fazer nestes domínios na DEFESA Europeia!  Two years ago, when the war in Ukraine began, I warned some E&T&L organizations that desinvestment would be inevitable and that more money would have to go to European DEFENCE

Futuros da Educação

Image
  UnescoPortuguese Ciclo de Conferências: Futuros da Educação Futures of Education Conference Series (Broadcast in English) (youtube.com) Ciclo de Conferências: Futuros da Educação (Transmissão em português) (youtube.com)  - Em português do Brasil. Nesta Conferência de 23 de setembro de 2024, António Damásio procura buscar resposta para 2 pergunta Qual a essência da Educação? E para que serve a Educação? Inciando a sua reflexão pelos domínios relevantes que a aprendizagem, designadamente, a aprendizagem ao longo da vida, e a memória desempenham na educação.  A sua fala navega por outros mares, que interligam os oceanos da educação,  tais como: Consciência Homeostase ( Homeostase: o que é, exemplos e corporal - Toda Matéria (todamateria.com.br) ) Linguagem No final responde a 5 perguntas (pertinentes e abrangentes)  em breves minutos de que saliento a sua ênfase obre os ambientes favoráveis à aprendizagem incentivando os agentes de ensino, essencialmente professores, a buscarem Positivi

Campos Rodrigues e o seu curso de 1971 nos Anais. Para os anais da história naval

Image
  EU FUI UM DELES!  e ainda sou....porque isto de ser da Marinha fica-nos agarrado à pele, qual tatuagem persistente, e nem mesmo a morte se nos liberta. Claro, há Marinheiros e marinheiros! Leiam o caso deste Almirante cientista astrónomo que ficou com o seu nome para a eternidade como Marinheiro. Sobre o CMN visitar:  Historial – Clube Militar Naval (cmnaval.pt) . Tanto que ali aprendi....! Os Anais do Clube Militar Naval, fundados em 1870, a caminho pois dos seus 155 anos, e cuja Comissão de Redação tive a honra e o privilégio de incorporar e para os quais escrevi 4 artigos e durante 10 anos a Crónica de Educação, Formação e Treino, dedica o seu número de 07 a 12 de julho a dezembro de 2022, ao Almirante. E, o seu curso (que incorporei em 1971), tem nele uma extensa intervenção. com 10 artigos (das pag. 282 a 374).  A singularidade desta intervenção, de um curso nos Anais, encontra-se explicada no primeiro artigo « a propósito de uma efeméride e por causa de uma atitude». Cito: &qu

O Futuro que foi Passado!

Image
  « O passado não leva para trás, mas sim impulsiona para a frente e, ao contrário do que se poderia esperar, é o futuro que nos conduz para o passado» Hanna Arendt. E o que escreve   VALLEJO, Irene (em o Infinito NUM junco ) a pag. 373 (cap. 40)? :  - «Demonstram que o novo mantém com o velho uma relação mais complexa e criativa do que parece à primeira vista».  Talvez se discorde de Irene quando ela escreve: «...costumamos esquecer a miséria de outra épocas, em parte porque a literatura , a poesia e as lendas celebram aqueles que viveram bem e esquecem quem se afogou no silência da pobreza. Os períodos de escassez e de fome foram mitificados e até lembrados como eras douradas de simplicidade pastoril. Não foram assim,»  Por que esta minha dúvida impertinente? porque, apesar de não vivermos em pobreza na Europa estamos  a assistir e a viver uma acessibilidade quase universal (uma minoria fica sempre de fora...) a redes sociais e afins onde Todos/Todas escrevem, ao momento ou de forma