novembro 2014: sobre o nosso livro Formação ou Aprendizagem? mudança de paradigma (10 anos depois)

 




O Livro, de 184 páginas foi editado em novembro 2014, e pode ser adquirido na Amazon  em Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br

Este ano faz 10 anos que o produzimos e editamos.

Naqueles tempos (2013/2014) era já para nós (para mim e para Maria José Sousa (MJS), companheira de partilha do ideário, que a aprendizagem era a mola real da mudança e o foco das organizações e dos «gurus» de E&F&A (Educação, Formação, Aprendizagem).

Tinhamos realizado a IV Conferência Europeia de eLearning em Lisboa (2007) e de seguida o Creative Learning (2009). Ela, (MJS) iniciava a sua caminhada nestas áreas, ainda hesitante sobre o seu futuro, embora soubesse o que mais gostava de fazer (foco nas Pessoas). Eu iniciava-me nas lides europeias com a entrada no comité executivo da rede europeia da ALV-Aprendizagem ao Longo da Vida. (que hoje é a LLLplatform)  Participava regularmente em diversas iniciativas e atividades em Bruxelas e por essa Europa fora.  Abrindo perspetivas de exploração de projetos europeus em redes de E&F&A e abrindo caminho para maior e melhor participação de nacionais nas redes europeias de E&F&A.

Mantinha uma grande ênfase na questão do papel da tecnologia para o futuro dessa E&F&A muito pela experiência forte e profunda desencadeada pelo pioneireismo assumido pelo eLearning com a passagem e aprendizagem no Brasil. (2000/2002). Isso, foi uma das competências  que levei para aquela plataforma europeia e que, julgo, ter contribuido para a abertura a essa nova realidade por muitas das organizaçõeses europeias de E&F&A com quem a LLLplatform («An Umbrella Body That Gathers 44 European Organisations.») se relacionava e influenciava.

 Ela , MJS, á com alguns Livros publicados (também em áreas de informática, por exemplo) e alguns artigos e documentos académicos com uma capacidade de trabalho focado no resultado e na reflexão sobre temas que melhorassem os saberes e competências das Pessoas. 

Foi natural que desse trabalho a dois surgisse a ideia de publicarmos um Livro sobre um paradoxo com que nos defrontavamos quotidianamente. Ensinar e Aprender têm a mesma forma e importância. São iguais ou diferentes em que sentido? Era já óbvio que o ensino e a metodologia que muitos professores, muito no ensino académico, estava desfasado do Real e do necessário. Competências requeriam saber fazer e não saber saber ou saber ser. Procurámos então evidenciar neste Livro, que resultava naturalmente das nossas práticas e reflexões «ensinar e aprender numa sociedade revolucionada pela web», que o ênfase era na Aprendizagem e que, para tal, era preciso que o paradigma do ensino se centrasse no aluno, enquanto sujeito do processo de ensino-aprendizagem.

Revisitar este Livro é uma gratificante memória por aquilo que sentimos e fizémos no que acreditavamos e, se vem evidenciando como certo do dum prognóstico apostado. Ali se podem ler o que alguns dos «gurus» e mestres daqueles anos apontavam e se podem comparar com os tempos atuais. Longo de imaginar que o Real superou a utopia do pronunciado!  

 

SUMÁRIO. 

A mudança de paradigma da Educação/Formação para Aprendizagem não é fácil nem óbvia. Quando se usa a terminologia angla saxónica de "Learning" tudo parece compreensível, mas quando aplicamos - aprendizagem - a situação é muito diferente e mais complexa. O que tentamos expor neste livro é que o conceito de aprendizagem ao longo da vida se tornou aceitável pela generalidade dos agentes de conhecimento, a nível nacional e europeu. Tentamos também, com colaboração de grandes especialistas nestes temas, apontar tendências para o futuro da aprendizagem ao longo da vida, que entendemos ser centrada na vontade, dedicação e interesse do sujeito aprendente. Neste livro procura-se, ainda, tornar visível o que está a acontecer com o advento do uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem e também com novas correntes e teorias da aprendizagem que a sustentam. Nos processos gestionários da Formação (ou das suas vertentes eletrônicas, como o eLearning ou a AST - aprendizagem sustentada em tecnologia) apresentamos exemplos que procuram ser úteis e aplicáveis, sistematizando instrumentos de recolha e tratamento de informação relacionada com a formação ou aprendizagem.



Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA