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Showing posts from January 15, 2023

Aprendizagem ao Longo da Vida Digital (ALVd) – uma vez mais! Ranking de países da UE - Pessoas nº 5 - nov/dez2019

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  Os índices são uma boa maneira de alcançar os decisores políticos e o público, em assuntos complexos. A ALV é-o!logo não nos deve surpreender que a Google (Grow) junte esforços com o CEPS ( Centre for European Policy Studies)p ara nos brindar com   " O  Index of Readiness for Digital Lifelong Learning (IRDLL) Editado no passado mês de novembro e a anteceder, nada é por acaso!, a posse da nova CE. O trabalho envolveu uma revisão de literatura de   documentos de política da UE com referência à aprendizagem digital e a temas relacionados.  A  equipa de investigação realizou 15 entrevistas semiestruturadas com as partes interessadas a nível da UE, incluindo representantes da Comissão Europeia (CE) e  realizadas durante julho e agosto de 2019 . O IRDLL foi construído com dados existentes e novos dados gerados a partir de questionários com especialistas da UE-27. Para o desenvolvimento deste índice, outros índices foram  fonte de inspiração, mas também orientação da literatura 

URSULA, PARA ONDE QUERES LEVAR A EUROPA? revista Pessoas Nº 3 -setembro/outubro 2019

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  Em que valoriza as Pessoas Ursula von der Leyen nas suas linhas gerais de estratégia para o seu mandato (guidelines em português!) à frente da CE?:” Titula: “ Uma União mais ambiciosa. O meu programa para a Europa”. Vinte e oito páginas( d isponível no sítio da CE em Português ) em que retive o que se sublinha com foco em Pessoas. Que é o que nos move nesta nossa Revista. Ao lê-las muitos dirão serem generalidades e intenções que gostaríamos de ver concretizadas. O diabo está em concretizá-las e, muito mais no que fica omitido ou simplesmente esquecido... Não, não é o caso da Educação e da Cultura que refiro. Que, sim, desaparecem dos títulos, mas ganham força nos materiais complementares. Escreve Ursula no seu manifesto: - O novo colégio terá oito vice-presidentes , incluindo o alto representante da União para a Política Externa e a Política de Segurança (Josep Borrell). Os vice-presidentes serão responsáveis pelas principais prioridades das orientações políticas. Dirigirão o

Make no Mistakes ou por outra, não nos iludam!um sério combate adiante pela E&F/ALV - set/out 2020

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  “ Não se engane: este acordo é uma mensagem instável para os cidadãos europeus e um terramoto para as ambições europeias na educação e em outros setores”. Frase retirada da reação imediata da plataforma europeia LLL/ALV (representa mais de 45 organizações de Lobby em E&F/ALV em Bruxelas) ao anúncio do acordo, histórico segundo os líderes europeus, n a terça-feira, 21 de julho, sobre o próximo Orçamento da UE de sete anos e o Fundo de Recuperação ( Next Generation UE) intimamente relacionado . O controverso anúncio evidencia, sim, a meu ver, e de forma reiterada, a ausência de ambição/visão política. Com consequências! Tal acordo é feito à custa de um corte significativo nas políticas sociais, e principalmente nos grandes programas de E&F/ALV, Erasmus plus ( 21.208 bilhões de euros, sendo o mesmo orçamento proposto pelo próprio Conselho em fevereiro antes da crise da COVID19.) e Horizonte Europa ( até há bem pouco tempo sob a

Por que a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) é a resposta? revista Pessoas Nº 1-mar/abr2019

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NOTA: na transição da Revista Pessoal (da Tema Central) para a Pessoas (da ECO) integrei o seu Conselho redatorial durante seis números e saí a meu pedido, no limite porque já não fazia parte dos corpos diretivos da APG.     A propósito do recente relatório da OECD Skills Outlook 2019 THRIVING IN A DIGITAL WORLD (09 de maio) oportunidade para voltar à ALV. Há alguma controvérsia e até relutancia nalguns setores, geralmente académico e político, em aceitar o conceito. No entanto, nós (EUropa) temos uma longa tradição sobre o seu valor aplicado. Abrimos com alguma justificação: - o conceito ALV surgiu nos documentos de política da União Europeia nos anos 90. No entanto, não era novo na literatura internacional (UNESCO, OECD, Council of Europe). Apontam-se como de especial relevância, as duas publicações da  UNESCO, Learning to Be (1972), and Learning: The Treasure Within (1996, 2013). Eles têm influenciado na promoção de uma visão integrada e humanista da educação, enquadrada pelo para