Não é a tecnologia digital que cria mudanças sociais, as Pessoas é que as fazem


 



Não é a tecnologia digital que cria mudanças sociais, as Pessoas é que as fazem!

(publicado na gazeta das caldas - outubro 2018)

Na sua muito recente tomada de posição (setembro2017) a Plataforma Europeia para a ALV- Aprendizagem ao Longo da Vida, - REIMAGINING EDUCATION FOR THE  DIGITAL AGE  recordava-nos:

“Não é tecnologia digital que cria mudanças na educação/formação, uma mudança de metodologia é que o faz!”


O investimento em pessoas e o alargamento do acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida são tão importantes quanto o investimento em tecnologia digital. É por isso que eles têm que se acompanhar de perto. A tecnologia digital pode apoiar e melhorar a aprendizagem das pessoas e, igualmente importante, ao contrário do que aplicam muitos decisores e “opinion makers” resistentes, as oportunidades de aprendizagem ao longo da vida capacitam as pessoas a usar a tecnologia digital de forma eficaz e de forma responsável e aproveitam plenamente a sua "experiência digital".

São como o dois em um. Aprende-se e usa-se a tecnologia.

Bom, mas isto só pode fazer-se quando Todos/as o assumirmos conscientemente nas nossas ações. Como é possível que, mais de 80% dos nossos alunos de ensino superior se capacitarem para um mundo digital que vão enfrentar se, saem diplomados, não tendo uma oportunidade de experimentarem uma aprendizagem eletrónica (seja: elearning; Mooc; redes sociais; youtube;  sequer um webinar ou uma conferência via web).  Aflitivo, não acham? Se já não o toleramos à saída do 12º ano como é possível tal estar a acontecer no ensino superior?


Mas, atentos ao que se passa nas nossas empresas, a preocupação é maior:

“Com efeito, dados de 2015 relativos à formação contínua proporcionada pelas empresas revelam que apenas 18,3% das empresas que responderam ao Relatório único promoveram ações de formação para os seus trabalhadores, sendo que destes, 62% estavam ao serviço de empresas com 500 ou mais trabalhadores (uma ínfima parte do nosso tecido empresarial como é sabido...). “In Aprender Magazine/setembro 2017, Conceição Matos, diretora do departamento de formação profissional do IEFP.

E, já agora, saiba que até final de 2017 (18 anos após o advento do eLearning) o IEFP vai ter as suas duas primeiras UFCD's no Catálogo Nacional de Qualificações em eLearning...! Enfim, estão a chegar lá! Uma orientação geral para todos os centros de Formação a este propósito está sempre a tempo.

Por muito que se proclame e seja evidente aos olhos de qualquer cidadão informado não é com este modelo e primeiramente com metodologias, mesmo ditas ativas, que se vai resolver este déficit catastrófico para o País de Futuro que é Portugal. É como então?

Pois repetimos (até que a voz nos doa!) que é, na tal dita Tecnologia e nos modelos aplicados de aprendizagem colaborativa e de pedagogia centrada no aprendente que  ela vai ser conseguida.

Concluindo

A realidade aumentada, a realidade virtual e a gamificação, associadas a outras tecnologias de comunicação/aprendizagem/treino, como quizzes, podcasts, aplicativos e vídeos, entre outros, apresentam estratégias de aprendizagem adaptativas e personalizadas e contribuem para a criação de ecossistemas de aprendizagem inovadores.
Resta um alerta! Aqui fica, porque o País é movido por um setor público muito forte e preponderante et por cause.

Existe um fenómeno global de merchandising digital da educação/formação que, está em movimento rápido e avassalador (web summit vinci). Grandes empresas digitais e,  as do  GAFAM em particular (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) estão a impor os seus padrões na educação, introduzindo equipamentos escolares, mas também práticas de ensino automáticas impulsionadas pela IA-inteligência artificial com sinal visível nos Robots aprendentes e com emoções e que agora também conseguem ensinar (exemplo em desenvolvimento na Universidade do Minho em cooperação com a BOSCH).

Estejam atentos aos próximos movimentos e esperem-lhe pela pancada! Vai ser forte e exigente!

Etelberto Costa, outubro 2018

etelbertocosta@gmail.com


 

Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA