«Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017

 




Seminário APG


«Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional»


20 de abril de 2017

Citeforma – Lisboa

A 26 de janeiro de 2017, dez anos depois da criação do Sistema Nacional de Qualificações, com a publicação do Decreto–Lei nº14/2017, acontece a primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que regula o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).

Esta alteração configura uma linha evolutiva que impacta na formação desenvolvida por entidades formadoras e empresas, bem como no “valor” final das competências e resultados atingidos pelos seus formandos e reconhece na sua introdução a existência de um déficit estrutural de qualificações na nossa população.

Na sequência de anos de crise económica, que colocaram ainda mais em evidência este déficit estrutural, a par com uma diminuição gradual do investimento em percursos de formação profissional qualificante, estamos hoje perante uma realidade nacional ainda mais complexa: sub-qualificação de adultos e jovens, crescimento dos NEET (“notcurrentlyengaged in Employment, Educationor Training”) e sobre qualificação nos ativos empregados.

Esta primeira alteração legal ao SNQ constitui-se, assim, como o momento de refletirmos em conjunto sobre que sistema construímos e que respostas vem dar aos diferentes agentes no terreno.

Com o foco novamente na importância das qualificações, na sua efetiva obtenção, iremos centrar-nos apenas nos percursos de aprendizagem formal? Serão mais uma vez os “Diplomas” e “Certificados” mais valorados que as competências associadas? E a Aprendizagem ao Longo da Vida, é relativamente valorizada?

Esta é a base da reflexão que a APG propõe, enquadrada numa metodologia de discussão e diversidade, contando com o contributo dos representantes das entidades presentes, mas sobretudo com a participação ativa de tod@s.

Objetivo Geral

Perceber quais as implicações do novo Sistema de Nacional de Qualificações e o Sistema Nacional de Créditos na conceção e desenvolvimento de percursos formativos profissionais, no valor social da formação certificada no âmbito do sistema nacional e no reconhecimento efetivo da formação profissional certificada

Destinatários

Profissionais com responsabilidades no âmbito do desenvolvimento da formação: empresários, Gestores e Diretores de Recursos Humanos, Técnicos de Recursos Humanos e Técnicos de Formação, Entidades Formadoras, Formadores.



PROGRAMA


09h00 – Receção dos participantes

09h30 – Abertura Institucional

Citeforma - Diretor

APG – Presidente

ANQEP - Presidente

10H00 – Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimentos da RFP

Dez anos de Reforma da Formação Profissional, principais marcos, turningpoints e perceções evolutivas (Adelina Sequeira, consultora e formadora)

As Qualificações no centro da primeira alteração à Reforma da Formação Profissional - o QNQ, o SNQ e o Sistema Nacional de Créditos (ANQEP)

10h45 – Pausa para café

11h00 – Mesa redonda: Da Competência à Qualificação - importância, pertinência e impacto

Moderador: Etelberto Costa

Participação de representantes das entidades convidadas:

- uma empresa formadora

- CITEFORMA

- um Centro Qualifica

- uma empresa cliente de formação

12h00 –Debate alargado à plateia

12h20 – Conclusões

12h30 - Encerramento


Comments

Popular posts from this blog

Já lá dizia o Sócrates: - só sei que nada sei! - mas, se dele não há legado escrito que chegasse aos nossos dias, então como?

75 anos da NATO - a Stanav e o seu papel após 56 anos de missões permanentes no Atlântico Norte