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Showing posts from September 18, 2022

PRRP: Apenas 6 anos para gastar o dinheiro! (2026!)

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  Encontrei alguma lacuna ou área esquecida ao longo das 147 paginas deste PRRP 1 ? Não! Parece que a sistémica foi muito bem conseguida (refiro-me a um genérico enquanto observador comprometido e que apenas pode alvitrar algo (pouco) em questões de E&F&A 2 ) Estão ali vertidas muitas das ideias e objetivos, metas que vêm sendo sucessivamente adiados nestes anos.... Beautiful....E sta é a parte em que somos muito bons. Quando se passar à ação aí... Em múltiplos eventos, discussões, reflexões, etc e tal, o que se ouve mais é:  temos aqui uma oportunidade única! Ora o PR RP tem no âmbito social um foco bem definido: - Inclusão; igualdade de  género; combate à pobreza; mulheres; igualdade e não discriminação e até o desígnio de “habitação para todos” para se cumprir, finalmente, a promessa de abril. É, pois, relevante que as Pessoas e os operadores tenham sempre presente que não bastará atingir Resultados, é crucial consegui-lo para que no final sejamos melhor sociedade. Confor

Liderança na Europa – pela força do euro!

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  (produzido para a Revista Lider em março2021) O Cenário europeu da próxima década 2020 tem sido um ano como nenhum outro nas últimas décadas. A Liderança não é o forte dos lideres europeus, embora se possa dar agora uma nota positiva à Lider da Comissão Ursula von der Leyen. E, sabe-se, faltando bons exemplo é difícil fomentar campeões e lideres capazes e vencedores. As decisões entraram, finalmente, em 2021 e cabe a Portugal, enquanto preside ao Conselho Europeu de lideres da UE, passar à ação (não por acaso o Lema da sua presidência é: “ Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital” ). As expetativas são elevadas porque vão arrancar: - a Agenda Europeia das Competências, o Espaço Europeu da Educação, o Plano de Ação para a Transição Digital (e para a Educação Digital), o Espaço Europeu da Investigação, o Green Deal Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência da UE e outras estratégias da UE que conheceremos a seu tempo. Circunscrevemo-nos aqui aos mais diret

Competências não são eternas! A Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), SIM.

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  ( ADAPTAÇÃO DO TEXTO (original) publicado na EPALE-plataforma europeia a pedido da LLLPlatform-suplemento Aprender magazine da Revista Lider de junho2022)   Relatórios e documentos oficiais (e não oficiais) que pedem uma mudança na Educação estão a aumentar e a ser consensuais. E de há alguns anos para cá! Importa minimizar a perda do tempo futuro. "O relatório ensina uma coisa: temos de tomar medidas urgentes para mudar de rumo, porque o futuro das pessoas depende do futuro do planeta, e ambas estão em risco. O relatório propõe um novo contrato social para a educação – que visa reconstruir as nossas relações uns com os outros, com o planeta e com a tecnologia" . ( Audrey Azoulay/Director-General of UNESCO – p.6) . ( Reimagining our futures together: a new social contract for education (186 pages-edited end of 2021-UNESCO: Corporate author: International Commission on the Futures of Education ) Neste relatório da Comissão Internacional para os Futuros da Educação da

Competencies are not forever!Lifelong Learning it is....

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Reports and official (and non-official) documents calling for a change in Education are raising and being consensual. “ If the report teaches us one thing, it is this: We need to take urgent action to change course, because the future of people depends on the future of the planet, and both are at risk. The report proposes a new social contract for education – one that aims to rebuild our relationships with each other, with the planet, and with technology.” ( Audrey Azoulay/Director-General of UNESCO – p.6) . ( Reimagining our futures together: a new social contract for education (186 pages-edited end of 2021) (UNESCO: Corporate author: International Commission on the Futures of Education ) “ Note: During  CONFINTEA VII (June 2022) , a new instrument, the Marrakech Framework for Action, will be adopted to guide the development of ALE in the coming decade”. At this report from the International Commission on the Futures of Education, chaired by Antonio Novoa (DEC2021): - he e