AEPC - Ano Europeu do patrimônio cultural e a Futurália

 


(Publicado em gazeta das caldas - dezembro 2018) 



As gerações mais jovens não são apenas os futuros guardiões do património cultural (entendido na sua visão holística em que o Conhecimento é o seu sustentáculo) - são também a centelha vital que permite ao património manter a sua relevância e valor. Ao mesmo tempo, a herança cultural é uma ferramenta única para facilitar a educação formal e informal, e um vetor poderoso para o desenvolvimento da juventude e cidadania ativa. Nos últimos 12 meses, em que se celebrou o AEPC-ano europeu do património cultural, muitos esforços foram realizados para aproveitar ao máximo as suas diferentes facetas.

Recentemente, Guilherme d’Oliveira Martins, Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural escreveu:

“As iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural são múltiplas, desde o estudo e investigação, do intercâmbio científico e técnico, do aperfeiçoamento profissional, da sensibilização e da informação, até à educação e à formação, à criação e à divulgação; no entanto a motivação e a participação dos mais jovens constitui o desafio mais aliciante e exigente. Essa é uma das marcas que Portugal tem procurado definir como essencial, distintiva e prioritária. O envolvimento das escolas, das famílias e das comunidades no estudo, compreensão, conhecimento, na atenção e no cuidado do património cultural deverá representar um dos investimentos mais sérios e duradouros desta iniciativa. Será isso que ficará.”

 

A Futurália é anualmente o maior acontecimento que se realiza em Portugal em matéria de oferta de educação/formação e também o que mobiliza mais jovens e demais partes interessadas – mais de 82 mil participantes em 2018 – provenientes de todo o País.

Em 2018, na 11ª edição da Futurália, o seu Conselho Estratégico (CE)  recomendou o alinhamento do Fórum com a celebração do Ano Europeu do Património Cultural, considerando para o efeito a interação entre a “Educação, património e conhecimento”. Ainda em 2018, foi criada a iniciativa FuturaliaCult e uma outra de Emprego&Empregabilidade.

Para 2019 (3 a 6 de Abril) o CE- Conselho Estratégico  recomendou que se consolidassem estas iniciativas  e que se abrisse espaço para se agregarem práticas inspiradoras, prémios e reflexões  que evidenciassem caminhos de Futuro para a Juventude mas também para profissionais em busca de emprego e de novas perspetivas de carreira. Que envolvessem em trabalho colaborativo e participado Parceiros, Universidades; Politécnicos, Escolas e Centros de Formação e Qualifica.

A interação sobre o papel da educação, formação e do conhecimento, proporcionando o Encontro de diversas valências, acontecimentos, novidades,  formas de expressão que iluminam o construido nos espaços da Futurália. Deseja-se como fonte de inspiração para novos olhares sobre a vida e o futuro de cada um e uma construção coletiva através das redes de conhecimento, de cocriação e de cocooperação/colaboração que ali se geram, com relevo para jovens e profissionais que buscam inspiração para a vida, professores/formadores, agentes culturais, decisores político-institucionais, instituições públicas e privadas, associações e outras entidades relacionadas,  associações de juventude, jovens influenciadores e empreendedores, entre outros.

Etelberto Costa, dezembro 2018

etelbertocosta@gmail.com




Comments

Popular posts from this blog

Já lá dizia o Sócrates: - só sei que nada sei! - mas, se dele não há legado escrito que chegasse aos nossos dias, então como?

75 anos da NATO - a Stanav e o seu papel após 56 anos de missões permanentes no Atlântico Norte