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Em quem confiar afinal? Whom can we trust at the end?

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  European Commission PEOPLE: - What source of information can they rely on? Who can they trust? Em quem podemos confiar, afinal?  (5) We do science for policy – Joint Research Centre - YouTube  (video lançado em  1205 visualizações 17/10/202) The JRC in Seville (Spain)(The JRC site in Seville works closely with sister services of the European Commission to provide socio-economic and techno-economic support for the conception, development, implementation and monitoring of EU policies.) Em 2007, aquando da realização da IV Conferência europeia de eLearning em Lisboa  tive o meu primeiro contacto com o JRC de sevilha/  ( Established in 1994) Producing skills and competence frameworks covered by Europe 2020 and the New Skills Agenda. Such as DigComp, EntreComp, DigCompEdu, DigCompOrg). Pela mão de Roberto Carneiro e com o seu entusiasta apoio à realização de uma tal conferência. Também do deputado Carlos Zorrinho, então a chefiar um departamento novo criado pelo governo para o primeiro

REIGNATE!-REINICIAR e a história de vida

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  REINICIAR  Este meu blogue estava "Congelado" desde 13 fevereiro 2014.  No dia 08 de junho de 2022 reagi ao carrego! De lá para cá fui recuperando muitos textos, artigos, intervenções, opiniões, etc que tinha nos meus arquivos.  São muitos ou são poucos? E têm qualidade? Bom, acima de tudo, registam um pensamento sistémico, sustentado na ação e no fazer,  sobre as questões da E/F/A (Educação/Formação/Aprendizagem). Foram 10 anos consequentes e dedicados. São a pegada desses 10 anos de percurso de vida. Antes de 2014 também lá estão. EN - This blog of mine was "Frozen" since 13 februart 2014.  On June 08, 2022 I reacted to the load! Since then I have been recovering many texts, articles, interventions, opinions, etc. that I had in my archives.  Are they too many or too few? And do they have quality? Well, above all, they register a systemic thinking, based on action and doing, on the issues of E/T/L (Education/Training/Learning). It has been a consequential and ded

Declaração de Alexandria “ Por uma Aprendizagem ao Longo da Vida em Saúde" - March 9, 2023

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  Declaration of Alexandria “For Lifelong Education in Health" Vamos transformar a aprendizagem ao longo da vida em algo de importância crítica, com o mesmo reconhecimento social e institucional que a aprendizagem formal, uma vez que pode ser a ferramenta social que falta para reverter a evolução de um planeta que definha e piora a cada dia. VIIth Forum for Lifelong Learning, centered on Health Education, it was promoted by CMAtlv and Senghor University, under the aegis of UNESCO and the Council of Europe, which has been held over the last 3 days, of the conclusions which are presented here 23859c_3b24a366b749476b9e4114cbe62bf0f1.pdf (cmatlv.org) As a member of this world committee for health education I participate actively in the design of the declaration. Declaración de Alejandría "Por una educación permanente en salud" El 9 de marzo de 2023, en esta ciudad de Alejandría, Egipto, una de las cunas de la cultura occidental y un lugar donde la atención política se

Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de Escola Naval -almirante campos rodrigues

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Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de EN-  Este número destaca muitas "estórias" e muita "vinha vindimada" por este Curso (almirante Campos rodrigues 1971/75) na Marinha Portuguesa. Tem um arquivo extraordinário de fotos e imagens, cada uma delas transpondo uma história. O próprio curso (salvé Reis Feranandes, meu "penico" de máquinas) criou e cativou um acervo de fotos extaroridinário que colocou em google fotos. O curso de Escola Naval que incorporei (1971-75) foi sui-generis, não só porque foi atravessado pela revolução do 25A, mas muito pelo que se passou naquele tempo e seguintes (eu saí, lembro, em 1999 já com mais de 27 anos de serviço ativo). Iniciou com 81 "maçaricos" e terminou com 26. Tantos a começar e poucos a acabar. Situem-se no contexto da época. À entrada (1971) o País de Caetano (ainda salazarento) incorporava o mais que podia nas FA's para ter "carne para canh

O EXAME....Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) «Mas há ainda um outro problema- refiro-me ao EXAME»(pag.159) "Não é segredo para ninguém que muito do nosso ensino se vai perigosamente restringindo, mais e mais, à preparação para essa prova final. E não é segredo também que, embora a todos repugne ceitar que assim seja e todos se esforcem, com podem e até onde epodem, por evitá-lo, todos acabam (acabamos) com maior ou menor relutâmcia e resistência, por ceder a essa tão pouco desejável realidade pedagógica".  E, mais adinate )pág. 206) escreve: " Os exames são o mal? Não, não são o mal, mas um mal-talvez inevitável enquanto tudo não mudar-, que, de todos os quadrantes, se denuncia a perigosa cegueira de um médico que quisesse combaaer uma epidemia de tifo ou qualquer outra com comprimidos de aspirina". Nos nossos dias a avaliação, formativa e contínua, tomou conta de muitas atividades de ensino pelos professores mas a preversidade da nota e do exame final ou do perí

O Ensino ESTÁ MAL....EXIGE TEMPO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) O Ensino ESTÁ MAL.... "Criticar não será construir., mas é, sem dúvida, ajudar a construir. E sonhar, ainda mais". (pag 141) EXIGE TEMPO.... "neste domínio, pelo menos, não se dirá que Rousseau perdeu atualidade: «ousarei expor aqui a maior de todas, a mais importante, a mais útil regra de educação?» (Rousseau em « Emile »). Respondendo em seguida: «não é ganhar tempo, mas a perdê-lo». Tempo-volto hoje a dizer (Dionísio escreve a pág. 154/5) para a conversação, tempo para a LEITURA, correta e expressiva (e não apara aquele mecânico gaguejar de palavras mortas (ai, os «achistas» ai, ai!, escrevo eu), só útil, feitas as contas, para justificar uma nota), tempo para a recitação e para a utílissima preparação (e não para aquela prova de memória, rapidamente executada em frio cumprimento duma rubrica de programa) , tempo para trabalhos escritos, sim, mão só fecundos se executados, vistos e corrigidos com a necessária lentidão, te

Reforma da EDUCAÇÃO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

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  Referenciando a partir de 1956 já Mário Dionísio escrevera (O Quê? professor?! (2001, p. 78).: "Ninguém se recusa, a começar pelos ministros da educação dos vários países, a confirmar acrise do ensino. Mais ou menos em todo o mundo se fala da Reforma da educação, da excessiva extensão dos programas, dos métodos antiquados que é preciso substituir, de preparação pedagógica, de doutores a mais (tese muito em voga) e de técnicos a menos". REFORMA da educação. https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/registo?1918735 Depois de muitos anos a pugnar por tal e com sucessivos ministros e governantes nacionais (lembrar aqui a tirada de António Guterres com a educação como desígnio nacional) e europeus, também asiáticos e africanos, creio que é de reconhecer que alguém (eu também) espera que surja um reformador aceite e que lidere essa Reforma. Porventura encaminhemo-nos para que ela (a Reforma) seja repassada para a IA, por meio de um qualquer messiânico instrumento quejand