novembro 2014: ainda sobre o nosso livro Formação ou Aprendizagem? mudança de paradigma (10 anos depois)
Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br
Nas nossas próprias palavras:
«O que tentamos expor neste livro é que o conceito de aprendizagem ao longo da vida se tornou aceitável pela generalidade dos agentes de conhecimento (…). Tentamos também, com colaboração de grandes especialistas nestes temas, apontar tendências para o futuro da aprendizagem ao longo da vida, que entendemos ser centrada na vontade, dedicação e interesse do sujeito aprendente».
É, neste Livro, salvo melhor informação, que se distingue e realça pela primeira vez em Portugal, a Aprendizagem como o foco do processo de ensino-aprendizagem, centrando na Pessoa aprendente o esforço do agente propulsor dessa aprendizagem que pode até não ser um Professor/Formador mas uma ferramenta tecnológica. Estavamos então longe de adivinhar o advento de ferramentas automáticas como o ChatGPT ou o CoPilot da Google embora a wikipedia começasse a deslumbrar...e alguns já clamavam pelo recurso aos dispositivos móveis e à web na sala de aula. Agora talvez um passo atrás, para ganhar impulso para dois adiante.
Seguimos ainda assim convictos que, se em Portugal, houvesse arrojo por uma via disruptiva na E&F&A o país teria muito a ganhar e sair da "cepa torta" (ainda somos dos menos qualificados da EU28) alcandorando-se a grande na produtividade e na inovação consequente e geradora de riqueza, essencialmente social não se iludam, porque isso é o essencial nas nossa vidas!
O Livro apresenta os seguintes 10 capítulos:
- CONCEITO E ABORDAGENS À APRENDIZAGEM
- APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA (ALV)
- TEORIAS, MODELOS E ATORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
- MODALIDADES E INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL
- APRENDIZGEM NAS REDES E FERRAMENTAS SOCIAIS
- O POTENCIAL DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DIGITAL
- RECURSOS PEDAGÓGICOS
- CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- TENDÊNCIAS E INFLUÊNCIAS
- nélson trindade («dilemas da formação...ou talvez não!»).
- elsa caramujo («emergência distintiva e reconhecimento das aprendizagens, informal e não formal»).
- andreza ribeiro («metodologias e práticas de formação e aprendizagem»).
- ana neves («aprendizagem nas redes e ferramentas sociais»).
- - e
- - e
- anícia trindade («plataformas de eLearning e ferramentas de produção e autoria») e arnnaldo santos («conteúdos e contextos avançados para a aprendizagem».)
- francisco soelti (brasil-fundador do eLearning Brasil)
- gérard figari (frança-Un de grenoble) - («a avaliação e o juízo de valor»).
- Sobre o futuro da aprendizgem com Elliot Masie, Marc Rosenberg, Jay Cross dos USA. e ainda do jrc da CE em sevilha Christine Redecker e Yves Punie ( «repensar o papel da E&F&A para o séc.xxi»).
Comments
Post a Comment