REIGNATE!-REINICIAR e a história de vida


 


REINICIAR 

Este meu blogue estava "Congelado" desde 13 fevereiro 2014. 

No dia 08 de junho de 2022 reagi ao carrego!

De lá para cá fui recuperando muitos textos, artigos, intervenções, opiniões, etc que tinha nos meus arquivos.  São muitos ou são poucos? E têm qualidade? Bom, acima de tudo, registam um pensamento sistémico, sustentado na ação e no fazer,  sobre as questões da E/F/A (Educação/Formação/Aprendizagem). Foram 10 anos consequentes e dedicados. São a pegada desses 10 anos de percurso de vida. Antes de 2014 também lá estão.

EN - This blog of mine was "Frozen" since 13 februart 2014. 

On June 08, 2022 I reacted to the load!

Since then I have been recovering many texts, articles, interventions, opinions, etc. that I had in my archives.  Are they too many or too few? And do they have quality? Well, above all, they register a systemic thinking, based on action and doing, on the issues of E/T/L (Education/Training/Learning). It has been a consequential and dedicated 10 years. They are the footprint of these 10 years of my life. Before 2014 they are till there.

FR - Ce blog était « Congelé » depuis le 13 février2014. 

Le 08 juin 2022, j’ai réagi à la charge!

Depuis, j’ai récupéré de nombreux textes, articles, interventions, opinions, etc. que j’avais dans mes archives.  Sont-ils trop nombreux ou trop peu? Et ont-ils de la qualité? Eh bien, surtout, ils enregistrent une pensée systémique, basée sur l’action et le faire, sur les questions de E/F/A (Education/Formation/Apprentissage). Cela a été une conséquence et dévouée de 10 ans. Ils sont l’empreinte de ces 10 années de ma vie.  Avant 2014 ils sont lá  aussi.

SP _ Este blog mío era "Frozen" desde el 13 febrero de 2014. 

¡El 08 de junio de 2022 reaccioné a la carga!

Desde entonces he ido recuperando muchos textos, artículos, intervenciones, opiniones, etc. que tenía en mis archivos.  ¿Son demasiados o muy pocos? ¿Y tienen calidad? Pues, sobre todo, registran un pensamiento sistémico, basado en la acción y el hacer, sobre los temas de E/F/A (Educación/Formación/Aprendizaje). Han sido 10 años consecuentes y dedicados. Son la huella de estos 10 años de mi vida. Antes de 2014 los encontras también. 

Saído da Marinha Portuguesa em 1999, trazia uma sustentação teórica e prática bem alicerçada, pois dedicara os últimos 6 anos a uma atividade intensa, criativa e de paixão na E/F/A. Foi essa paixão e dedicação que transportei para a sociedade civil. Quer na Formação de Formadores (a Marinha fora pioneira na criação do primeiro curso de preparação de instrutores, em 1976, bebendo na fonte da USNavy) e porque dirigira a sua escola de Tecnologia de Educação e Formação/Treino e onde integrara o núcleo de instalação da AST - abordagem sistémica à formação/treino (também recolhida da USNavy) e do ensino a distância  na base da criação do CNED- centro naval de ensino a distância. 

EN - Leaving the Portuguese Navy in 1999, i brought a well-founded theoretical and practical support, as i had dedicated the last 6 years to an intense, creative and passionate activity in the E/T/L field. It was this passion and dedication that I brought to civil society. Both in the Training of Trainers (the Navy had pioneered the creation of the first instructor preparation course, in 1976, drinking from the fountain of USNavy) and because i had leaded  its school of  Education and Training Technology and where i was part of the core installation of AST - systems approach to training (also collected from USNavy) and distance learning on the basis of the creation of CNED - naval center for distance learning. 

FR - Quittant la marine portugaise en 1999,  j'ai apporté un soutien théorique et pratique bien fondé, car j'ai avait consacré les 6 dernières années à une activité intense, créative et passionnée à l' E / F / A. C’est cette passion et ce dévouement que j’ai apportés à la société civile. Tant dans la formation des formateurs (la Marine avait été pionnière dans la création du premier cours de préparation des instructeurs, en 1976, en buvant à la fontaine de l’USNavy) et parce que j' avait dirigé son école de Technology  de l' Éducation et Formation et où j' a aussi fait partie de l’installation de base d’AST - approche systémique de la formation  (également collectée auprès de USNavy) et de l’apprentissage à distance sur la base de la création du CNED - centre naval d’apprentissage à distance.  

SP - Al dejar la Armada portuguesa en 1999, aporté un apoyo teórico y práctico bien fundamentado, ya que había dedicado los últimos 6 años a una actividad intensa, creativa y apasionada en la E/F/A. Fue esta pasión y dedicación la que aporté a la sociedad civil. Tanto en la Formación de Instructores (la Armada había sido pionera en la creación del primer curso de preparación de instructores, en 1976, bebiendo de la fuente de USNavy) como porque había dirigido su escuela de Educación y Capacitación/Tecnología de Capacitación y donde formó parte de la instalación central de AST - enfoque sistémico para la capacitación  (también recopilado de USNavy) y el aprendizaje a distancia sobre la base de la creación de CNED - Centro Naval para el Aprendizaje a Distancia. 

Daí, não ser, por acaso ter integrado ao sair da Marinha a génese da criação da primeira grande empresa de eLearning em Portugal, a Academia Global, e a sua extensão no Brasil/S.Paulo. Foi entre 2000 e 2022, após uma breve, mas significativa passagem pela Psicoforma como Diretor.

EN - Hence, it is not by chance that when i left the Navy, i made part of the genesis of the creation of the first major eLearning company in Portugal, Academia Global, and its extension in Brazil/S.Paulo. It was between 2000 and 2022, after a brief but significant stint at Psicoforma as Director.

FR - Ce n’est donc pas un hasard si, lorsque j'ai  quitté la marine, j'ai participé à la création de la première grande entreprise de eLearning au Portugal, Academia Global, et de son extension au Brésil/S.Paulo. C’était entre 2000 et 2022, après un bref, mais significatif, passage chez Psicoforma en tant que directeur.

SP -Por lo tanto, no es casualidad que cuando dejó la Marina, haya sido parte de la génesis de la creación de la primera gran empresa de eLearning en Portugal, Academia Global, y su extensión en Brasil/S.Paulo. Fue entre 2000 y 2022, tras un breve pero significativo paso por Psicoforma como Director.

Após 2002, passei a ser autónomo e independente, como consultor de E/F/A, mas, principalmente como Formador e Professor e perseguidor dos projetos europeus co-financiados. Trabalhei em alguns com uma clara ideia de que na internacionalização europeia estaria a ajuda para o setor da E/F/A , em Portugal, evoluir.

EN - After 2002, I became autonomous and independent, as an E/T/L consultant, but above all as a trainer and teacher and pursuing co-financed European projects. I worked on some of them with the clear idea that European internationalisation would help the E/F/A sector in Portugal to evolve.

FR - Après 2002, je suis devenu autonome et indépendant, en tant que consultant de E/F/A, mais surtout en tant que formateur et enseignant et poursuivant les projets européens cofinancés. J’ai travaillé sur certains d’entre eux avec l’idée claire que l’internationalisation européenne aiderait le secteur E/F/A au Portugal à évoluer.

SP - A partir de 2002, me volví autónomo e independiente, como consultor E/F/A, pero sobre todo como formador y profesor y persiguiendo proyectos europeos cofinanciados. Trabajé en algunos de ellos con la idea clara de que la internacionalización europea ayudaría a evolucionar el sector E/F/A en Portugal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembro a magnifica equipa de Formação de Formadores com Ester Serrano e Fernando Cabecinha (a espaços com Costa Dantas) que formou/certificou para cima de 2000 formadores no País. Estive na génese, naturalmente, dos cursos de Formação de Formadores em b-Learning no IEFP, e em algumas outras empresas.

EN - I remember the magnificent Trainers Training team with Ester Serrano and Fernando Cabecinha (with Costa Dantas for spaces) that trained(certified over 2000 trainers in the country. I was at the genesis, of course, of the Training of Trainers courses in b-Learning at IEFP , and in some other companies.

Je me souviens de la magnifique équipe de formation des formateurs avec Ester Serrano et Fernando Cabecinha (avec Costa Dantas au spaces) qui a formé/certifié plus de 2000 formateurs dans le pays. J’ai été à la genèse, bien sûr, des cours de formation des formateurs en b-learning à l’IEFP, et dans quelques autres entreprises.

Recuerdo el magnífico equipo de capacitácion de formadores con Ester Serrano y Fernando Cabecinha (con Costa Dantas a espazos) que formó/certifico a más de 2000 entrenadores en el país. Estuve en la génesis, por supuesto, de los cursos de Formación de Formadores en b-Learning en el IEFP, y en algunas otras empresas.

E os muitos projetos co-financiados que integrei, mas acima de tudo avaliei, com consultor externo na AIP/COPRAI. Ali tive um dos momentos mais emotivos e criativos, vivenciados com a liderança/coordenação da IV conferência europeia de eLearning (eLearningLisboa2007) e logo em seguida o Creative Learning em 2009. ( In October 2007 he coordinated a partnership for the production of the www.elearninglisboa.com. For the EU Presidency as the EU eLearning Conference and in 2009 the www.creativelearningconference.com for the AECI - European year of creativity and innovation).

EN - And the many co-financed projects that I have integrated, but above all evaluated, as an external consultant at AIP/COPRAI. There, I had one of the most emotional and creative moments experienced with the leadership/coordination of the IV European eLearning Conference and the  Creative Learning international conference in 2009.

FR - Et les nombreux projets cofinancés que j’ai intégrés, mais surtout évalués, avec un consultant externe chez AIP/COPRAI. Là, j’ai vécu l’un des moments les plus émouvants et créatifs avec le leadership / coordination de la IVe Conférence européenne eLearning et, tout de suit, la conférence international  Creative Learning 2009

SP - Y los muchos proyectos cofinanciados que he integrado, pero sobre todo evaluado, como consultor externo en AIP/COPRAI. Allí viví uno de los momentos más emotivos y creativos vividos con el liderazgo/coordinación de la IV European eLearning Conference 2007 e, logo pronto la conferencia internacional  Creative Learning  2009

Dos projetos co-financiados respingo alguns que coordenei (também fui avaliador externo convidado em dois outros):

EN - Of the co-financed projects, I highlight some that I coordinated (I was also a guest external evaluator in two others):

FR - Parmi les projets cofinancés, j’en souligne quelques-uns que j’ai coordonnés (j’ai également été évaluateur externe invité dans deux autres):

SP - De los proyectos cofinanciados, destaco algunos que coordiné (también fui evaluador externo invitado en otros dos):

»E-Veste - Formação à Distância para o Sector do Vestuário (2003-2006) - iniciativa EQUAL

» Project GREAT - YouTube (APG-2011///2014-16)

(This is the Official YouTube Channel of Project GREAT - Game Based Research in Education and Action Training. An EU funded project created by APG - Portuguese People Management Association in association with an international partnership. (In 2013 september, organized the Games&TEL International Conference at Iscte-iul.Lisboa. (www.greatconference.eu)

Na circunstância, dos 12 anos dedicados à APG, primeiro como Presidente do seu núcleo de Formadores&Coaches e depois com VPresidente por dois mandatos, saindo em 2016.

EN _ In the circumstance, of the 12 years dedicated to APG, first as President of its nucleus of Trainers & Coaches and then as VPresident for two terms, leaving in 2016.

FR _ Dans les circonstances, des 12 années consacrées à APG, d’abord en tant que Président de son noyau de Formateurs & Coachs puis en tant que VPrésident pour deux mandats, quittant en 2016.

SP - En la circunstancia de los 12 años dedicados a APG, primero como Presidente de su núcleo de Entrenadores y Coaches y luego como VPresidente durante dos mandatos, dejando la marcha en 2016.

» Co-funded by the Lifelong Learning Programme, the Lifelong Learning Hub – LLL-HUB project (2013-2016), aimed at fostering a shared meaning of LLL across Europe by encouraging cross-sectoral cooperation and dialogue at national level on the European agenda. (lll-hub.eu) & lifelong learning hub - search results | Facebook

» Projeto Oportunidade 2020
Seminário de lançamento (file446_pt.pdf (apg.pt) 17 de setembro 2012 - 14h00 Representação da Comissão Europeia - REPCOM Largo Jean Monnet, nº 1, 1269-068 Lisboa Coordenação: Etelberto Costa (APG) 
Oportunidade2020 | SlideShare - Este projecto enquadra-se no Programa de Comunicação do CIEJD - Centro de Informação Europeia Jacques Delors e visa informar, pelo menos, 50.000 cidadãos da Estratégia UE 2020.

Em 2012, fruto da experiência europeia consolidada, advogo a plataforma europeia para a ALV_Aprendizagem ao Longo da Vida,  de que sou seu Vice Presidente eleito - EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu now LLp-http://lllplatform.eu/) em Bruxelas  Home - Lifelong Learning Platform | LLLP (lllplatform.eu). Hoje em dia é a muito bem estruturada plataforma europeia  funcionando como lobby e parceiro europeu integrando o comité social europeu.

EN - In 2012, as a result of the consolidated European experience, I advocated the European Platform for Lifelong LLL_Lifelong Learning platform, of which I was its Vice-President-elect - EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu now LLp-http://lllplatform.eu/) in Brussels. Home - Lifelong Learning Platform | LLLP (lllplatform.eu). Nowadays it is the very well-structured European platform, functioning as a European lobby and partner, integrating the European Social Committee.

FR- En 2012, à la suite de l’expérience européenne consolidée, j’ai plaité en faveur de la plateforme européenne pour l’ALV_Aprentissage tout au long de la vie, dont je viendrais son vice-président élu - EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu maintenant LLp-http://lllplatform.eu/) à Bruxelles Accueil - Plateforme pour l’éducation et la formation tout au long de la vie | LLLP (lllplatform.eu). Aujourd’hui, c’est la plateforme européenne très bien structurée, fonctionnant comme un lobby et un partenaire européen, intégrant le Comité social européen.

SP - En 2012, como resultado de la consolidada experiencia europea, defendí la Plataforma Europea para el ALV_Aprendizagem à lo largo de la vida, de la que fui su Vicepresidente electo - EUCIS LLL (www.eucis-lll.eu ahora LLp-http://lllplatform.eu/) en Bruselas Inicio - Plataforma de Aprendizaje Permanente | LLLP (lllplatform.eu). Hoy en día es la plataforma europea muy bien estructurada, que funciona como un grupo de presión y un socio europeo, integrando al Comité Social Europeo.

A convite da ANQEP sou embaixador para a Epale - plataforma europeia para a educação de adultos (2017-2020) e muito gostosamente integro o conselho estratégico da Futurália entre 2014 e 2020. 

EN - At the invitation of ANQEP, I was its  ambassador of Epale - European Platform for Adult Education (2017-2020) and I was very happy to be part of the strategic board of Futurália between 2014 and 2020.

FR - À l’invitation de l’ANQEP, je suis son ambassadeur d’Epale - plateforme européenne pour l’éducation des adultes (2017-2020) et je suis très heureuse de faire partie du conseil stratégique de Futurália entre 2014 et 2020. 

SP - Por invitación de ANQEP, fuy embajador de Epale - Plataforma Europea de Educación de Adultos (2017-2020) y estoy muy content de tener formado parte del consejo estratégico de Futurália entre 2014 y 2020. 

Ainda em 2019, a título excepcional, já que decidira retirar-me do ativo, integro o movimento  de emergência nas aprendizagens em ead , com o advento da doença da COVID19, entre 2019 e 2022, integrando a plataforma Blogue | Ensinar a distância (eagoraead.wixsite.com).

EN - Still in 2019, exceptionally, since I had decided to retire from work, I joined the emergency movement in distance learning, with the advent of the COVID19 disease, between 2019 and 2022, integrating the platform Blog | Distance learning (eagoraead.wixsite.com).

FR - Toujours en 2019, exceptionnellement, puisque j’avais décidé de prendre ma retraite du travail, j’ai rejoint le mouvement d’urgence en enseignement à distance, avec l’avènement de la maladie COVID19, entre 2019 et 2022, intégrant la plateforme Blog | Enseignement à distance (eagoraead.wixsite.com).

SP - También en 2019, de manera excepcional, desde que había decidido retirarme del trabajo, me uní al movimiento de emergencia en la educación a distancia, con la llegada de la enfermedad COVID19, entre 2019 y 2022, integrando la plataforma Blog | Educación a distancia (eagoraead.wixsite.com).

E, muito recentemente um apelo (derradeiro) para integrar o grupo de trabalho  do CMAtlv - health education group - Comité Mondial pour l’apprentissage tout au long de la vie- CMAtlv que leva à declaração de Alexandria 23859c_3b24a366b749476b9e4114cbe62bf0f1.pdf (cmatlv.org)
“For Lifelong Education in Health”

EN - And, very recently, a (final) appeal to join the working group of the CMAtlv - health education group - Comité Mondial pour l'apprentissage tout au long de la vie-https://en.cmatlv.org/ which leads to the Alexandria (23859c_3b24a366b749476b9e4114cbe62bf0f1.pdf ) declaration (cmatlv.org)
"For Lifelong Education in Health"

FR - Et, très récemment, un appel (final) à rejoindre le groupe de travail du CMAtlv - Comité Mondial pour l’apprentissage tout au long de la vie-https://en.cmatlv.org/ qui aboutit à la déclaration d’Alexandrie (23859c_3b24a366b749476b9e4114cbe62bf0f1.pdf) (cmatlv.org)
« Pour l’éducation tout au long de la vie dans le domaine de la santé »

SP- Y, muy recientemente, un llamamiento (final) para unirse al grupo de trabajo del CMAtlv - grupo de educación para la salud - Comité Mondial pour l'apprentissage tout au long de la vie-https://en.cmatlv.org/ que desemboca en la declaración de (23859c_3b24a366b749476b9e4114cbe62bf0f1.pdf) de Alejandría (cmatlv.org)
"Por la educación para la salud a lo largo de toda la vida"

Agora é este blogue que vos deixo.... 
EN - Now it's this blog that I leave you.... 
FR - Maintenant c’est ce blog que je vous laisse.... 
SP - Ahora es este blog el que os dejo.... 


Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA