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Showing posts from September 24, 2023

Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de Escola Naval -almirante campos rodrigues

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Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de EN-  Este número destaca muitas "estórias" e muita "vinha vindimada" por este Curso (almirante Campos rodrigues 1971/75) na Marinha Portuguesa. Tem um arquivo extraordinário de fotos e imagens, cada uma delas transpondo uma história. O próprio curso (salvé Reis Feranandes, meu "penico" de máquinas) criou e cativou um acervo de fotos extaroridinário que colocou em google fotos. O curso de Escola Naval que incorporei (1971-75) foi sui-generis, não só porque foi atravessado pela revolução do 25A, mas muito pelo que se passou naquele tempo e seguintes (eu saí, lembro, em 1999 já com mais de 27 anos de serviço ativo). Iniciou com 81 "maçaricos" e terminou com 26. Tantos a começar e poucos a acabar. Situem-se no contexto da época. À entrada (1971) o País de Caetano (ainda salazarento) incorporava o mais que podia nas FA's para ter "carne para canh

O EXAME....Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) «Mas há ainda um outro problema- refiro-me ao EXAME»(pag.159) "Não é segredo para ninguém que muito do nosso ensino se vai perigosamente restringindo, mais e mais, à preparação para essa prova final. E não é segredo também que, embora a todos repugne ceitar que assim seja e todos se esforcem, com podem e até onde epodem, por evitá-lo, todos acabam (acabamos) com maior ou menor relutâmcia e resistência, por ceder a essa tão pouco desejável realidade pedagógica".  E, mais adinate )pág. 206) escreve: " Os exames são o mal? Não, não são o mal, mas um mal-talvez inevitável enquanto tudo não mudar-, que, de todos os quadrantes, se denuncia a perigosa cegueira de um médico que quisesse combaaer uma epidemia de tifo ou qualquer outra com comprimidos de aspirina". Nos nossos dias a avaliação, formativa e contínua, tomou conta de muitas atividades de ensino pelos professores mas a preversidade da nota e do exame final ou do perí

O Ensino ESTÁ MAL....EXIGE TEMPO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) O Ensino ESTÁ MAL.... "Criticar não será construir., mas é, sem dúvida, ajudar a construir. E sonhar, ainda mais". (pag 141) EXIGE TEMPO.... "neste domínio, pelo menos, não se dirá que Rousseau perdeu atualidade: «ousarei expor aqui a maior de todas, a mais importante, a mais útil regra de educação?» (Rousseau em « Emile »). Respondendo em seguida: «não é ganhar tempo, mas a perdê-lo». Tempo-volto hoje a dizer (Dionísio escreve a pág. 154/5) para a conversação, tempo para a LEITURA, correta e expressiva (e não apara aquele mecânico gaguejar de palavras mortas (ai, os «achistas» ai, ai!, escrevo eu), só útil, feitas as contas, para justificar uma nota), tempo para a recitação e para a utílissima preparação (e não para aquela prova de memória, rapidamente executada em frio cumprimento duma rubrica de programa) , tempo para trabalhos escritos, sim, mão só fecundos se executados, vistos e corrigidos com a necessária lentidão, te

Reforma da EDUCAÇÃO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  Referenciando a partir de 1956 já Mário Dionísio escrevera (O Quê? professor?! (2001, p. 78).: "Ninguém se recusa, a começar pelos ministros da educação dos vários países, a confirmar acrise do ensino. Mais ou menos em todo o mundo se fala da Reforma da educação, da excessiva extensão dos programas, dos métodos antiquados que é preciso substituir, de preparação pedagógica, de doutores a mais (tese muito em voga) e de técnicos a menos". REFORMA da educação. https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/registo?1918735 Depois de muitos anos a pugnar por tal e com sucessivos ministros e governantes nacionais (lembrar aqui a tirada de António Guterres com a educação como desígnio nacional) e europeus, também asiáticos e africanos, creio que é de reconhecer que alguém (eu também) espera que surja um reformador aceite e que lidere essa Reforma. Porventura encaminhemo-nos para que ela (a Reforma) seja repassada para a IA, por meio de um qualquer messiânico instrumento quejand