Coluna Eureka na revista Pessoal - 2018 (7)
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EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
“European Pillar of Social Rights”. Diz-lhe
alguma coisa? Não? Pois devia. Foi Proclamado pelo Parlamento, Conselho e Comissão - 17
November 2017, at the Social Summit for Fair Jobs and Growth in Gothenburg,
Sweden. Foi relatora a deputada Maria João
Rodrigues. Sinalizo o Parag. 01 do Cap. 1 - equal opportunities and access to the labour
market dedicado à Education, Training and Life-Long Learning.
2.
INICIATIVAS
A 1ª Cimeira Europeia em Educação promovida pela
CE/DGEAC já aqui anunciada, realizou-se em 25 de janeiro 2018 em Bruxelas. Focou
na baixa
incidência de competências básicas dos jovens em toda a Europa e na necessidade
urgente de enfrentar as desigualdades nos sistemas educacionais e de um melhor
investimento na educação.
“A decisão de considerar o ano de 2018 como
consagrado ao Património Cultural não é um ato qualquer, constitui um marco
emblemático no momento em que há tantas incertezas e ameaças para um projeto
europeu de paz, de hospitalidade, de entreajuda, de desenvolvimento sustentável
e de defesa da diversidade cultural.” Guilherme de Oliveira Martins que é o seu
coordenador nacional.
3. DESTAQUE
Para a Futurália que este ano, entre 14 e 17 de
março, dedica um novo espaço FuturaliaCult às atividades Culturais e de
produção criativa das Universidades, Politécnicos e Escolas profissionais
assinalando simultaneamente o EYCH-ano europeu do património cultural. O seu
Fórum futurália trabalhará, coincidentemente, o Tema Educação, Património e
Conhecimento no dia 15 de março à Tarde. Destaque finalmente para a iniciativa
FuturáliaOut Emprego e Empregabilidade que inaugura também um espaço próprio e
alarga a sua intervenção a outros públicos e a jovens até aos 35 anos. Vai
fazendo o seu caminho...
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
janeiro2018, Etelberto Costa
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EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
2.
INICIATIVAS
A 1.ª Cimeira Europeia em Educação promovida pela
CE/DGEAC realizada a 25 janeiro p.p veio trazer novidades, sim!.
Navracsics, o Comissário Europeu para a Educação e Cultura, pretende um novo
Rumo comprometendo os Estados Membros (EM) e os seus Ministros de Educação com
mais alinhamento com as políticas europeias para o setor. Avançou
com uma explicação sobre Por
que precisamos de uma Área de Educação? Por
2 razões, na sua visão, por uma questão económica e outra social e fundamentou
no como a Educação pode contribuir com a redescoberta dos valores da UE após os
ataques terroristas de Paris em novembro de 2015. Mas, os stakeholders (re)
colocam que uma Área de Educação pode ser um passo na direção certa, contudo
advertem que foca na educação formal e esquece que hoje a essência é a educação
informal e não formal, em especial quando o apelo é por competências.
3. DESTAQUE
A Plataforma Epale da Comissão Europeia é fonte de
conhecimento, de iniciativas e de inovação pedagógica. Ah, e tal, mas aquilo é
desagradável de se trabalhar e utilizar. Confirmado. Mas, para termos o que
queremos em Ótimo temos que oferecer mais empenho e mais vontade de fazer a
mudança. Imaginem uma plataforma europeia capaz de se orientar à oferta e à
procura de milhões de europeus, juntos e em colaboração, pela Aprendizagem ao
Longo da Vida (sim, até o título está mal e tem que ser derrubado!). Portugal
no último ano progrediu do último lugar de utilizadores para o topo. Agora,
queremos mais. Exigir e provocar a mudança. Com a força e a colaboração de
muitos mais de vós, lá se chegará. A plataforma é aberta e ali pode ampliar a
sua ação ao mundo!
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
fevereiro2018, Etelberto
Costa
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EU...reka!
1 PENSEMOS NISTO...
Vários estudos
demonstram que a educação artística se prepara para ser futuro, desenvolvendo
“soft skills” cada vez mais procuradas no mercado de trabalho. A atividade
educativa de intervenção cultural
desperta a curiosidade e inspira a juventude
a aprender. A sensibilização e expressão culturais apoiam a democracia,
a cidadania ativa e o diálogo intercultural.
2. INICIATIVAS
Desde o lançamento do Ano Europeu do Património Cultural a nível europeu,
em dezembro de 2017, foram realizados em toda a Europa mais de 25 eventos de
lançamento a nível Nacional.
Estão agendados uma série de eventos em toda a Europa que celebrarão a nossa
herança em todas as suas formas, e muitos outros eventos acontecerão nos
próximos meses! Pode ver e seguir de perto
o que está acontecendo perto de si no site do Ano Europeu do Patrimônio
Cultural ou no site do seu país.
Pode ainda seguir toda a ação no Twitter usando a hashtag: #EuropeForCulture.
“A cultura e a educação são consideradas dois lados da mesma moeda” afirma-se e
David Lopez, Presidente da Plataforma Europeia de Aprendizagem ao Longo da
Vida, que elaborou uma tomada de posição sobre este tema relembra:
“Deve ser promovida uma abordagem de aprendizagem ao longo da vida - conetando
a aprendizagem formal, não formal e informal – e para que tal aconteça são
essenciais o investimento adequado, bem como o diálogo genuíno entre
instituições e atores da sociedade civil nos campos da educação e da cultura”.
- DESTAQUE
Um
grupo de trabalho coordenado pelo Ministro da Educação da Argentina está a
desenvolver atividade no seio do G20, preparando a próxima cimeira na Argentina
no final do ano, e que centra a sua ação em dois tópicos:
- SKILLS FOR LIFE AND WOR
- FINANCES
First time ever in the #G20 that #education is part of the
agenda! #education & #lifelonglearning cannot wait.
E, já agora, na Lituânia, o Ministro da Educação e Ciência promulgou um Plano de Ação para o desenvolvimento da ALV-aprendizagem ao longo da vida para o período de 2017-2020 substituino o anterior em Formação Profissional (vocacional).
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
maio2018, Etelberto Costa
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- PENSEMOS NISTO...
A Comissão Europeia lançou os Centros de
conhecimento. (aceder em EU Science Hub). É cada vez mais consensual e uma exigência
de cidadania que os decisores políticos, de uma forma transparente, adaptada e
concisa tomem decisões sobre as pendências que lhe competem. Os resultados das
mais recentes evidências científicas são projetadas nestes Centros para ser um
'one-stop-shop' nas suas respetivas áreas, e incluem comunidades de
prática. São entidades virtuais,
reunindo especialistas e conhecimentos de diferentes locais dentro e fora da
Comissão Europeia. Simultaneamente lançou os Centros de competência. Estes
estão centrados em ferramentas analíticas aplicadas a qualquer área. Oferecem
cursos de formação sobre a utilização das ferramentas para a elaboração de
políticas.
- INICIATIVAS
Continuando...Um
deles é o Centro de Competência em Previsões – Megatendências (megatrends Hub). Este Hub é um
repositório colaborativo dinâmico de informações e recursos sobre as principais
megatendências que moldam o mundo. Entre estas está uma que se releva: a de
Diversificação da educação e aprendizagem.
Os avanços
em ciências cognitivas, disponibilidade de informação, novas abordagens
pedagógicas e ênfase na aprendizagem ao longo da vida estão a diversificar
interesses e as formas de aprendizagem, bem como o acesso à educação. "Eu
não sei" torna-se cada vez mais obsoleto.
Aceder em Diversification
of education and learning.
- DESTAQUE
Foi lançada na sexta feira,
dia 04 maio, p.p a Estratégia Nacional para
a Educação de Adultos (EA) tendo sido feita a promoção do Relatório e
do Guia de implementação para a
Estratégia de Competências para Portugal - Fortalecimento do sistema de
educação e formação de adultos produzido pela OCDE, com aval do Governo Português e da CE:
A iniciativa é do Ministro da Educação (via ANQEP) partilhada com os Ministros do Trabalho (MTSSS) e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
E assim,
tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas
ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!
junho2018, Etelberto Costa
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EU...reka!
- PENSEMOS NISTO...
Os dados, ou mais propriamente a sua
análise, transformaram o domínio da
informação e do conhecimento num terreno fértil para inovação e pesquisa
trazendo muito à Ciência, em sentido lato,
pela investigação. A Análise é a palavra chave porque os dados são
existentes. E como por Análise nos referimos a trabalho Humano (atenção: pode
ser um Robot ou “algo” com IA-inteligência artificial) é sujeito às mais
variadas diatribes. Os Dados são
sujeitos interpretativos e passivos que são trabalhados num ou noutro sentido
consoante o Analista (a subjetividade não se elimina, mas pode minimizar-se).
Mas há dados que são objetivos! Sim, claro, mas a evolução recente das “fake
news” e da utilização perversa dos Dados tem levado muitos Governos (ou grupos
politicos, associados ou não, em partidos) a cuidar de assegurar que as suas
decisões são baseadas, sempre que possível, em Análise de dados. Não é o
triunfo da Ciência sobre a Politica! Não, mas é a libertação da decisão assente
em “palpite” ou de improviso.
- INICIATIVAS
A
Conferência da epale (plataforma eletrónica para a educação de adultos na
Europa) terá lugar este ano em
Budapest/15-16 October 2018. Pretende: - Reunir opinião sobre a forma como a política europeia, em
matéria de educação de adultos e os programas da UE neste domínio, poderão
evoluir após 2020;
escutar as visões sobre como desenvolver a médio prazo a EPALE;
e fornecer maneira de melhor promover a EPALE.
- DESTAQUE
Todos os anos, as Jornadas Europeias do Património (EHDs) fornecem acesso a milhares de locais culturais raramente abertos e oferecem eventos únicos até 30 milhões de pessoas. Surpreenda-se com o que pode explorar. Tudo em: The art of sharing: join in with the celebrations of the European Heritage Days 2018.
setembro2018, Etelberto Costa
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EU...reka!
- PENSEMOS NISTO...
A designada 4ª Revolução Industrial
(4RI) não inclui nos seus elementos a Nova Era da Mídia em que vivemos. E, no
entanto, esta parece emergir com o potencial para ocupar lugares cimeiros na
4RI destacando algumas das suas organizações como corporações mundiais e de
topo em todos os índices bolsistas. É avassalador o progresso que a informação
dita informal ocupa na vida das Pessoas substituindo-se à Mídia tradicional,
porventura mais rapidamente do que seria esperado. Ora, estas chegam-nos sem
outro filtro que não seja a nossa própria capacidade de avaliar criticamente a
validade das informações recebidas. E, muitas destas, são cientificas ou de
razoável complexidade para as desprezarmos. Podem contudo assumir a forma de
informações tendenciosas ou de nos influenciarem nos nossos gostos (que estas
plataformas muito bem conhecem). O que fazer?
Aumentar o grau de conscientização sobre o conceito de notícias falsas e
fornecer ferramentas para combatê-lo. Um tema incontornável para a Formação em
2019.
2. INICIATIVAS
Refletiu-se no CCL da FIL na Junqueira em 05 de novembro
p.p. sobre Carreiras e Trajetórias Profissionais. Associado à temática de discussão do mês de
novembro da EPALE (plataforma eletronica para a educação de adultos na Europa)
- “A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira” - ocorre num contexto inevitável de
interligação da educação, do conhecimento e do património, reafirmado em 2018 a
propósito das comemorações do Ano Europeu do Património
Cultural, e de novos desafios e oportunidades inerentes à
emergência de uma nova era – Indústria 4.0. Em 2019
vamos assitir a uma maior profundidade e atenção, e também de
investimento, da CE na aprendizagem de
adultos e também de Portugal. Na Futuralia 2019 – de 03 a 06 de abril, a
temática volta à ribalta.
- DESTAQUE
A
World Bank Group Flagship Report – Já disponível, acentua que um dos Pontos
Criticos é o Futuro do Trabalho (2019 World Development Report. T H E
CHANGING NATURE OF WORK(novembro,1). Apresenta a opinião de que a catástrofe anunciada em 2016 não se verifica e que o Mundo tem sabido criar empregos para as novas situações. O capítulo IV é entitulado LifeLong Learning. O que não é por acaso e reforça a ideia de que esta competência é muito relevante para a empregabilidade de cada um. Tem valido a pena a insistência e perseverança...
novembro2018, Etelberto Costa
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