Coluna Eureka na revista Pessoal - 2018 (7)

 


13/7

EU...reka!

1 PENSEMOS NISTO...

“European Pillar of Social Rights”. Diz-lhe alguma coisa? Não? Pois devia. Foi Proclamado pelo Parlamento,  Conselho e Comissão - 17 November 2017, at the Social Summit for Fair Jobs and Growth in Gothenburg, Sweden. Foi relatora a deputada Maria João Rodrigues. Sinalizo o Parag. 01 do Cap. 1  - equal opportunities and access to the labour market dedicado à Education, Training and Life-Long Learning.

2. INICIATIVAS

A 1ª Cimeira Europeia em Educação promovida pela CE/DGEAC  já aqui anunciada, realizou-se em 25 de janeiro 2018 em Bruxelas. Focou  na baixa incidência de competências básicas dos jovens em toda a Europa e na necessidade urgente de enfrentar as desigualdades nos sistemas educacionais e de um melhor investimento na educação.

“A decisão de considerar o ano de 2018 como consagrado ao Património Cultural não é um ato qualquer, constitui um marco emblemático no momento em que há tantas incertezas e ameaças para um projeto europeu de paz, de hospitalidade, de entreajuda, de desenvolvimento sustentável e de defesa da diversidade cultural.” Guilherme de Oliveira Martins que é o seu coordenador nacional.

3. DESTAQUE

Para a Futurália que este ano, entre 14 e 17 de março, dedica um novo espaço FuturaliaCult às atividades Culturais e de produção criativa das Universidades, Politécnicos e Escolas profissionais assinalando simultaneamente o EYCH-ano europeu do património cultural. O seu Fórum futurália trabalhará, coincidentemente, o Tema Educação, Património e Conhecimento no dia 15 de março à Tarde. Destaque finalmente para a iniciativa FuturáliaOut Emprego e Empregabilidade que inaugura também um espaço próprio e alarga a sua intervenção a outros públicos e a jovens até aos 35 anos. Vai fazendo o seu caminho...


E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

janeiro2018, Etelberto Costa

etelbertocosta@gmail.com

14/7

EU...reka!

1 PENSEMOS NISTO...

O Prefácio do Relatório pwc no WEF-world economic forum 2018 Preface The Fourth Industrial
Revolution and the Earth “e também o Eight Futures of Work - Scenarios and their Implications-white paper” do próprio wef em colaboração com o The Boston Consulting Group. Está dado mote para temas e discussões neste ano?

2. INICIATIVAS

A 1.ª Cimeira Europeia em Educação promovida pela CE/DGEAC  realizada a 25 janeiro p.p veio trazer novidades, sim!. Navracsics, o Comissário Europeu para a Educação e Cultura, pretende um novo Rumo comprometendo os Estados Membros (EM) e os seus Ministros de Educação com mais alinhamento com as políticas europeias para o setor. Avançou com uma explicação sobre Por que precisamos de uma Área de Educação? Por 2 razões, na sua visão, por uma questão económica e outra social e fundamentou no como a Educação pode contribuir com a redescoberta dos valores da UE após os ataques terroristas de Paris em novembro de 2015. Mas, os stakeholders (re) colocam que uma Área de Educação pode ser um passo na direção certa, contudo advertem que foca na educação formal e esquece que hoje a essência é a educação informal e não formal, em especial quando o apelo é por competências.

3. DESTAQUE

A Plataforma Epale da Comissão Europeia é fonte de conhecimento, de iniciativas e de inovação pedagógica. Ah, e tal, mas aquilo é desagradável de se trabalhar e utilizar. Confirmado. Mas, para termos o que queremos em Ótimo temos que oferecer mais empenho e mais vontade de fazer a mudança. Imaginem uma plataforma europeia capaz de se orientar à oferta e à procura de milhões de europeus, juntos e em colaboração, pela Aprendizagem ao Longo da Vida (sim, até o título está mal e tem que ser derrubado!). Portugal no último ano progrediu do último lugar de utilizadores para o topo. Agora, queremos mais. Exigir e provocar a mudança. Com a força e a colaboração de muitos mais de vós, lá se chegará. A plataforma é aberta e ali pode ampliar a sua ação ao mundo!


E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

fevereiro2018, Etelberto Costa

15/7

EU...reka!

1 PENSEMOS NISTO...

Vários estudos demonstram que a educação artística se prepara para ser futuro, desenvolvendo “soft skills” cada vez mais procuradas no mercado de trabalho. A atividade educativa de intervenção  cultural desperta a curiosidade e inspira a juventude  a aprender. A sensibilização e expressão culturais apoiam a democracia, a cidadania ativa e o diálogo intercultural.
2. INICIATIVAS

Desde o lançamento do Ano Europeu do Património Cultural a nível europeu, em dezembro de 2017, foram realizados em toda a Europa mais de 25 eventos de lançamento a nível Nacional.
Estão agendados uma série de eventos em toda a Europa que celebrarão a nossa herança em todas as suas formas, e muitos outros eventos acontecerão nos próximos meses! Pode ver e seguir de perto  o que está acontecendo perto de si no site do Ano Europeu do Patrimônio Cultural ou no site do seu país.
Pode ainda seguir toda a ação no Twitter usando a hashtag: #EuropeForCulture.
“A cultura e a educação são consideradas dois lados da mesma moeda” afirma-se e David Lopez, Presidente da Plataforma Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida, que elaborou uma tomada de posição sobre este tema relembra:
“Deve ser promovida uma abordagem de aprendizagem ao longo da vida - conetando a aprendizagem formal, não formal e informal – e para que tal aconteça são essenciais o investimento adequado, bem como o diálogo genuíno entre instituições e atores da sociedade civil nos campos da educação e da cultura”.

  1. DESTAQUE

Um grupo de trabalho coordenado pelo Ministro da Educação da Argentina está a desenvolver atividade no seio do G20, preparando a próxima cimeira na Argentina no final do ano, e que centra a sua ação em dois tópicos:

  • SKILLS FOR LIFE AND WOR
  • FINANCES

First time ever in the #G20 that #education is part of the agenda! #education & #lifelonglearning cannot wait.

E, já agora, na Lituânia, o Ministro da Educação e Ciência  promulgou um Plano de Ação para o desenvolvimento da ALV-aprendizagem ao longo da vida para o período de  2017-2020 substituino o anterior em Formação Profissional (vocacional).

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

maio2018, Etelberto Costa

etelbertocosta@gmail.com

16/7

EU...reka!

  1. PENSEMOS NISTO...

A Comissão Europeia lançou os Centros de conhecimento. (aceder em EU Science Hub). É cada vez mais consensual e uma exigência de cidadania que os decisores políticos, de uma forma transparente, adaptada e concisa tomem decisões sobre as pendências que lhe competem. Os resultados das mais recentes evidências científicas são projetadas nestes Centros para ser um 'one-stop-shop' nas suas respetivas áreas, e incluem comunidades de prática.  São entidades virtuais, reunindo especialistas e conhecimentos de diferentes locais dentro e fora da Comissão Europeia. Simultaneamente lançou os Centros de competência. Estes estão centrados em ferramentas analíticas aplicadas a qualquer área. Oferecem cursos de formação sobre a utilização das ferramentas para a elaboração de políticas.

  1. INICIATIVAS

Continuando...Um deles é o Centro de Competência em Previsões – Megatendências  (megatrends Hub). Este Hub é um repositório colaborativo dinâmico de informações e recursos sobre as principais megatendências que moldam o mundo. Entre estas está uma que se releva: a de Diversificação da educação e aprendizagem.

Os avanços em ciências cognitivas, disponibilidade de informação, novas abordagens pedagógicas e ênfase na aprendizagem ao longo da vida estão a diversificar interesses e as formas de aprendizagem, bem como o acesso à educação. "Eu não sei" torna-se cada vez mais obsoleto.  Aceder em Diversification of education and learning.

  1. DESTAQUE

Foi lançada na sexta feira, dia 04 maio, p.p a Estratégia Nacional para  a Educação de Adultos (EA) tendo sido feita a promoção do Relatório e do  Guia de implementação para a Estratégia de Competências para Portugal - Fortalecimento do sistema de educação e formação de adultos produzido pela OCDE, com aval  do Governo Português e da CE:

A iniciativa é do Ministro da Educação (via ANQEP) partilhada com os Ministros do Trabalho (MTSSS) e o da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

junho2018, Etelberto Costa

etelbertocosta@gmail.com

17/7

EU...reka!

  1. PENSEMOS NISTO...

Os dados, ou mais propriamente a sua análise, transformaram  o domínio da informação e do conhecimento num terreno fértil para inovação e pesquisa trazendo muito à Ciência, em sentido lato,  pela investigação. A Análise é a palavra chave porque os dados são existentes. E como por Análise nos referimos a trabalho Humano (atenção: pode ser um Robot ou “algo” com IA-inteligência artificial) é sujeito às mais variadas  diatribes. Os Dados são sujeitos interpretativos e passivos que são trabalhados num ou noutro sentido consoante o Analista (a subjetividade não se elimina, mas pode minimizar-se). Mas há dados que são objetivos! Sim, claro, mas a evolução recente das “fake news” e da utilização perversa dos Dados tem levado muitos Governos (ou grupos politicos, associados ou não, em partidos) a cuidar de assegurar que as suas decisões são baseadas, sempre que possível, em Análise de dados. Não é o triunfo da Ciência sobre a Politica! Não, mas é a libertação da decisão assente em “palpite” ou de improviso.

  1. INICIATIVAS

A Conferência da epale (plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa) terá lugar este ano em Budapest/15-16 October 2018. Pretende: - Reunir opinião sobre a forma como a política europeia, em matéria de educação de adultos e os programas da UE neste domínio, poderão evoluir após 2020;
escutar as visões sobre como desenvolver a médio prazo a EPALE;
e fornecer maneira de melhor promover a EPALE.

  1. DESTAQUE

Todos os anos, as Jornadas Europeias do Património (EHDs) fornecem acesso a milhares de locais culturais raramente abertos e oferecem eventos únicos até 30 milhões de pessoas. Surpreenda-se com o que pode explorar. Tudo em:  The art of sharing: join in with the celebrations of the European Heritage Days 2018.

setembro2018, Etelberto Costa

18/7

 EU...reka!

  1. PENSEMOS NISTO...

A designada 4ª Revolução Industrial (4RI) não inclui nos seus elementos a Nova Era da Mídia em que vivemos. E, no entanto, esta parece emergir com o potencial para ocupar lugares cimeiros na 4RI destacando algumas das suas organizações como corporações mundiais e de topo em todos os índices bolsistas. É avassalador o progresso que a informação dita informal ocupa na vida das Pessoas substituindo-se à Mídia tradicional, porventura mais rapidamente do que seria esperado. Ora, estas chegam-nos sem outro filtro que não seja a nossa própria capacidade de avaliar criticamente a validade das informações recebidas. E, muitas destas, são cientificas ou de razoável complexidade para as desprezarmos. Podem contudo assumir a forma de informações tendenciosas ou de nos influenciarem nos nossos gostos (que estas plataformas muito bem conhecem). O que fazer?  Aumentar o grau de conscientização sobre o conceito de notícias falsas e fornecer ferramentas para combatê-lo. Um tema incontornável para a Formação em 2019.

     2. INICIATIVAS

Refletiu-se no CCL da FIL na Junqueira em 05 de novembro p.p. sobre Carreiras e Trajetórias Profissionais.  Associado à temática de discussão do mês de novembro da EPALE (plataforma eletronica para a educação de adultos na Europa) - “A educação de adultos e o desenvolvimento da carreira” -  ocorre num contexto inevitável de interligação da educação, do conhecimento e do património, reafirmado em 2018 a propósito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, e de novos desafios e oportunidades inerentes à emergência de uma nova era – Indústria 4.0. Em 2019 vamos assitir a uma maior profundidade e atenção, e também de investimento,  da CE na aprendizagem de adultos e também de Portugal. Na Futuralia 2019 – de 03 a 06 de abril, a temática volta à ribalta.

  1. DESTAQUE

A World Bank Group Flagship Report – Já disponível, acentua que um dos Pontos Criticos é o Futuro do Trabalho (2019 World Development Report. T H E

CHANGING NATURE OF WORK(novembro,1). Apresenta a opinião de que a catástrofe anunciada em 2016 não se verifica e que o Mundo tem sabido criar empregos para as novas situações. O capítulo IV é entitulado LifeLong Learning.  O que não é por acaso e reforça a ideia de que esta competência é muito relevante para a empregabilidade de cada um. Tem valido a pena a insistência e perseverança...

novembro2018, Etelberto Costa



   











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