Aprendizagem ao Longo da Vida Digital (ALVd) – uma vez mais! Ranking de países da UE - Pessoas nº 5 - nov/dez2019

 

Os índices são uma boa maneira de alcançar os decisores políticos e o público, em assuntos complexos. A ALV é-o!logo não nos deve surpreender que a Google (Grow) junte esforços com o CEPS (Centre for European Policy Studies)para nos brindar com

 "O Index of Readiness for Digital Lifelong Learning (IRDLL)


Editado no passado mês de novembro e a anteceder, nada é por acaso!, a posse da nova CE.

O trabalho envolveu uma revisão de literatura de  documentos de política da UE com referência à aprendizagem digital e a temas relacionados. A equipa de investigação realizou 15 entrevistas semiestruturadas com as partes interessadas a nível da UE, incluindo representantes da Comissão Europeia (CE)realizadas durante julho e agosto de 2019.

O IRDLL foi construído com dados existentes e novos dados gerados a partir de questionários com especialistas da UE-27. Para o desenvolvimento deste índice, outros índices foram  fonte de inspiração, mas também orientação da literatura revista e referenciada para a criação destes indicadores compostos.

O  IRDLL apresenta um combinado qualitativo e quantitativo de avaliação da situação atual de cada EM (Estado Membro) para ajudar decisores políticos, parceiros sociais, meios de comunicação social e o público a entender o que precisa ser feito.

A página 64 é sobre a classificação de Portugal e que bem apresentada está! e dá-nos uma boa classificação (e faz algumas recomendações relevantes) no seio dos 27. 

E, na pag.17 (na imagem), é citado um estudo de caso de Portugal:- National Project for Autonomy and Curriculum Flexibility – PACF (Portugal) 

Neuza Pedro (UL) foi a Portuguese expert envolvida no trabalho. Ela ressalva escrevendo-nos:

Este foi um projeto profundo e demorado de recolha e análise de Portugal sobre iniciativas de aprendizagem ao longo da vida digital, sendo desenvolvido em maio de 2019.O meu relatório foi desenvolvido mais fortemente em cima de dados das escolas elementares e secundárias. Há muito trabalho para ser feito neste campo e espero que a LLLplatform possa realmente contribuir para isso”.

Neste “ranking” os líderes são seguidos por países acima e abaixo da média europeia. A Suécia vem em 7º lugar, seguido pela Espanha (8º) e Portugal (9º), Áustria (10º), Lituânia (11º), Irlanda (12º), Croácia (13º). No Topo estão Estonia (1st), the Netherlands (2nd), Finland (3rd), Luxembourg (4th), Malta (5th) and Cyprus (6th) e não é por acaso não! como explica o Relatório. Surpreendentemente (para quem esteja desatento pode ler a explicação para o facto) a Alemanha e a Bélgica surgem nos últimos lugares.


PizzaMOOC: Pizza Revolution é o primeiro MOOC sobre como fazer pizza que a Universidade de Nápoles lançou recentemente, através de sua plataforma. Parece um “fait-divers” mas olhem que não! A E&F&A está a mudar e este é apenas um sinal mais.

Querem outro? Aqui vai: “O nosso portefólio pretende, no entanto, ser apenas o início do processo de transformação de talento e empresas, onde o lifelong learning é o mote para uma oferta integrada e sequencial, baseada no upskilling e reskilling de talento. Nasce assim o portefólio para 2020 da Nova SBE Executive Education.

O Relatório oferece três recomendações específicas à UE:

  1. Tem de ser mais estratégica

  2. Deve apoiar mais diretamente a aprendizagem digital, criando imediatamente um Instrumento financeiro dedicado.

  3. Tem de apoiar a compreensão e a produção de conhecimento, a nível europeu, sobre a Aprendizagem digital.

Há já uma enxurrada de atividades em cima desta questão e, não por acaso, a presidente da CE von der Leyen claramente declarou no seu programa que este é um tema de importância crescente.

Estejam atentos aos próximos movimentos e não fiquem na passiva. Ajudem o País a passar à ação e ultrapassar o seu maior desafio de sempre que continua a ser: qualificar as Pessoas.

Etelberto Costa, dezembro 2019

Membro do Conselho Editorial da Revista Pessoas

Ativista da aprendizagem ao longo da vida

etelbertocosta@gmail.com








INDEX OF READINESS FOR DIGITAL LIFELONG LEARNING

Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA