Emprego&Formação&Aprendizagem – o que faz a Europa para nós?

 (escrito para publicação na gazeta das caldas-março 2019)




É comum ouvir-se que da Europa, mais propriamente da UE-União Europeia,  só recebemos dinheiro que vai apenas para alguns!
Portugal ocupa lugar de fundo nos registos de participação cívica dos seus cidadãos. E, raramente, os meios de comunicação e mesmo os fazedores de opinião, entre os quais os politicos a nível nacional, regional e local, se referem à Europa. Estamos agora a vivenciar a campanha eleitoral e notem bem o muito pouco que se discute sobre políticas europeias. Felizmente, não por boas causas, naturalmente, o Brexit (acrónimo para a saída do Reino Unida da UE) ocupa algum desse espaço de reflexão e debate.
Portugal vai registar no próximo período 2020-2030 uma entrada maciça de dinheiro da UE, não inferior ao recebido na década anterior, mesmo apesar da saída do Reino Unido, a confirmar-se.
As duas entidades da CE_Comissão Europeia que gerem as questões de Emprego e Formação são as DG's-Direções Gerais de Educação e Cultura e a de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão. Ali (no sítio da Internet) temos informação privilegiada e de atualidade que inibe muitas das “fake news” com que diariamente somos bombardeados.
Uma das plataformas que aqui deixo ao leitor, de todas as idades e interesses, é a EPALE – Plataforma Europeia para a Educação de Adultos na Europa (basta “googlar” para lhe aceder e fazer inscrição), projetada para se tornar o ponto de referência na educação de adultos na Europa e tornar-se essencial para todos os profissionais deste setor. Adultos somos todos nós e aprender é até morrer!
Trata-se de uma comunidade multilingue de adesão livre para professores, formadores, investigadores, académicos, responsáveis políticos e todos quantos exerçam um papel profissional na área da educação de adultos na Europa, aqui entendida como toda a gama de atividades de aprendizagem formal, não formal e informal. Os seus membros podem: 
  • Divulgar e partilhar conteúdos (exemplos de boas práticas, materiais, ferramentas e outros recursos); 
  • Descobrir, avaliar e comentar conteúdos publicados por profissionais de educação de adultos de toda a Europa; 
  • Estar a par e divulgar eventos relevantes na área da educação e formação de adultos; 
  • Dialogar com pares de toda a Europa através dos recursos do sítio, participando nos fóruns e blogues; 
  • Aceder e contribuir para um glossário de termos nas 24 línguas utilizadas na EPALE; 
  • Encontrar parceiros para a constituição de grupos de trabalho e/ou de consórcios para futuros projetos conjuntos; 
  • Utilizar espaços privados para partilha e discussão mais restrita. 
Sob a coordenação direta da Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e 
Cultura (EACEA), a gestão da EPALE é efetuada pelo Serviço Central de Suporte (CSS), que executa a coordenação da sua implementação e pelos Serviços Nacionais de Suporte (NSS), que se constituem como elo de ligação entre a EPALE e a comunidade de educação de adultos do seu país. Em Portugal, a Agência Nacional para a  Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. é o Serviço Nacional de Suporte (NSS), 
O Plano de Trabalho do Projeto do NSS Portugal, aprovado pela EACEA , prevê a existência de Embaixadores EPALE em todos os Países. Tal acontece em Portugal que tem oito embaixadores designados por convite da Anqep. Pode dialogar com qualquer um deles.
Após um começo hesitante, o País tem cometido progressos notáveis nesta área, muito recentemente. Novidades para a Estratégia Nacional para a Educação de Adultos e o Plano Nacional  - “Um plano sem limites de idade”-  que teve início, em dezembro de 2018, e continua a decorrer.

Etelberto Costa (março 2019)

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