Entrevista Revista Pessoal de Janeiro de 2012.
https://www.facebook.com/ProjectGREAT?fref=ts
Entrevista
Revista Pessoal de Janeiro de 2012.
Q1.
Etelberto, em termos muito resumidos, em que é que consiste o
Projecto Great?
O
Great – Gamebased Research in Education and Action Learning
(E-mail:
great@apg.pt
e http://projectgreat.org)
é um projecto europeu que tem um financiamento de 75% do programa
Leonardo da Vinci. Através da Agência para a Aprendizagem ao Longo
da Vida e que visa dotar
os agentes de formação e educação de metodologias e ferramentas
para o uso adequado de jogos no processo de aprendizagem.
Fá-lo
através da transferência de inovação, anteriormente desenvolvidas
no Projecto Engage
Learning (www.engagelearning.eu)
um dos considerados como melhores práticas europeias e distinguido e
galardoado em diferentes momentos e organizações.
O
Great está focado em
pesquisa&investigação
de
aprendizagem para
a
Educação
e
Formação
focando na aprendizagem de adultos em contexto de trabalho.
Q2.
Este projecto, não obstante ser liderado a partir de Portugal, conta
com vários parceiros internacionais.
O
Great teve
o seu seminário de
lançamento
em
04 de Novembro no Isla-Lisboa (online estiveram diversos parceiros e
convidados) e a sua primeira reunião de PD_Parceria de
Desenvolvimento em 10 de novembro
e
11 em
Bucareste,
Roménia.
Nesta
primeira
reunião
decidiu-se
sobre o fluxo de trabalho,
metodologias
de
forças tarefa
sua gestão,
plano
de comunicação e
de
gestão.
A
PD
integra:
- APG Português Associação de Técnicos de Recursos Humanos e Gestores, que lidera e gere.
- FH JOANNEUM Universidade de Ciências Aplicadas - Graz, Áustria, que lidera a investigação e transferência de know-how e inovação;
- MERIG Instituto Europeu de Investigação Multidisciplinar - Graz, Áustria que controla a qualidade dos trabalhos.
- AIF Associação Italiana de Formadores - Milão, Itália que coordena a pilotagem de produtos de Formação.
- iZone ks - Bucareste, Roménia e Universidade de Gazi -Ancara, Turquia que coordenam a disseminação exploração de produtos.
A
próxima reunião da PD está
agendada
para
Graz,
na Áustria de 26
a 29 fevereiro de
2012 e aí se fará uma reflexão, com convidados sabedores, sobre o
“state of the art”, a certificação de aprendizagens informais e
as respostas que podem orientar politicas europeias na
educação/formação.
Q3.
A ideia da aprendizagem através dos jogos não é nova. O projecto
GREAT pretende marcar a diferença em que aspectos?
De
facto só muito recentemente o GBL (Game
Based Learning)
está focada em aquisição de competências do que em conhecimentos.
E,
por isso, estamos muito centrados naquilo que alguns (erradamente,
visto que toda a actividade humana é passível de mensuração.
Cross; 2009) designam por Resultados
Intangíveis:
- Aumentar o gosto pela aprendizagem e pelo ensino através do uso de jogos;
- Desenvolver a compreensão do potencial dos jogos para a aprendizagem;
- Desenvolver em vários agentes europeus da Educação/Formação a consciência da importância dos jogos como ferramenta pedagógica;
- Contribuir para a revolução do processo de ensino-aprendizagem europeu e para a mudança do seu paradigma de Educação/Formação;
- Contribuir para o reforço da investigação sobre a certificação de aprendizagens informais.
Q4.
E a que se refere o GBL?
Está
na
sua
infância. O GBL
é
um conjunto de
aplicações,
metodologias e abordagens
que podem
ajudar
a superar
muitas
das fraquezas
de
grande parte
do
e-learning
e da ast-aprendizagem sustentada em tecnologia que
é percebida como
reproduzindo
velhos
padrões
educacionais
de
transferência e estilo de aprendizagem
experiências
com
novas tecnologias,
ao
invés de construir
ambientes de
exploração
autónoma
e personalizada.
De
Freitas (uma investigadora britânica de ascendência portuguesa)
acredita
que "através
da criação de jogos
como
metáforas,
crianças e adultos, podem
utilizar
dramatizações
e formas narrativas
para
imaginar e
criar
empatia
com
outras pessoas,
com eventos da
história ou
com
potenciais cenários
do
futuro,
para
experimentar e
ensaiar
competências em
ambientes
seguros e
protegidos.
"(De
Freitas
2006,
p.
6)
Ou
ainda como escreve a nossa investigadora principal : “As
skills and abilities are attained, the player advances through the
game and increments their knowledge.”(Kearney
& Pivec, 2007)
A
diferença é que agora as pesquisas e estudos fundamentam
r4esulatdos do GBL e são agora corroboradas pelos pensadores e
fazedores de opinião na comissão europeia
Q5.
O
Etelberto é o coordenador do projecto, que terá a duração de dois
anos. À partida, quais são as metas que o GREAT pretende atingir?
Até
Outubro de 2013 definimos as seguintes fases/momentos:
- WP1 – Gestão do Projeto
- WP2 – Análise conjunta da Parceria
- WP3 – Pacote de Treino/Formação e Relatório Conjunto
- WP4 – Accuse Piloto para teste
- WP5 – Disseminação e exploração
- WP6 – Avaliação e garantia de Qualidade
- WP7 – Utilização e Valorização no mercado
Os
Principais
produtos e
resultados
a serem alcançados
são:
- Catálogo de Jogos;
- O Catálogo On-line de Comentários a cada Jogo;
- Estrutura de workshops e orientações para a captação de motivação para a aprendizagem baseada em Jogos;
- Pacote de Formação que inclui Ferramentas de Avaliação das Necessidades e aprendizado baseada em jogos (GBL Web Based) e conteúdos formativos em b-Learning.
Mas
a ambição (quem me reconhece sabe que em projectos, crio uma visão
e lhe associo um sonho) é chegar à colocação da APG como
interlocutor das questões de Educação/Formação no País, num
diálogo verdadeiro de stakeholders,
alcançando notoriedade pelo Trabalho e pelo Pensamento a nível
Europeu, desenvolvendo uma elite nas Pessoas da equipa PT Team
APG/Great e em trabalho de equipa com a PD. Fazendo prova de bom uso
dos dinheiros públicos que nos entregaram.
Q6.
Qual é a importância deste projecto para a APG?
Servir
melhor os seus associados é o compromisso desta direcção. O Great
é, já em si, o resultado de um ano e meio de trabalho. Retoma uma
intervenção relevante da associação: a investigação, a
inovação, a pesquisa, o estudo, as tomadas de posição
sustentadas.
E
releva a sua equipa do Núcleo de Formadores & Coaches que tem
sabido trabalhar com todos e de forma aberta na melhor tradição que
é seu apanágio.
Provou-se
que a APG pode liderar projectos de envergadura.
Q7.
O envolvimento das empresas portuguesas é uma prioridade para o
projecto GREAT?
O
Público-alvo do Great é:
- Professores, Formadores e Tutores
- Entidades formadoras (empresas/organizações)
- Instituições de Educação e Formação Profissional.
As
empresas de Formação, no País e na Europa, são micro PME ou
departamentos de grandes e médias empresas ou organizações.
E
os seus clientes que perguntam?
Como
faço para
envolver
as pessoas
num
caminho
activo,
emocionante e motivador
em
que se tornam
exploradores
e criadores da
sua
própria
experiência de aprendizagem?
Esta
questão
está
no começo
de
muitos dos debates
em
torno de
argumentos
e
de
aprendizagem
baseada
em jogos (GBL).
Muitas
vezes não
é percebido
como
um
método
sério
de tentar construir
ambientes
de aprendizagem. È visto até como uma
abordagem preliminar
a
uma formação que ainda carece de desenvolvimento.
Os
jogos podem
mudar
a Educação/Formação, de
facto e de forma disruptiva, como muitos gurus o vêm afirmando e a
Comissão Europeia o vem sinalizando. O Great
pretende
ser
um
dos campeões
desta “Liga
Europeia”!
Comments
Post a Comment