Aprender continuará ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não? (escrito em 14-05-2010)
EU 2020 –
Prioridade 1 - Estratégia de Educação/Formação.
O que será em 2025?
Aprender continuará
ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não?
How can a teaching and learning
process that differs so markedly
from what has been practiced for
hundreds of years maintain and support
quality? Who will be the guardians
of quality and the innovators of learning
and assessment design?
Um tipo específico de aprendizagem em rede
(ConnectLearning), que se baseia no conectivismo e no construtivismo, e das
abordagens de aprendizagem situacional. Chegamos à conclusão que os cenários de
aprendizagem têm de mudar, já que a fundamentação teórica para tal foi
estabelecida e tem sido objecto de debate nestas duas últimas décadas.
T+D – Learning 2.0. -The Best of social& informal
learning 2007-2009. (DEZ 2009)
Em finais de 2009 o survey da Revista indicava que apenas uma minoria das organizações são utilizadores da web 2.0 para fins de aprendizagem organizacional, sendo que apenas 9% dos respondentes afirmaram que essas tecnologias têm um papel relevante na função aprendizagem nas suas organizações.
O que já se sabe,
contudo, é que é possível, até desejável, alavancar o poder da aprendizagem
informal para se alcançarem resultados que podem ser efetivamente medidos.
50%
penetração da internet em 2015?
Wikis
Blogs
Redes
Sociais
eLearning
bLearning
mLearning
CoP
MicroTraining
MicroVideo
Jogos Educativos
Simuladores
Avatar
P 6.5.1 Prevê implantar alguma destas ferramentas ao
longo dos próximos 12 meses?
_ Redes sociais (hi5,
twitter,...)
_ Ferramentas sociais
web2.0 (blogs, wikis,...)
_ Ferramentas web2.0
(Feeds, Podcast,...)
_ Email para todos os
colaboradores
_ Ferramentas de workgroup
_ Comunidades de prática
_ Portal de emprego
_ Outras ferramentas
derivadas da Internet. Quais_______________________?
_ NS/NR
P 6.5.2 Prevê implantar alguma destas ferramentas entre 1
a 3 anos?
P 6.5. Prevê implantar alguma destas ferramentas entre 3
a 5 anos?
os quatro C's
de Aprendizagem 2,0 (IPTS 2010)
O estudo sugere
que a tecnologia social pode levar a inovações em
quatro dimensões
diferentes:
- Vasta
variedade de
conteúdo formativo e educativo(frequentemente disponível gratuitamente. - Utilizadores criem conteúdo digital próprios e
publicá-lo em linha. - Conectar participantes uns com os outros, e
com peritos e
professores. - Apoiar a colaboração entre participantes e professoras.
A 1ª vaga do eLearning
(Global Reach) nos anos 90 trouxe o advento da massificação do acesso,
passando a ideia do “conhecimento é poder”. Mas a ideia de um
“self-service” para se aprender mostrou-se incorreta!
A 2ª vaga do eLearning
(Efficiency & speed) trouxe a busca intensiva pela redução de custos….a
todo o custo….com erros e exageros fundamentalistas que levaram muitos outros a
resistirem a esta onda de mudança e inovação.
A 3ª. Vaga (Neworked
Innovation.mashed up Learning) é alavancada pela Inovação
e Colaboração. Uma explosão de redes sociais está a acontecer e tanto
nativos como imigrantes digitais se encontram nesse espaço comum e partilhado.
Alguns afirma que, finalmente, o eLearning demonstra retorno no
investimento, conduzindo muita organização para a estruturação aceitável de
aprendizagens informais.
the
Future of Learning Scenarios
What are the critical skills in a Web
2.0 world?
Who are the web 2.0 learners and how to
empower them to take full advantage of their learning network?
Which new roles are to be played by Actors in
Learning?
How to recognize and validate informal
Learning?
As
escolas e as universidades tradicionais tornar-se-ão núcleos centrais de
círculos de instituições conectadas prestando serviços de aprendizagem
personalizados para estudantes a tempo inteiro ou parcial, associando a vida
activa ao espaço académico, aproximando o sector empresarial das instituições
científicas. Grande parte dos conteúdos estará
acessível graciosamente através de recursos abertos.
Quais os principais sectores e áreas de atividade com maior procura atual
e no futuro próximo?
Que competências são privilegiadas e quais as que serão essenciais no futuro próximo?
A capitalização do
potencial das ferramentas 2.0 só será uma realidade com a transformação para
métodos de trabalho ancorados na lógica de processos colaborativos
Desenvolver o conhecimento de uma forma contínua e
sistémica com recurso às TIC é hoje vital para uma PME. O acesso à participação
em plataformas de conhecimento fazem parte da solução? Que caminhos
recomendaria?
Capacidades em Tecnologias de Informação e Comunicação
Tem abaixo um conjunto de afirmações sobre TIC’s na sua empresa. Para cada uma, indique por favor em que
medida concorda ou discorda, usando a escala de 1 a 10,
onde 1 significa “discordo totalmente” e 10 “concordo
totalmente”. Tem ainda os campos NS (não sei) e NR
(recuso responder).
a) Usa-se a Internet com fins de
trabalho
b) Usa-se Intranet
c) Há sistema informático de partilha
documental
d) Existem bases de dados
e) Existem ferramentas de workgroup
f) Utiliza-se frequentemente o email
g) A empresa recorre ao uso de redes
sociais (hi5, twitter,...) para fins de
trabalho
h) A empresa recorre a outras
ferramentas sociais web2.0 (blogs,
wikis,...)
i) A empresa recorre a outras
ferramentas web2.0 (Feeds,
Podcast,...)
j) A empresa utiliza Comunidades de
prática digitais
k) A empresa dispõe de Portal de
emprego
l) A empresa está inserida em redes
empresariais digitais
m) Os colaboradores estão de uma
forma geral motivados para adoptar
ferramentas derivadas da Internet
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