Artigo Revista Human - janeiro 2013
I
have serious problems with the fact that it is only about rights and
so little about responsibilities. I fear that the focus on rights is
really one of our main problems today. It targets the individual and
surpasses the community. Europe cannot be sold only as a set of
rights, we also have to feel a shared responsibility towards all. The
EURO crisis shows very well how much this is missing, Joke
van der Leeuw-Roord, Executive Director EUROCLIO, European
Association of History Educators Laan van Meerdervoort, The
Netherlands.
Assim
reza o começo da proposta da APG à consulta do CIEJD – centro de
informação
europeia Jacques Delors “Eventos
para o público em geral sobre O
Desafio da Recuperação Económica e Financeira da União Europeia”.
Anunciávamos
“ab
initio”
que nos colocamos num posicionamento focado em devolver às Pessoas
a solução da crise que o País atravessa e propusemos sair em
busca de resposta para a pergunta de partida para toda a ação: UE
2020, oportunidade, sim ou não?
O
projeto está à medida da APG: ambicioso nas metas, porque
sustentado numa história feita de muitos feitos nos seus quase 50
anos de existência. Sempre orientada por valores e iniciativas
focadas no melhor
do mundo está nas Pessoas! Rigoroso
e de baixo custo.
Abertura
à cidadania ativa e participativa. O projeto alcança cerca de
100.000 pessoas através das suas mais diversas plataformas.
Comunicação estruturada e com uma estratégia focada em resultados
a alcançar. Táticas de dinâmica de grupos nas redes sociais e de
reações reflexivas e espontãneas.
Coloca
no terreno o primado da excelência do trabalho em parceria e procura
coerência em mostrar que se faz bem e com consequência. A parceria
de desenvolvimento do oportunidade 2020 usa as competências de cada
um, enquanto coletivo, e também as ferramentas e a rede de contatos
e clientes.
O
caminho faz-se caminhando. As debilidades de um são as forças de
um outro, suprindo no esforço coletivo as agruras e ansiedades do
trabalho isolado.
Eventos,
que são também presenciais, mas em que a centralidade está ligada
à vivacidade das redes sociais e da rapidez e mediatismo da
internet. Transmissão online e gravações de imagem em video que
são um espólio reutilizável e acessível.
Concretiza
uma ideia muito cara à APG, descentralizar da capital e chegar a
novos públicos: academias e centros de aprendizagem, empresas PME,
administração pública e setor social, público em geral.
Cria
um repositório de conteúdos significativo e que fica como legado
para a nossa associação e, desejamos nós, seja fonte de inspiração
para novos projetos e novos negócios.
Envolve
um trabalho de equipa constante, articulado com o organismo
contratante, e mobilizando associados e interessados. Jovens que
chegam e integram o seu trabalho em diálogo de aprendizagem, em
contexto de aprender fazendo. Trabalho coletivo e que resulta em
inovação virada aos nossos associados e ao público em geral. Como
a equipa fica feliz quando vê que uma descoberta sua (arriscada
muitas vezes) é depois seguida e aplicada por outros. É isto - uma
associação virada às Pessoas.
Esta
iniciativa traz á vivência (e aos palcos) que o mais importante do
nosso País são as Pessoas.
Pessoas
que são fenómenos de comunicação, de pensamento virado à ação
e ao fazer acontecer. Todos os dias e sem colher louros de
“plateaux”, que se esfumam sem produção de resultado ou vãs
circunstâncias sem contexto de evolução e de serviço aos nossos
cidadãos.
Recordamos
aquela colega fantástica da Inova mais, Ana Leal, que fez uma
intervenção a distância no seminário sobre a Sociedade de
Informação, com olhos no futuro. Ou aquele outro jovem associado da
APG, Tiago Barbosa, que, quase por si só, levantou um seminário
sobre Capital Humano no ISCPS. Ou ainda as colegas dos CLA
- Os Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA), de
Canatnhede e Reguengos de Monsaraz que foram exímias organizadoras
de eventos nas suas regiões e que dispensam as nossas dicas de
oratória ou de presunção de que, errar não pode acontecer.
Mas
o maior e mais surpreendente feito, permitam esta opção
comprometida, vem da dinâmica que se consegue atingir no domínio da
Economia Social. O setor onde há maior número de Gestores de
Pessoas e onde muito temos que fazer para fazer crescer o País.
Pois, partindo do nada (a APG não tem essa tradição nem histórico)
conseguiu-se mobilizar à volta do nosso ideal e de uma visão
especifica, criada pelo esforço e muito saber do colega Miguel
Toscano, uma rede de “stakeholders” que é de fazer esperançar
o nosso futuro enquanto sociedade. Aqui há Estado e há entreajuda e
a economia pode florir. Tão só!
A
APG com este projeto esteve em Coimbra, foi a Guimarães, ao Porto, a
Cantanhede e vai a Tomar, Covilhã, Évora.
Ao
iniciarmos o projeto tendo como local de lançamento a sede da
representação portuguesa da Comissão Europeia demos um sinal do
que se ia passar e porque, em nosso entender, a estratégia UE 2020
deve ser atentamente seguida e seriamente concretizada em trabalho e
em ação nacional (não apenas na expetativa dos fundos europeus que
nos caem da bolsa governamental).
O
questionário que fizémos ao iniciar o projeto obteve (12O
respostas dos quais 60%
são de Lisboa, seguindo o Porto, mas todos os distritos do
continente tiveram respondentes. 40%
na faixa etária dos 36-50anos) evidenciou que,
quem mais se interessa pelo assunto tem grau superior a licenciatura
(70% dos respondentes). Que a maioria das respostas vieram do setor
Formação/Aprendizagem (que são também os mais ativos em redes e
parcerias). Seguem-se os provenientes de setores como as Finanças, a
Indústria, a Saúde e as TIC. Um número superior a 37%
declara-se administrador/gestor/diretor/quadro superior, sendo 45%
do setor privado.
54% conhecem a UE 2020 e
11% declaram-se bem informados, contudo sobre as “flagships
initiatives” (o que concretiza a estratégia) mais de 80%,
desconhecem ou conhecem superficialmente. Um apontamento final para
relevar que estes respondentes escolhem a Confiança, o Conhecimento
e a Cultura de Trabalho (em equipa, em rede, colaborativo) como os
requesitos apontados para se estar melhor a acompanhar e utilizar a
UE 2020.
Voltamos
a estes dados em Janeiro, para conhecer o que mudou com o magnifico
trabalho de divulgação e promoção que o CIEJD está a fazer no
nosso País para que Portugal seja efetivo na Europa comunitária.
Oportunidade2020 - Juntos por uma Europa em
Crescimento!
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