Aprender continuará ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não? (escrito em 14-05-2010)

 


EU 2020 – Prioridade 1 - Estratégia de Educação/Formação.

O que será em 2025?

 

Aprender continuará  ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não?

 

How can a teaching and learning process that differs so markedly

from what has been practiced for hundreds of years maintain and support

quality? Who will be the guardians of quality and the innovators of learning

and assessment design?

 

Um tipo específico de aprendizagem em rede (ConnectLearning), que se baseia no conectivismo e no construtivismo, e das abordagens de aprendizagem situacional. Chegamos à conclusão que os cenários de aprendizagem têm de mudar, já que a fundamentação teórica para tal foi estabelecida e tem sido objecto de debate nestas duas últimas décadas.

 

T+D – Learning 2.0. -The Best of social& informal learning 2007-2009. (DEZ 2009)

Em finais de 2009 o survey da Revista indicava que apenas uma minoria das organizações são utilizadores da web 2.0 para fins de aprendizagem organizacional, sendo que apenas 9% dos respondentes afirmaram que essas tecnologias têm um papel relevante na função aprendizagem nas suas organizações. 

 

O que já se sabe, contudo, é que é possível, até desejável, alavancar o poder da aprendizagem informal para se alcançarem resultados que podem ser efetivamente medidos.

50% penetração da internet em 2015?

Wikis

Blogs

Redes Sociais

eLearning

bLearning

mLearning

CoP

MicroTraining

MicroVideo

Jogos Educativos

Simuladores

Avatar

P 6.5.1 Prevê implantar alguma destas ferramentas ao longo dos próximos 12 meses?

_ Redes sociais (hi5, twitter,...)

_ Ferramentas sociais web2.0 (blogs, wikis,...)

_ Ferramentas web2.0 (Feeds, Podcast,...)

_ Email para todos os colaboradores

_ Ferramentas de workgroup

_ Comunidades de prática

_ Portal de emprego

_ Outras ferramentas derivadas da Internet. Quais_______________________?

_ NS/NR

P 6.5.2 Prevê implantar alguma destas ferramentas entre 1 a 3 anos?

P 6.5. Prevê implantar alguma destas ferramentas entre 3 a 5 anos?

 

 

os quatro C's de Aprendizagem 2,0 (IPTS 2010)

O estudo sugere que a tecnologia social pode levar a inovações em
quatro dimensões diferentes:

  • Vasta variedade de
    conteúdo formativo e educativo(frequentemente disponível gratuitamente
    .
  • Utilizadores criem conteúdo digital próprios e
    publicá-lo em linha.
  • Conectar participantes  uns com os outros, e com peritos e
    professores.
  • Apoiar a colaboração entre participantes e professoras.

 

A 1ª vaga do eLearning (Global Reach) nos anos 90 trouxe o advento da massificação  do acesso,   passando a ideia do “conhecimento é poder”. Mas a ideia de um “self-service” para se aprender mostrou-se incorreta!

A 2ª vaga do eLearning (Efficiency & speed) trouxe a busca intensiva pela redução de custos….a todo o custo….com erros e exageros fundamentalistas que levaram muitos outros a resistirem a esta onda de mudança e inovação.

A 3ª. Vaga (Neworked Innovation.mashed up Learning) é alavancada  pela Inovação  e Colaboração. Uma explosão de redes sociais está a acontecer e tanto nativos como imigrantes digitais se encontram nesse espaço comum e partilhado. Alguns afirma que, finalmente, o eLearning demonstra retorno no investimento, conduzindo muita organização para a estruturação aceitável de aprendizagens informais.

 

the Future of Learning Scenarios

 

What are the critical skills in a Web 2.0 world?

 Who are the web 2.0 learners and how to empower them to take full advantage of their learning network?

 Which new roles are to be played by Actors in Learning?

How to recognize and validate informal Learning?

 

As escolas e as universidades tradicionais tornar-se-ão núcleos centrais de círculos de instituições conectadas prestando serviços de aprendizagem personalizados para estudantes a tempo inteiro ou parcial, associando a vida activa ao espaço académico, aproximando o sector empresarial das instituições científicas. Grande parte dos conteúdos estará acessível graciosamente através de recursos abertos.

 

Quais os principais sectores e áreas de atividade com maior procura atual e no futuro próximo?

Que competências são privilegiadas e quais as que serão essenciais no futuro próximo?

 

A capitalização do potencial das ferramentas 2.0 só será uma realidade com a transformação para métodos de trabalho ancorados na lógica de processos colaborativos

Desenvolver o conhecimento de uma forma contínua e sistémica com recurso às TIC é hoje vital para uma PME. O acesso à participação em plataformas de conhecimento fazem parte da solução? Que caminhos recomendaria?

Capacidades em Tecnologias de Informação e Comunicação

Tem abaixo um conjunto de afirmações sobre TIC’s na sua empresa. Para cada uma, indique por favor em que

medida concorda ou discorda, usando a escala de 1 a 10, onde 1 significa “discordo totalmente” e 10 “concordo

totalmente”. Tem ainda os campos NS (não sei) e NR (recuso responder).

a) Usa-se a Internet com fins de

trabalho

b) Usa-se Intranet

c) Há sistema informático de partilha

documental

d) Existem bases de dados

e) Existem ferramentas de workgroup

f) Utiliza-se frequentemente o email

g) A empresa recorre ao uso de redes

sociais (hi5, twitter,...) para fins de

trabalho

h) A empresa recorre a outras

ferramentas sociais web2.0 (blogs,

wikis,...)

i) A empresa recorre a outras

ferramentas web2.0 (Feeds,

Podcast,...)

j) A empresa utiliza Comunidades de

prática digitais

k) A empresa dispõe de Portal de

emprego

l) A empresa está inserida em redes

empresariais digitais

m) Os colaboradores estão de uma

forma geral motivados para adoptar

ferramentas derivadas da Internet


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