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Showing posts from October 30, 2022

REDES TEMATICAS DE ALV - projeto oportunidade 2020 para CIEJD

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 Iniciativas de disseminação por todo o País (seminários: Covilhã; Tomar; S. João da Madeira, Porto; Lisboa (4); Pte de Lima; Évora)  Projeto Financiado pelo CIEJD para a APG "O desafio da Recuperaçã o Económica e Financeira da União Europeia ". A qualidade das reflexões produzidas são especialmente relevantes em: ALV – aprendizagem ao longo da vida Empreendedorismo e inovação Economia social SIC- sociedade da informação e do conhecimento.

Prefácio LIVRO - A Continuidade de Negócio e a Preparação para a Emergência (25junho2020)

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  EMERGÊNCIA. Do designado Estado de Emergência, decretado em 2020 em plena pandemia, constitucionalmente consagrado em Portugal, todos os cidadãos à sua maneira se apropriaram do seu sentido e, em escassa margem, das suas implicações em deveres e garantias. NEGÓCIO. A sua continuidade é o bem mais desejado e precioso de quem o detêm. Pegueno, médio ou grande. Este Livro trata as duas palavras em significado explicitado dando-lhes o sentido de que, para ambas, a continuidade e a emergência, é bom que se esteja preparado e que se façam esforços de antecipação de cenários. Um Livro à medida do que se gosta em Portugal...tem a papinha toda feita e é só aplicar! Pois nunca é assim, sabe-se, mas aqui ficam muitas ferramentas, dicas e soluções para problemas que acontecem pouco frequentemente, mas que podem ser destruidores de património avultado e colocar em risco a sobrevivência de organizações (aqui se privilegia esta palavra por ser menos restrita do que empresas) e Pessoas. Este Livr

Coordenação da tradução e adaptação Unesco/Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience/A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19

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  Coordenação da tradução e adaptação para o português do LIVRO editado pela Unesco nos primórdios da pandemia ( março 2020) Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19 Huang, R.H., Liu, D.J., Tlili, A., Yang, J.F., Wang, H.H., et al. (2020).  Handbook  on  Facilitating   Flexible   Learning   During   Educational   Disruption : The  Chinese   experience  in Maintaining Undisrupted  Learning  in COVID-19 outbreak. Beijing: Smart  Learning  Institute of Beijing Normal University . 

Tradução do Inglês do CAP.2 Globalização, Cultura e Aprendizagem a Distância Online do Livro Educação a Distância Online - construindo uma agenda de pesquisa de 2015.

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  Educação  a  Distância   Online  -  construindo   uma   agenda  de  pesquisa  de 2015. Original de  Olaf   Zawacki - Richter  e de  Terry   Anderson . 2 Globalização, Cultura e Aprendizagem a Distância Online Charlote N. Gunawardena Tradução: Etelberto Costa Educação a Distância Online: construindo uma agenda de pesquisa – Artesanato Educacional

Tradução do Inglês do Capítulo 7 para Artesanato Educacional (Brasil) do Livro de Tony Bates Teaching in a Digital Age - Educar na era Digital: design, ensino e aprendizagem

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  Tradução do Inglês do Capítulo 7 para Artesanato Educacional (Brasil)  do Livro  Tony Bates Teaching in a Digital Age   Educar na era Digital: design, ensino e aprendizagem (2016) https://artesanatoeducacional.com.br/produto/educar-na-era-digital-design-ensino-e-aprendizagem/

«Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017

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  Seminário APG «Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017 Citeforma – Lisboa A 26 de janeiro de 2017, dez anos depois da criação do Sistema Nacional de Qualificações, com a publicação do Decreto–Lei nº14/2017, acontece a primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que regula o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Esta alteração configura uma linha evolutiva que impacta na formação desenvolvida por entidades formadoras e empresas, bem como no “valor” final das competências e resultados atingidos pelos seus formandos e reconhece na sua introdução a existência de um déficit estrutural de qualificações na nossa população. Na sequência de anos de crise económica, que colocaram ainda mais em evidência este déficit estrutural, a par com uma diminuição gradual do investimento em percursos de formação profissional qualificante, estamos hoje perante uma realidade nacional ainda mais c

APDSI//TERTULIA///Todos Competentes, Todos Digitais: Ensino e Trabalho na Era da I.A. 15 de outubro de 2018 | Porto (ISCAP, Porto

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  Tertúlia Aprendizagem ao longo da vida no contexto das Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade Grupo de Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade Tertúlias de Inquietação Todos Competentes, Todos Digitais: Ensino e Trabalho na Era da I.A. 15 de outubro de 2018 | Porto (ISCAP - R. Jaime Lopes Amorim s/n. 4465-004 Matosinhos, Porto Programa  14:30 Receção aos Participantes | Secretariado do ISCAP/P.Porto 15:00 SESSÃO DE ABERTURA Maria Helena Monteiro | Presidente da Direção da APDSI Fernando Magalhães | Presidente do ISCAP/P.Porto * Anabela Serrano | Professora Adjunta do ISCAP/P.Porto 15:15 INTRODUÇÃO AO DEBATE Keynote Speaker: Pedro Guedes de Oliveira | Coordenador do Programa INCoDe.2030 15:45 DEBATE 1: “RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO E MINERAÇÃO DE DADOS COMO COMPETÊNCIAS DIGITAIS” Moderador: Vasco Ribeiro | Professor Auxiliar da FLUP Relatora: Teresa Cardoso | APDSI Oradores: Ana Azevedo | Professora Adjunta do ISCAP/P.Porto Anabela Serrano | Professora Adj

APDSI: Tertúlia - Codificar no presente, programar o futuro - janeiro2019

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  Tertúlias: Aprendizagem ao longo da vida no contexto das Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade Tema Específico: C odificar no presente, programar o futuro Local: Escola Secundária Sebastião da Gama Hora de Inicio. 15 H Programa: 14:30 Receção aos Participantes 15:00 SESSÃO DE ABERTURA Direção da Escola Direção da APDSI IPS Câmara Municipal 15:20 KEY NOTEs ANPRI Fernanda Ledesma – A programação no Ensino básico e secundário IPS (Instituto Politécnico de Setúbal) A Programação nos programas de requalificação e ensino superior 15:40 MESA REDONDA (Espera-se uma conversa informal) IPS |aguardo indicação do representante? AISET| Representante das empresas da área ou ATEC? E

Tertúlia : Aprendizagem ao longo da vida no contexto das Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade O Papel das Soft Skills | 02 de outubro 2018

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  Tertúlia Aprendizagem ao longo da vida no contexto das Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade O Papel das Soft Skills Grupo Permanente de Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade | 02 de outubro Programa 14:00 Receção aos Participantes 14:30 SESSÃO DE ABERTURA Maria Helena Monteiro | Presidente da Direção da APDSI Nuno Ferreira | Co-CEO da Rebis Consulting 14:45 INTRODUÇÃO AO DEBATE Mário Ceitil (Presidente da APG)* a confirmar 15:15 DEBATE Moderador – (a definir) | GP_CdQE APDSI Relatoras: Teresa Cardoso e Filomena Pestana ( GP_CdQE – APDSI ) Convidado 1 Convidado 4 Convidado 2 Convidado 5 Convidado 3 Convidado 6 (curta intervenção/testemunho de 3/5 minutos. Como resposta a 2 perguntas prévias que são preparadas pelo Grupo e enviada

APDSI e outros/PROPOSTA (não conseguida) - ELSL21 - EUROPEAN LEARNING SUMMIT//LISBOA21

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  ELSL21 - EUROPEAN LEARNING SUMMIT // LISBOA21 Por onde começar? Contatos preliminares e exploratórios de viabilidade Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2019 https://dre.pt/home/-/dre/120630399/details/maximized 1. Identificar  chefia GM da presidência portuguesa viabilidade e interesse de inclusão nos eventos pelo Ministro da Economia e da transição digital outros ministros/lideres (CML;CMP, etc) associações empresariais: fundação aip associações cívicas no digital (apdsi lidera) entidades sociais (ML; associações civicas e de cidadania) entidades académicas (CRUP e CSISP) entidades públicas: DGES; DGE; DGest; CNE; ICamões;CPLP;CRHLP; INCoDe.2030; 2. Data/Local? 3. Financiamento: público/privado/receitas. (meta: alcançar €120.000) 4. Título/temas: European Learning Education (on AI Age?) Dialogar ciejd/reper/GPE/Sec.Est.assuntos europeus Associações europeias n

A mudança nas politicas europeias e o interesse da apdsi - setembro 2019

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   (editado no site da APDSI)  - setembro 2019 A mudança nas politicas europeias e o interesse da apdsi Ursula von der Leyen apresentou as suas linhas gerais de estratégia para o seu mandato (guidelines em português!) à frente da CE:” Uma União mais ambiciosa. O meu programa para a Europa”. São 28 páginas. Ao lê-las muitos concordarão, porque são generalidades e intenções que gostaríamos de ver concretizadas. O diabo está em concretizá-las e, muito mais no que fica omitido ou simplesmente esquecido...Não, não é o caso da Educação que refiro. Que, sim, desaparece dos títulos mas ganha força nos materiais complementares. Este apanhado é apenas de minha responsablidade e procura chamar a atenção para o que se vai seguir nas politicas públicas nacionais que, muitas vezes, têm aparecido como inovadoras e por vezes até como disruptivas. São mérito do trabalho de parcerias europeias porque juntos fazemos melhor. Escreve Ursula no seu manifesto: - O novo colégio terá oito vice-presidente