Liderança: O cenário europeu da próxima década/3 FEVEREIRO, 2021/Lider magazine

 



https://lidermagazine.sapo.pt/lideranca-o-cenario-europeu-da-proxima-decada/

2020 foi um ano como nenhum outro nas últimas décadas. A Liderança não é o forte dos líderes europeus, embora se possa dar agora uma nota positiva à líder da Comissão Ursula von der Leyen. E, sabe-se, faltando bons exemplos é difícil fomentar campeões e líderes capazes e vencedores.

As decisões entraram, finalmente, em 2021 e cabe a Portugal, enquanto preside ao Conselho Europeu de líderes da UE, passar à ação (não por acaso o Lema da sua presidência é: “Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital”). As expetativas são elevadas porque vão arrancar: – a Agenda Europeia das Competências, o Espaço Europeu da Educação, o Plano de Ação para a Transição Digital (e para a Educação Digital), o Espaço Europeu da Investigação, o Green Deal Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência da UE e outras estratégias da UE que conheceremos a seu tempo. Circunscrevamo-nos aqui aos mais diretamente relacionados com a Liderança (E&F&A – Educação, Formação e Aprendizagem) porque há muitas outras iniciativas. Mas aquelas são as de bandeira!

Entre essas há referência a um novo programa de E&F&A, juventude e desporto, sucessor do atual Erasmus+ (mobilidade e circulação de talentos) a ser lançado em Portugal em junho (Costa, Janine. JL, 30dezembro2020). Esse programa, como os do Horizonte Europa (que visa liderar a inovação através da investigação apoiada pela UE) e do novo Espaço Europeu da Investigação e da Inovação (rumo à liderança digital) assumem a palavra-chave liderança (mundial, como utopia ao alcance de ambições perseverantes) e assentam num investimento relevante na Juventude (mas não só, quando se alinha com a estratégia para as startups e para a retoma da capacidade industrial).

O papel determinante da ALV

A ALV (Aprendizagem ao Longo da Vida) aparece no topo das preocupações sendo incorporada, sem esquecimentos, em todos os documentos dessas políticas europeias. At last! Porque, não só tem um potencial transformador a um nível ou num setor de educação, como existe em todas as formas – formal, não formal e informal – e em todos os níveis – desde a primeira infância até à idade adulta.

Aprender pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Neste sentido, a ALV – aprender “do berço à sepultura” – está no centro do debate sobre a concretização de sociedades sustentáveis e todos os setores da E&F&A devem ter voz nesse debate.

Algumas iniciativas prometedoras em Liderança:

  1. Quer ser líder, conhecer os atuais e antigos membros da União Europeia e viver e desfrutar de uma comunidade de amigos em #Brussels? Assim se anuncia o Programa Europeu de Liderança (ELP) a qual é um programa para jovens e entusiastas líderes da União Europeia.
  2. O novo programa @Eueic (Fundo que vai apoiar 42 #startups com 178 milhões de euros) foi lançado nos primeiros dias de 2021. São os primeiros investimentos diretos de capital próprio pela EC em startups.

3.
“… Para incrementar as oportunidades de liderança, quer no mundo financeiro, quer no mundo da tecnologia e do mercado digital, é preciso olhar para o momento, em que idades, é que os desafios de género começam a ser sentidos… É preciso combater os preconceitos sociais nesta matéria…” Cito Maria Luísa Aldim, CEO da VGD Consulting e Country Ambassador da EWPN (European Women Payments Network).

Sim, tanto para fazer! Ainda…

Agora, que a UE se entendeu sobre o substancial plano financeiro para retoma da visão de liderança mundial, que não se esqueça que tal é feito com pessoas e com pessoas trabalhando de forma colaborativa. Uma vez mais!


Por Etelberto Costa, EU LLLPlatform pool of experts

Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA