Coluna Eureka na revista Pessoal - 2019 (2)

 





19/7

EU...reka!

  1. PENSEMOS NISTO...

Francis Fukuyama - identidades (2018). Neste seu recente Livro Fukuyama apresenta o conceito da emergência do thymos (espírito-" tradução pobre da palavra grega thymos". p. 36) como aspeto universal da personalidade humana que anseia reconhecimento. (Cap.4. Da dignidade à Democracia p. 57). "O thymos é a parte da alma que procura reconhecimento”..."embora o sentimento de identidade tenha as suas raízes no thymos, ele só surgiu nos tempos modernos quando foi combinado com a noção de um eu interior e outro exterior e a opinião radical de que o eu interior era mais valioso do que o eu exterior."

     2. INICIATIVAS

A 2ª edição do Forum on the Future of Learning teve lugar a 24 Jan 2019 08:30 - 17:30, Hotel Crowne Plaza, Brussels. Organizado por iniciativa de Tibor Navracsics, Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto da Comissão Europeia, (DG EAC).

O Fórum teve como base o trabalho do Painel Europeu de Especialistas em Educação e Formação, de toda a Europa. Os membros do painel apresentaram as suas conclusões sobre  seis desafios e houve  oportunidade de fornecer contributos para a preparação do novo quadro de cooperação em matéria de educação e formação da UE para além de 2020. O Fórum destaca também algumas das principais iniciativas da União Europeia que impulsionam o futuro da educação e formação futuras, incluindo a aprendizagem não formal e informal, em particular através do programa Erasmus.

 As temáticas centrais, tidas como questões-chave que a educação e a formação na EU, até 2030, incluiram os desafios associados à demografia; inclusão e cidadania; a mudança tecnológica e o futuro do trabalho; digitalização da sociedade; preocupações ambientais; e investimentos, reformas e governança.

  1. DESTAQUE

World Development Report 2019 - The Changing Nature of Work, By the World Bank https://lnkd.in/dhvwAVW

And about LifeLong Learning?----- Não é por acaso que o Capítulo 4 é entitulado CHAPTER 4 Lifelong learning.

fevereiro2019, Etelberto Costa

20/7

A EU Conference elearninglisboa 2007 foi há 10 anos!

Sob os auspícios da Presidência Portuguesa da UE teve lugar em Lisboa nos dias 15 e 16 de outubro de 2007 sob título “Delivering on the Lisbon Agenda”. Não por acaso, porque logo depois o Tratado de Lisboa era assinado e algumas das recomendações do Conference Proceedings foram seguidas pela DGEAC da Comissão e pelos comissários europeue envolvidos. Esta Conferência foi um marco na UE porque não teve lugar, nem antes nem depois dela, algo similar. Os números impressionam ainda hoje: 1530 participantes (+ 2582 que a seguiram via internet), dos quais 178 eram não nacionais, representando 32 Países. Teve 89 oradores e moderadores, dos quais 46 foram estrangeiros de 16 países diferentes  e 28 relatores (10 não nacionais, sendo o coordenador alemão). Foi antecedida de 10 pré-conferências em Portugal que envolveu 666 participantes. Teve um staff de 23 pessoas  e 19 voluntários. Envolveu 9 intérpretes.  Teve um comité técnico científico (presidido por Roberto Carneiro), uma comissão de honra internacional e uma equipa de observadores. Foi seu “chairman” Carlos Zorrinho  (coordenava o Plano Tecnológico). Recebeu um apoio financeiro substancial do QCAIII, da Reper, de 3 comissários europeus e 3 DG's  e de algumas importantes e significativas empresas  nacionais.«Learning will move to the workplace» afimava Marc Rosenberg e não se enganou!...





Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA