Posts

Showing posts from September 17, 2023

Recordatória do Livro, editado em 2014 na Amazon, "FORMAÇÃO OU APRENDIZAGEM?: MUDANÇA DE PARADIGMA"

Image
  10/02/2015 -   14:30  -  15:30 www.forma-te.com Nº de participantes:  100 http://www.forma-te.com/em-foco/webinar-formacao-ou-aprendizagem-mudanca-de-paradigma WEBINAR: "FORMAÇÃO OU APRENDIZAGEM?: MUDANÇA DE PARADIGMA" Webinar:  "Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma" , com  Etelberto Costa  e  Maria José Sousa . Assista ao vídeo, via youtube. ACESSO webinar: O Livro, editado em novenbro 2014,  pode ser adquirido na Amazon  em  Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br "  A mudança de paradigma da Educação/Formação para Aprendizagem não é fácil nem óbvia. Quando se usa a terminologia angla saxónica de "Learning" tudo parece compreensível, mas quando aplicamos - aprendizagem - a situação é muito diferente e mais complexa. O que tentamos expor neste livro é que o conceito de aprendizagem ao longo da vida se tornou aceitável pela generalidade dos agentes de conhecimento, a nível nacional e europeu".

Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19

Image
   UNESCO Institute  for Information Technologies in Education Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19  Título original: Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption:The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 OutbreaK Esta tradução e adpatação para a lìngua portuguesa foi de minha iniciativa e resultou da autorização para a tradução feita a pedido à Unesco que na emergência da Covid19 fez sair esta publicação.  e teve o apoio e colaboração de uma vasta equipa de voluntários, em especial do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar, da Rede de Bibliotecas Escolares, Ministério da Educação, do InovLabs e da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. - Ana Paula Afonso, LE@D, Universidade Aberta Anícia

A REFORMA veio em julho de 2021

Image
  ALV/LLL-Aprendizagem ao Longo da Vida/Lifelong Learning (AST) (east-etelberto.blogspot.com) Em Julho de 2021 assumi a retirada de atividades profissionais.  Tal havia começado de forma gradual a partir de 2019 por coincidência (ou não) com a pandemia da doença covid19 (sarscov2) que eclodiu no final desse ano. Aquilo que fiz ao longo da vida está espelhado nas Bio's e CV´s (percursos de vida ) que podem consultar usando os links ativos abaixo e neste blog.  Em Educação/Formação falta referenciar que a minha aprendizagem inicial foi adquirida na Marinha Portuguesa onde fui um dos fundadores da Abordagem Sistémica ao Treino/Formação assumindo funções como Diretor da Escola de Tecnologia de Educação e Treino (ETET)  e mais tarde assessor assessor do almirante Diretor de Formação. Assumi durante 10 anos (entre 1989 e 1999) a crónica de Educação, Formação e Teino nos  Anais – Clube Militar Naval (cmnaval.pt)  . Be  a  LifeLong  Learner Etelberto Lopes da Costa CN:00351 96607 3134 skyp

Conflito entre o escritor e o professor. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001, p. 50). Lembrança do 25A

Image
  Facebook LIVRO AQUI ".....t eve os seus aborrecimentos por ter citado Bento Caraça!) e também pelo «crime»de levar consigo um livro autografado pelo mestre exemplar. O Reitor (naquele tempo os Liceus tinham Reitor) , um tal que, quando um dia , em 45, alunas se manifestavam no pátio a favor dos Aliado, rilhava os dentes na reitoria, espumando: «corro com aqulas cabras à chibatada! Corro-as à chibatada!»  Uiii, se fosse hoje. O que andámos para aqui chegar. E depois dizem alguns «achistas» que nada mudou após o 25A! 

Mário Dionísio-Liceu Camões - citações no Livro «O Quê? Professor?!» (p. 29)

Image
  Facebook LIVRO  AQUI Professores que nos despertam a vontade de APRENDER, segundo Mário Dionísio. " Nas aulas de ambos, o quadro, o estrado, as carteiras, as paredes desapareciam. Ninguém falava e todos falavam. O toque para a saída surpreendia sempre. Como se passava o tempo? Estávamos algures , num lugar desconhecido de verdadeiro convívio e descoberta permanente, de onde nunca se saía exatamente como para lá se entrara".  E é isto....