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Gamificação da aprendizagem: um novo paradigma/9 MAIO, 2019 /Lider magazine

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https://lidermagazine.sapo.pt/gamificacao-da-aprendizagem-um-novo-paradigma/ Uma licenciatura já não vai ser suficiente para enfrentar os desafios da Indústria 4.0. A quarta revolução industrial assenta na articulação dos desenvolvimentos observados na área das tecnologias de informação e comunicação, com os métodos de produção industrial. Internet das Coisas, Inteligência Artificial,  machine learning , ou realidade aumentada, começaram já a integrar os processos industriais. Por detrás desta designação – Indústria 4.0, materializada numa panóplia de tecnologias a funcionar de forma integrada, ligando o espaço virtual ao mundo físico – está, na verdade, um processo de profunda transformação da forma como pensamos, aprendemos, concebemos, produzimos, distribuímos e utilizamos os produtos e serviços, potenciados pelo desenvolvimento e disponibilização, a preços cada vez mais competitivos, de uma nova geração de tecnologias digitais. As profundas implicações a nível tecnológico, económic

O otimismo informado vence batalhas/5 FEVEREIRO, 2020 |Lider magazine

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  https://lidermagazine.sapo.pt/o-otimismo-informado-vence-batalhas/ Prever o futuro dos nossos dias é uma arte abstrata que todos nós tentamos. Deter alguma informação e ouvir os melhores sobre os contornos e elementos que podem enformar o nosso futuro é um caminho que ajuda a formular opinião e consciência. Ouvir Yuval Harari (professor israelense de História) no  WEF 2020 em Davos  – sim, o autor de  Sapiens: A Brief History of Humankind  (2014),  Homo Deus: A Brief History of Tomorrow  (2016) e  21 Lessons for the 21st Century  (2018) – é um bom caminho para saber mais. Aceder a esta hiperligação é aceder a uma Grande Lição de oratória em 20 minutos e a um debate envolvendo Mark Rutter – primeiro-ministro holandês, também historiador. A sua trilogia de ameaça existencial à civilização humana são a guerra nuclear, o colapso ecológico e a disrupção tecnológica, e partindo do pressuposto que as duas primeiras são intocáveis para o humano comum, centra-se na terceira. Sobre o trabalho

A educação de hoje prepara os líderes do futuro?/11 MARÇO, 2020 /Lider magazine

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https://lidermagazine.sapo.pt/a-educacao-de-hoje-prepara-os-lideres-do-futuro/ A aprendizagem ao longo da vida é um direito e não um privilégio, disse a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, aos delegados na  Lillehammer Lifelong Learning Summit 2020  realizada pelo International Council for Open and Distance Education (ICDE), definindo uma visão ambiciosa para a aprendizagem ao longo da vida, baseada na noção de aprendizagem ao longo da vida como um direito humano. “Não podemos aceitar que as pessoas fiquem ultrapassadas”, explicou. “A educação contínua é importante num momento de grandes mudanças na forma como trabalhamos. Muitas pessoas terão mudado de emprego e até carreiras em resultado da digitalização na sociedade. Tanto para manter a competitividade como para evitar que alguém seja excluído da vida profissional, é importante ter sucesso na aprendizagem ao longo da vida”. E Brandon Busteed escreveu na  Forbes ,  The Really Good And Really Bad News On Lifelong Learning:  “O

Estratégia Portugal 2030: Evolução na continuidade dos Fundos Europeus/29 DEZEMBRO, 2020/Lider magazine

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  https://lidermagazine.sapo.pt/estrategia-portugal-2030-evolucao-na-continuidade-dos-fundos-europeus/ Aproxima-se uma nova vaga de Fundos Europeus. A pergunta persiste: será desta que vão ser usados para nos colocar como País desenvolvido e sustentável (não dependente e na média europeia)? O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES/RCM41/06junho) antecedeu a recente aprovação da Estratégia Portugal 2030, que consubstancia a visão do Governo para a próxima década e é o referencial para os vários instrumentos de política, como sejam o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o próximo quadro comunitário de apoio 2021-27 (Portugal 2030). Vai assentar quatro agendas nas seguintes: As pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menor desigualdade; Digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento; Transição climática e sustentabilidade dos recursos; Um país competitivo externamente e coeso internamente. O primeiro passo foi dado pel

Liderança: O cenário europeu da próxima década/3 FEVEREIRO, 2021/Lider magazine

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  https://lidermagazine.sapo.pt/lideranca-o-cenario-europeu-da-proxima-decada/ 2020 foi um ano como nenhum outro nas últimas décadas. A Liderança não é o forte dos líderes europeus, embora se possa dar agora uma nota positiva à líder da Comissão Ursula von der Leyen. E, sabe-se, faltando bons exemplos é difícil fomentar campeões e líderes capazes e vencedores. As decisões entraram, finalmente, em 2021 e cabe a Portugal, enquanto preside ao Conselho Europeu de líderes da UE, passar à ação (não por acaso o Lema da sua presidência é: “Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital”). As expetativas são elevadas porque vão arrancar: – a Agenda Europeia das Competências, o Espaço Europeu da Educação, o Plano de Ação para a Transição Digital (e para a Educação Digital), o Espaço Europeu da Investigação, o  Green Deal  Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência da UE e outras estratégias da UE que conheceremos a seu tempo. Circunscrevamo-nos aqui aos mais diretamente relacionado

Coluna Eureka na revista Pessoal - 2019 (2)

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  19/7 EU...reka! PENSEMOS NISTO... Francis Fukuyama - identidades (2018). N este seu recente Livro Fukuyama apresenta o conceito da emergência do  thymos  (espírito-" tradução pobre da palavra grega thymos". p. 36) como aspeto universal da personalidade humana que anseia reconhecimento. (Cap.4. Da dignidade à Democracia p. 57). "O thymos é a parte da alma que procura reconhecimento”..."embora o sentimento de identidade tenha as suas raízes no  thymos, ele só surgiu nos tempos modernos quando foi combinado com a noção de um eu interior e outro exterior e a opinião radical de que o eu interior era mais valioso do que o eu exterior ."      2. INICIATIVAS A 2ª edição do Forum on the Future of Learning teve lugar a 24 Jan 2019 08:30 - 17:30, Hotel Crowne Plaza, Brussels. O rganizado por iniciativa de Tibor Navracsics, Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto da Comissão Europeia, (DG EAC) . O Fórum teve como base o trabalho do P

Coluna Eureka na revista Pessoal - 2018 (7)

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  13/7 EU...reka! 1 PENSEMOS NISTO... “European Pillar of Social Rights”. Diz-lhe alguma coisa? Não? Pois devia. Foi Proclamado pelo Parlamento,   Conselho e Comissão - 17 November 2017, at the Social Summit for Fair Jobs and Growth in Gothenburg, Sweden. Foi relatora a deputada Maria João Rodrigues. Sinalizo o Parag. 01 do Cap. 1   - equal opportunities and access to the labour market dedicado à Education, Training and Life-Long Learning. 2. INICIATIVAS A 1ª Cimeira Europeia em Educação promovida pela CE/DGEAC  já aqui anunciada, r ealizou-se em 25 de janeiro 2018 em Bruxelas. Focou   na baixa incidência de competências básicas dos jovens em toda a Europa e na necessidade urgente de enfrentar as desigualdades nos sistemas educacionais e de um melhor investimento na educação. “A decisão de considerar o ano de 2018 como consagrado ao Património Cultural não é um ato qualquer, constitui um marco emblemático no momento em que há tantas incertezas e ameaças para um projeto