Posts

Showing posts from December 4, 2022

Aprender continuará ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não? (escrito em 14-05-2010)

Image
  EU 2020 – Prioridade 1 - Estratégia de Educação/Formação. O que será em 2025?   Aprender continuará   ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não?   How can a teaching and learning process that differs so markedly from what has been practiced for hundreds of years maintain and support quality? Who will be the guardians of quality and the innovators of learning and assessment design?   Um tipo específico de aprendizagem em rede (ConnectLearning), que se baseia no conectivismo e no construtivismo, e das abordagens de aprendizagem situacional. Chegamos à conclusão que os cenários de aprendizagem têm de mudar, já que a fundamentação teórica para tal foi estabelecida e tem sido objecto de debate nestas duas últimas décadas.   T+D – Learning 2.0. -The Best of social& informal learning 2007-2009. (DEZ 2009) Em finais de 2009 o survey da Revista indicava que apenas uma minoria das organizações são utilizadores da web 2.0 para fins de aprendizagem organi

22abril2015 - ENSINAR E APRENDER NUMA SOCIEDADE REVOLUCIONADA PELA WEB -

Image
tendências europeias na Europa dos 28.   formação e as grandes tendências de futuro das mesmas. O debate sobre o aproveitamento do potencial das TIC na educação e formação tornou-se mais e mais vivo. Inverteu-se a tendência dos que a desacreditam pelos adeptos e seguidores. Neste artigo vamos mostrar como se passou e o que se vai passar, tendencialmente.   Em 2013 Uma nova Comunicação da Comissão Europeia sobre " Open Up Education" foi tornada pública, ecoando os compromissos assumidos na Agenda Digital. Após o lançamento do portal OPEN EDUCATION EUROPA, muitas ações   estão em curso para concretizar as recomendações da UE no domínio da aprendizagem digital.   “Cabe agora aos Estados-Membros mostrar vontade política e retransmitir o impulso europeu através de políticas nacionais genuínas em sintonia com a modernização dos nossos sistemas de educação e formação.” escreveu a Comissão.   A evolução está a acontecer e determina uma revolução nas formas de se