Coluna Eureka na revista Pessoal - 2019 (2)
19/7
EU...reka!
- PENSEMOS NISTO...
Francis Fukuyama -
identidades (2018). Neste seu recente Livro
Fukuyama apresenta o conceito da emergência do thymos (espírito-" tradução pobre da palavra grega
thymos". p. 36) como aspeto universal da personalidade humana que anseia
reconhecimento. (Cap.4. Da dignidade à Democracia p. 57). "O thymos é a
parte da alma que procura reconhecimento”..."embora o sentimento de
identidade tenha as suas raízes no thymos, ele
só surgiu nos tempos modernos quando foi combinado com a noção de um eu
interior e outro exterior e a opinião radical de que o eu interior era mais
valioso do que o eu exterior."
2. INICIATIVAS
A 2ª edição do Forum on the Future of Learning teve lugar a 24 Jan 2019 08:30 -
17:30, Hotel Crowne Plaza, Brussels. Organizado por iniciativa de Tibor Navracsics, Comissário
para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto da Comissão Europeia, (DG EAC).
O Fórum teve como base o trabalho do Painel
Europeu de Especialistas em Educação e Formação, de toda a Europa. Os membros
do painel apresentaram as suas conclusões sobre
seis desafios e houve
oportunidade de fornecer contributos para a preparação do novo quadro de
cooperação em matéria de educação e formação da UE para além de 2020. O Fórum
destaca também algumas das principais iniciativas da União Europeia que
impulsionam o futuro da educação e formação futuras, incluindo a aprendizagem
não formal e informal, em particular através do programa Erasmus.
As
temáticas centrais, tidas como questões-chave que a educação e a formação na
EU, até 2030, incluiram os desafios associados à demografia; inclusão e
cidadania; a mudança tecnológica e o futuro do trabalho; digitalização da
sociedade; preocupações ambientais; e investimentos, reformas e governança.
- DESTAQUE
World Development Report 2019 - The Changing Nature of Work, By the
World Bank https://lnkd.in/dhvwAVW
And about LifeLong Learning?----- Não é por acaso que o Capítulo 4 é entitulado CHAPTER 4 Lifelong learning.
fevereiro2019, Etelberto
Costa
20/7
A EU Conference elearninglisboa 2007 foi há 10 anos!
Sob os auspícios da Presidência Portuguesa da UE teve lugar em
Lisboa nos dias 15 e 16 de outubro de 2007 sob título “Delivering on the Lisbon
Agenda”. Não por acaso, porque logo depois o Tratado de Lisboa era assinado e
algumas das recomendações do Conference Proceedings foram seguidas pela
DGEAC da Comissão e pelos comissários europeue envolvidos. Esta Conferência foi
um marco na UE porque não teve lugar, nem antes nem depois dela, algo similar.
Os números impressionam ainda hoje: 1530 participantes (+ 2582 que a seguiram
via internet), dos quais 178 eram não nacionais, representando 32 Países. Teve
89 oradores e moderadores, dos quais 46 foram estrangeiros de 16 países
diferentes e 28 relatores (10 não
nacionais, sendo o coordenador alemão). Foi antecedida de 10 pré-conferências
em Portugal que envolveu 666 participantes. Teve um staff de 23 pessoas e 19 voluntários. Envolveu 9 intérpretes. Teve um comité técnico científico (presidido
por Roberto Carneiro), uma comissão de honra internacional e uma equipa de
observadores. Foi seu “chairman” Carlos Zorrinho (coordenava o Plano Tecnológico). Recebeu um
apoio financeiro substancial do QCAIII, da Reper, de 3 comissários europeus e 3
DG's e de algumas importantes e
significativas empresas
nacionais.«Learning will move to the workplace» afimava Marc Rosenberg e
não se enganou!...
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