Já lá dizia o Sócrates: - só sei que nada sei! - mas, se dele não há legado escrito que chegasse aos nossos dias, então como?

 

Sócrates
Estátua de Sócrates na Academia de Atenas

Na wikipedia pode ler-se:

 «Alguns autores defendem que ele não deixou nada escrito pois, além de na sua época a transmissão do saber ser feita, essencialmente, pela via oral, Sócrates assumia-se como alguém que sabe que nada sabe. Assim, para ele, a escrita fecharia o conhecimento, deixando-o de forma acabada, amarrando o seu autor ao estrito contexto de afirmações inamovíveis: se essas afirmações contemplam o erro, a escrita não só o perpetua como garante a sua transmissão.[»

Ou ainda: 

«A popular frase só sei que nada sei ou sei uma coisa: que eu nada sei, por vezes compreendida como um paradoxo socrático, é um dizer muito conhecido, derivado da narrativa de Platão sobre o filósofo Sócrates. No entanto, a frase não é mencionada em nenhum texto grego antigo que nos tenha sido legado»

Vem isto a propósito do romance (logo uma história contada de quem nada escreveu....) O Assassinato de Sócrates de Marcos Chicot (editorial Presença, 2019) que li.

Bertrand.pt - O Assassinato de Sócrates

 E ler, faz-nos refletir e deixar o pensamento fluir por outras margens. 

Escreve o autor a pág. 384: 

"Que conhecimentos vamos então adquirir com os teus ensinamentos , se manifestas que nada sabes? (pergunta um dos jovens com quem dialogava numa das suas aulas abertas e sempre gratuitas). Eis a resposta: O verdadeiro conhecimento não se aprende dos outros, chega-se a ele por meio de conclusões próprias, embora um mestre possa guiar-nos através do processo do raciocínio. Concluir que o que julgávamos verdadeiro não o é afinal é colocarmo-nos à frente daqueles que estão cheios de verdades apenas aparentes. E, não deves duvidar de que o processo de indagar é um avanço no conhecimento, embora nao se atinja a meta." 

 

 E, na página seguinte: 

"....Eu apenas mostro àqueles que se julgam sábios que o não são. Por outro lado, entre aqueles que não se consideram sábios, há muitos que ao falarem comigo dão melhor pela sua ignorância; desse modo melhoram a sua disposição para se interrogarem sobre a busca de conhecimentos verdadeiros."

Concluo eu que, Marcos Chicot escreve estas palavras no melhor estilo socrático já que , se saiba, o filósofo nada nos deixou escrito e foi por intermédio de Platão e de Xenofonte que nos chegaram as ideias e algo da sua vida vivida.    

 

Comments

Popular posts from this blog

75 anos da NATO - a Stanav e o seu papel após 56 anos de missões permanentes no Atlântico Norte