Posts

Showing posts from November 27, 2022

Best of ADAM - Innovative products for vocational education - o projeto europeu Great coordenado pela APG

Image
  Destaque na newsletter da plataforma europeia ADAM -NEWSLETTER 01 | 2010 05 Winter 2014-2015 | 1 Editorial  Best of ADAM - Innovative products for vocational education  Practice-oriented solutions for current challenges: More than 14.000 VET products on ADAM Dear reader, Welcome to a special edition of the ADAM-Newsletter! In the past 6 years, Leonardo da Vinci projects have had a major influence on vocational education practices and systems in Europe and have supported Europe in achieving the 2020 targets for intelligent, sustainable and integrative growth. In this newsletter we would like to present you with a selection of 35 good practice projects from all over Europe that are examples of excellence representative of all the many great projects you can find in ADAM. We would appreciate your feedback and wish you an informative read! Your ADAM Team adam@oead.at | www.adam-europe.e PT - Portugal Game-based Research in Education and Action Training  (GREAT) The use of games a

Seminário APG «Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017

Image
  Seminário APG «Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017 Citeforma  – Lisboa A 26 de janeiro de 2017, dez anos depois da criação do Sistema Nacional de Qualificações, com a publicação do Decreto–Lei nº14/2017, acontece a primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que regula o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Esta alteração configura uma linha evolutiva que impacta na formação desenvolvida por entidades formadoras e empresas, bem como no “valor” final das competências e resultados atingidos pelos seus formandos e reconhece na sua introdução a existência de um déficit estrutural de qualificações na nossa população. Na sequência de anos de crise económica, que colocaram ainda mais em evidência este déficit estrutural, a par com uma diminuição gradual do investimento em percursos de formação profissional qualificante, estamos hoje perante uma realidade nacional ain
Image
  Esta Conferência Internacional,  a IV Conferência Europeia (Comissão Europeia), foi dirigida por mim em equipa com Isabel Vilhena (FDTI) e  Teresa Salis Gomes (INA)  a partir de uma base de apoio da parceria AIP/COPRAI com FDTI. Foi a maior (e melhor, sem favor) Conferência Europeia sobre eLearning. E também foi a sua última. Bateu todos os recordes de participantes, oradores, temas, textos, países,  etc. Foi editado um livro  e teve mais de 650 submissões de artigos científicos pela ERIC -  International Association for Development of the Information Society. Realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, a conferência "E-learning Lisboa 2007" que, pretendeu ser: "Um espaço de debate e intercâmbio de ideias para os decisores políticos, responsáveis pelos recursos humanos, pela gestão da formação e do conhecimento nas organizações, bem como para professores, formadores e outros profissionais da educação..." e "... No quadro da Agenda de Lis