Posts

Showing posts from September 25, 2022

ENSINAR A DISTÂNCIA - comunidade aberta e inclusiva de apoio à transição para a educação online

Image
  Durante a pandemia (finais de 2019 a setembro2022), entre março e outubro de 2020, houve uma iniciativa de comunidade cientifica envolvendo também alguns atores internacionais, de influenciar, com a sua experiência e conhecimento, o rumo da aprendizagem a distância em emergência, já que as Escolas fecharam e alunos e professores encontraram soluções para desbloquear a situação  O emu contributo foi de 25 textos, informações, dados entre outros. - Comunidade Aberta e Inclusiva de Apoio à Transição Para a Educação Online #eagoraead -  Iniciativa da comunidade científica de EAd https://eagoraead.wixsite.com/ensinaradistancia

Saudável e prestável! “estória” de um navegador nas batalhas da Covid19

Image
PRAÇA DAS REDES JORNALISMO CIDADÃO | REDES E COMUNIDADES RAÇA DAS REDES As escolas (em sentido lato) vão fechar! Foi logo a 12 de março 2020 que se percebeu o movimento premonitório de muitos pais e agentes do conhecimento (que não só professores e formadores). Prolongou-se afinal por mais de 60 dias e ainda hoje, chegados a junho, se está numa de, sim, mas talvez.... Escrevo que agora cada um deve assumir o patamar de risco em que quer estar....numa iniciativa de massas ou numa reunião de 6 pessoas. Há para todos os gostos! Numa posição profissional privilegiada, porque sem compromissos ou agendas e livre para me dedicar ao que gosto, optei pelo saudável e prestável! Já que tinha ficado confinado e estou no limiar da idade de “pessoa de risco” a prioridade pessoal e familiar era óbvia: ficar saudável. Nesse pressuposto poderia ser prestável ao movimento que se iria gerar, naturalmente, de manter a aprendizagem possível. O primeiro passo foi bem percebido por todos/as: abrir c

Inquietações nas prioridades E&F&A da Presidência portuguesa

Image
  " Portugal vai trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global. As prioridades específicas da Presidência portuguesa estão alinhadas com a  agenda estratégica da UE , o  programa para 18 meses  do trio de Presidências 2020/2021 e o  programa de trabalho da Comissão 2021 " Publicado no JL/DEZ20-JAN21 por Inquietações Pedagógicas A Educação (em sentido lato, embora privilegie o uso de ALV(A)-aprendizagem ao longo da vida) é a grande ausente do EU Recovery Plan ? Pois, de certa forma, podemos confirmar. Graças a um compromisso alcançado no mês de novembro p.p. entre o PE e o Conselho Europeus, será maior o número de jovens - não sabemos qual vai ser o Futuro, mas sabemos quem o vai Fazer-, europeus a poder beneficiar de uma educação e formação de qualidade; a área da investigação e inovação terá mais recursos financeiros; o setor da formação profissional está bem suportado e financiado. Mas é pouco, ainda, muito pouco para o fu

APRENDER: aprendizagem em formato digital

Image
  "A aprendizagem institui-se como um processo de descoberta., alimentado pela curiosidade inerente à pessoa humana. Deste ponto de vista se pode construir uma crítica radical ao ensino entendido como um processo de adestramento para fazer face às "ratoeiras" dos exames". DIONÍSIO, Mário. O quê? Professor?! .2018 Achada (p.11) Nos últimos anos, foram produzidos vários instrumentos normativos,   (o Governo ultima o Acordo Estratégico sobre Formação Profissional em q ue s e prevê, entre outras medidas, melhorar o regime jurídico de  enquadramento da formação profissional, nomeadamente, . ..,  " desencadear    uma revisão e atualização da regulamentação aplicável, em articulação com    os Parceiros Sociais". (Gabinete Sec. Est. Adj. Trabalho e Formação   Profissional - Abril 2021).   Alguns daqueles instrumentos foram (são) produzidos em colaboração com a Unesco; a CE/UE; OCDE; CEDEFOP; e outros. Muitos com recomendações pertinentes na procura, até agora pou