ensinar e aprender numa sociedade revolucionada pela web

A Comissão Europeia elegeu na sua estratégia EU 2020 como Prioridade 1 -. Crescimento baseado no conhecimento e na inovação.


Os portugueses vão poder participar na mudança do paradigma da aprendizagem ao longo da vida que está em curso na Europa. Uma Revolução? Talvez não, antes uma Evolução.

Existe um grupo de pessoas, de que você faz parte, que vão fazer a diferença nesse processo.

Numa economia do conhecimento, o indivíduo é o criador do conhecimento, e as relações sociais são a moeda corrente. Nos dias que correm esse profissional, em especial os líderes, são os percursores da utilização das tecnologias sociais e devem reconhecê-las. Estamos numa época de “walking the talk”.

Ora com o advento da web 2.0 e das tecnologias sociais o campo para uma aprendizagem informal, instantânea, cresceu exponencialmente. Existe uma grande oportunidade de se refrescar o orçamento da Formação, poupando muito dinheiro (“Value your Money” afirmou-se no Encontro Nacional da APG de 2010) e retirando maiores vantagens nas competências. Claro que é preciso passar por cima do “campo de urtigas” e aceitar que pode haver “ervas daninhas que danifiquem o nosso belo relvado verde”. Mas não é assim na aprendizagem formal e em especial quando ela é feita em sala? Qual o Líder que está satisfeito com os resultados da Educação/Formação que se tem feito?
Etelberto Costa

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2011

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