APRENDER: aprendizagem em formato digital
"A aprendizagem institui-se como um processo de descoberta., alimentado pela curiosidade inerente à pessoa humana. Deste ponto de vista se pode construir uma crítica radical ao ensino entendido como um processo de adestramento para fazer face às "ratoeiras" dos exames". DIONÍSIO, Mário. O quê? Professor?! .2018 Achada (p.11)
(o Governo ultima o Acordo Estratégico sobre Formação Profissional em que se prevê, entre outras medidas, melhorar o regime jurídico de enquadramento da formação profissional, nomeadamente, ...,
"desencadear uma revisão e atualização da regulamentação aplicável, em articulação com os Parceiros Sociais". (Gabinete Sec. Est. Adj. Trabalho e Formação Profissional - Abril 2021).
Alguns daqueles instrumentos foram (são) produzidos em colaboração com a Unesco; a CE/UE; OCDE; CEDEFOP; e outros. Muitos com recomendações pertinentes na procura, até agora pouco frutuosa, de (e) levar Portugal para o nível de Países europeus com nível mediano de qualificações.
O novo orçamento de longo prazo da UE para 2021-27, com o UE next generation, é o maior investimento na história da UE. 2021 marca o início do Espaço Europeu da Educação(EEE), bem como o Plano de Ação para a Educação Digital (PAED) e é, por isso, uma oportunidade para a UE e os seus EM (estados-membros) refletirem e construirem respostas para atingir os objetivos. Destaco também a iniciativa New European Bauhaus.
“Para fazer face ao desenvolvimento das competências essenciais, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, deve ser assegurado em todos os níveis dos percursos de educação, formação e aprendizagem (E&F&A) -, desenvolver a educação e o acolhimento de crianças na fase pré-escolar, melhorar a educação escolar e garantir a excelência do ensino, facultar percursos de melhoria de competências a adultos com poucas habilitações, desenvolver o ensino e formação profissionais, iniciais e contínuos e modernizar o ensino superior (citação 18 da Recomendação Conselho Europeu de 22 de maio de 2018 sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida-ALV)”. |
Estes pressupostos foram reiterados ainda muito recentemente na Cimeira Europeia Social do Porto.
A vanguarda no digital qual é? O que escolher?
Neste
número vai encontrar muitas e variadas formas de abordagem à
aprendizagem digital: desde o emergencial - logo na hora em que “todos foram
para casa” -, até aos Mooc/RA/RV e por aí adiante e,- desde pequeninos, até às
ofertas inteiramente online graduadas e muito avançadas de
Universidades/politécnicos e de inclusão digital para mais velhos e iletrados.
Devem, pois, as partes interessadas da indústria, da academia e das escolas, da
sociedade e da E&F&A colaborar na conceção e entrega de cursos e serviços e
construir processos para garantir o oportuno desenvolvimento de competências
digitais relevantes e holística.
Decreto-Lei 27/2021/16abril. O caminho faz-se caminhando!
Não inventar a roda! Antes construir em cima do muito que já foi feito e é
conhecido. Eis uma boa regra com a qual sempre me dei bem e que recomendo.
Agora que se anuncia:
“Sumário: Adequa e moderniza o regime de incentivos à cooperação das
instituições de ensino superior com a AP e as empresas e o apoio à diversificação
da oferta formativa e a ALV”.
“”” ...estimular ofertas formativas com base em arranjos colaborativos, em rede ou
consórcio, ....
“”””...apoio ao desenvolvimento de formações curtas, iniciais e pós -graduadas, em
estreita colaboração com entidades públicas e privadas, ….
É possível e desejável, e nunca houve tanto financiamento disponível e, vontade
política de o levar por diante!
Por
uma visão sistémica para a ALV: o Real da economia 4.0
Vamos apelar à clarividência para bem usar a tal de “bazuca” colocando mais
“entropia” e menos burocracia, encurtando o prazo
e a meta, pois.
Vamos ter que reduzir significativamente a burocracia e dar crédito a que o
investimento não seja desviado para outros fins, limitando, com perseverança e
intencionalidade, os excessos de corrupção e de mau uso. Investir na E&F&A é
ponto conquistado e poucos questionam. Da iniciativa “Escola Digital” aos “Plano
Nacional de Literacia de Adultos e Impulso Adultos“ passando pelas Reformas do
ensino e formação profissional e da cooperação entre ensino superior,
administração pública e empresas não podemos, em boa verdade, dizer que algo
fica para trás! A sistémica
está lá.
Mesmo que algo corra mal, Portugal em 2027 vai ser muito diferente! E resto na
ambição de assistir a tais mudanças e ver um País melhor.
….”o futuro do trabalho, mais inclusivo e com maior justiça social, também abre a possibilidade de criação de empregos dignos em novos setores e atividades, como a economia dos cuidados ou da economia verde, tendo em vista uma maior sustentabilidade social, económica e ambiental.... A aprendizagem ao longo da vida assume, neste contexto, uma importância crescente para transformar novos e velhos desafios em oportunidades, ... (citado do Referencial de Educação para o Mundo do Trabalho Editado pelo Ministério da Educação – janeiro 2021 num trabalho colaborativo interministerial: Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. ; Organização Internacional do Trabalho, Lisboa ; Autoridade para as Condições do Trabalho ; Direção-Geral da Educação; Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. |
Haja
determinação porque saber e talento não falta por aqui!
Etelberto
Costa
EU-LLLplatform,
poolofexperts
(Publicado na Aprender magazine em abril 2021)
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