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Showing posts from October 2, 2022

A FORMAÇÃO VISTA POR DENTRO – Aprendizagem e formação: que futuro?

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  (publicado na gazeta das caldas - fevereiro 2019).  Nos três últimos anos, muito por conta dos alarmes de relatórios internacionais dando conta de uma catástrofe mundial na destruição de empregos – abro parêntesis: – recentemente, no dia 17 de janeiro p.p. um seminário da CIP sobre o Futuro do Trabalho que precedeu a apresentação de um estudo, anunciava para Portugal o desaparecimento de 1,8 milhão de postos de trabalho até 2030, atingindo essencialmente as qualificações mais baixas e as tarefas rotineiras e administrativas. Nada de novo, não fora a catástrofe e tenebrosa anunciação ser agora aligeirada com a contrapartida de que “outros tantos postos de trabalho serão, entretanto, criados”. Fecho o parêntesis porque o meu ponto é outro. Nesses relatórios vem espelhado que é preciso e urgente mudar os modelos de ensino – aprendizagem e adequá-los às necessidades de competências emergentes que, sabemos, muitas delas nem imaginamos quais sejam! A União Europeia e a sua Comissão têm fei

Emprego&Formação&Aprendizagem – o que faz a Europa para nós?

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 (escrito para publicação na gazeta das caldas-março 2019) Gazeta das Caldas É comum ouvir-se que da Europa, mais propriamente da UE-União Europeia, só recebemos dinheiro que vai apenas para alguns! Portugal ocupa lugar de fundo nos registos de participação cívica dos seus cidadãos. E, raramente, os meios de comunicação e mesmo os fazedores de opinião, entre os quais os politicos a nível nacional, regional e local, se referem à Europa. Estamos agora a vivenciar a campanha eleitoral e notem bem o muito pouco que se discute sobre políticas europeias. Felizmente, não por boas causas, naturalmente, o Brexit (acrónimo para a saída do Reino Unida da UE) ocupa algum desse espaço de reflexão e debate. Portugal vai registar no próximo período 2020-2030 uma entrada maciça de dinheiro da UE, não inferior ao recebido na década anterior, mesmo apesar da saída do Reino Unido, a confirmar-se. As duas entidades da CE_Comissão Europeia que gerem as questões de Emprego e Formação são as DG's-Direçõ

II Fórum sobre o Futuro da Aprendizagem (Future of Learning) em Bruxelas

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(artigo publicado na gazeta das caldas - janeiro 2019)  Gazeta das Caldas Nos três últimos anos, muito por conta dos alarmes de relatórios internacionais dando conta de uma catástrofe mundial na destruição de empregos – abro parêntesis: - recentemente, no dia 17 de janeiro p.p. um seminário da CIP sobre o Futuro do Trabalho que precedeu a apresentação de um estudo, anunciava para Portugal o desaparecimento de 1,8 milhão de postos de trabalho até 2030, atingindo essencialmente as qualificações mais baixas e as tarefas r otineiras e administrativas.  Nada de novo, não fora a catástrofe e tenebrosa anunciação ser agora aligeirada com a contrapartida de que “outros tantos postos de trabalho serão, entretanto criados”. Fecho o parêntesis porque o meu ponto é outro. Nesses relatórios vem espelhado que é preciso e urgente mudar os modelos de ensino – aprendizagem e adequá-los às necessidades de competências emergentes que, sabemos, muitas delas nem imaginamos quais sejam! A União Europeia

AEPC - Ano Europeu do patrimônio cultural e a Futurália

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  (Publicado em gazeta das caldas - dezembro 2018)  Gazeta das Caldas As gerações mais jovens não são apenas os futuros guardiões do património cultural (entendido na sua visão holística em que o Conhecimento é o seu sustentáculo) - são também a centelha vital que permite ao património manter a sua relevância e valor. Ao mesmo tempo, a herança cultural é uma ferramenta única para facilitar a educação formal e informal, e um vetor poderoso para o desenvolvimento da juventude e cidadania ativa. Nos últimos 12 meses, em que se celebrou o AEPC-ano europeu do património cultural, muitos esforços foram realizados para aproveitar ao máximo as suas diferentes facetas. Recentemente , Guilherme d’Oliveira Martins, Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural escreveu: “As iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural são múltiplas, desde o estudo e investigação, do intercâmbio científico e técnico, do aperfeiçoamento profissional, da sensibilização e da informação, até à e

FAKE NEWS

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(publicado na gazeta das caldas em novembro 2018)  Gazeta das Caldas FAKE NEWS Repentinamente irrompe na minha página pessoal da rede social a notícia do falecimento de uma figura notória e muito querida das Artes. Primeiro impulso? Corresponder à notícia triste na forma coletiva e pesarosa como já tantos fizeram. Mas, espera aí! Como a Pessoa em causa tem notoriedade política e social desfavorável às maiorias, vou ver qual a fonte da notícia e quem a difunde. Ora bem, ação cautelosa e consciente que me salvou de ir na onda da carneirada e da tristeza que já me invadia. Era uma mentira vagabunda com rótulo de proveniência fidedigna. Na Nova Era da Media em que vivemos, estamos constantemente cercados por todos os tipos de informação, desde questões políticas até propagandas e marketing , que nos chegam sem outro filtro além da nossa própria capacidade de avaliar criticamente a validade das informações recebidas. As informações tendenciosas parecem ser particularmente difíceis de de

Não é a tecnologia digital que cria mudanças sociais, as Pessoas é que as fazem

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  Não é a tecnologia digital que cria mudanças sociais, as Pessoas é que as fazem! (publicado na gazeta das caldas - outubro 2018) Na sua muito recente tomada de posição (setembro2017) a Plataforma Europeia para a ALV- Aprendizagem ao Longo da Vida, - REIMAGINING EDUCATION FOR THE   DIGITAL AGE   recordava-nos: “Não é tecnologia digital que cria mudanças na educação/formação, uma mudança de metodologia é que o faz!” O investimento em pessoas e o alargamento do acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida são tão importantes quanto o investimento em tecnologia digital. É por isso que eles têm que se acompanhar de perto. A tecnologia digital pode apoiar e melhorar a aprendizagem das pessoas e, igualmente importante, ao contrário do que aplicam muitos decisores e “opinion makers” resistentes, as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida capacitam as pessoas a usar a tecnologia digital de forma eficaz e de forma responsável e aproveitam plenamente a sua "exper