Posts

ENSINAR A DISTÂNCIA - comunidade aberta e inclusiva de apoio à transição para a educação online

Image
  Durante a pandemia (finais de 2019 a setembro2022), entre março e outubro de 2020, houve uma iniciativa de comunidade cientifica envolvendo também alguns atores internacionais, de influenciar, com a sua experiência e conhecimento, o rumo da aprendizagem a distância em emergência, já que as Escolas fecharam e alunos e professores encontraram soluções para desbloquear a situação  O emu contributo foi de 25 textos, informações, dados entre outros. - Comunidade Aberta e Inclusiva de Apoio à Transição Para a Educação Online #eagoraead -  Iniciativa da comunidade científica de EAd https://eagoraead.wixsite.com/ensinaradistancia

Saudável e prestável! “estória” de um navegador nas batalhas da Covid19

Image
PRAÇA DAS REDES JORNALISMO CIDADÃO | REDES E COMUNIDADES RAÇA DAS REDES As escolas (em sentido lato) vão fechar! Foi logo a 12 de março 2020 que se percebeu o movimento premonitório de muitos pais e agentes do conhecimento (que não só professores e formadores). Prolongou-se afinal por mais de 60 dias e ainda hoje, chegados a junho, se está numa de, sim, mas talvez.... Escrevo que agora cada um deve assumir o patamar de risco em que quer estar....numa iniciativa de massas ou numa reunião de 6 pessoas. Há para todos os gostos! Numa posição profissional privilegiada, porque sem compromissos ou agendas e livre para me dedicar ao que gosto, optei pelo saudável e prestável! Já que tinha ficado confinado e estou no limiar da idade de “pessoa de risco” a prioridade pessoal e familiar era óbvia: ficar saudável. Nesse pressuposto poderia ser prestável ao movimento que se iria gerar, naturalmente, de manter a aprendizagem possível. O primeiro passo foi bem percebido por todos/as: abrir c

Inquietações nas prioridades E&F&A da Presidência portuguesa

Image
  " Portugal vai trabalhar por uma União Europeia mais resiliente, social, verde, digital e global. As prioridades específicas da Presidência portuguesa estão alinhadas com a  agenda estratégica da UE , o  programa para 18 meses  do trio de Presidências 2020/2021 e o  programa de trabalho da Comissão 2021 " Publicado no JL/DEZ20-JAN21 por Inquietações Pedagógicas A Educação (em sentido lato, embora privilegie o uso de ALV(A)-aprendizagem ao longo da vida) é a grande ausente do EU Recovery Plan ? Pois, de certa forma, podemos confirmar. Graças a um compromisso alcançado no mês de novembro p.p. entre o PE e o Conselho Europeus, será maior o número de jovens - não sabemos qual vai ser o Futuro, mas sabemos quem o vai Fazer-, europeus a poder beneficiar de uma educação e formação de qualidade; a área da investigação e inovação terá mais recursos financeiros; o setor da formação profissional está bem suportado e financiado. Mas é pouco, ainda, muito pouco para o fu

APRENDER: aprendizagem em formato digital

Image
  "A aprendizagem institui-se como um processo de descoberta., alimentado pela curiosidade inerente à pessoa humana. Deste ponto de vista se pode construir uma crítica radical ao ensino entendido como um processo de adestramento para fazer face às "ratoeiras" dos exames". DIONÍSIO, Mário. O quê? Professor?! .2018 Achada (p.11) Nos últimos anos, foram produzidos vários instrumentos normativos,   (o Governo ultima o Acordo Estratégico sobre Formação Profissional em q ue s e prevê, entre outras medidas, melhorar o regime jurídico de  enquadramento da formação profissional, nomeadamente, . ..,  " desencadear    uma revisão e atualização da regulamentação aplicável, em articulação com    os Parceiros Sociais". (Gabinete Sec. Est. Adj. Trabalho e Formação   Profissional - Abril 2021).   Alguns daqueles instrumentos foram (são) produzidos em colaboração com a Unesco; a CE/UE; OCDE; CEDEFOP; e outros. Muitos com recomendações pertinentes na procura, até agora pou

PRRP: Apenas 6 anos para gastar o dinheiro! (2026!)

Image
  Encontrei alguma lacuna ou área esquecida ao longo das 147 paginas deste PRRP 1 ? Não! Parece que a sistémica foi muito bem conseguida (refiro-me a um genérico enquanto observador comprometido e que apenas pode alvitrar algo (pouco) em questões de E&F&A 2 ) Estão ali vertidas muitas das ideias e objetivos, metas que vêm sendo sucessivamente adiados nestes anos.... Beautiful....E sta é a parte em que somos muito bons. Quando se passar à ação aí... Em múltiplos eventos, discussões, reflexões, etc e tal, o que se ouve mais é:  temos aqui uma oportunidade única! Ora o PR RP tem no âmbito social um foco bem definido: - Inclusão; igualdade de  género; combate à pobreza; mulheres; igualdade e não discriminação e até o desígnio de “habitação para todos” para se cumprir, finalmente, a promessa de abril. É, pois, relevante que as Pessoas e os operadores tenham sempre presente que não bastará atingir Resultados, é crucial consegui-lo para que no final sejamos melhor sociedade. Confor

Liderança na Europa – pela força do euro!

Image
  (produzido para a Revista Lider em março2021) O Cenário europeu da próxima década 2020 tem sido um ano como nenhum outro nas últimas décadas. A Liderança não é o forte dos lideres europeus, embora se possa dar agora uma nota positiva à Lider da Comissão Ursula von der Leyen. E, sabe-se, faltando bons exemplo é difícil fomentar campeões e lideres capazes e vencedores. As decisões entraram, finalmente, em 2021 e cabe a Portugal, enquanto preside ao Conselho Europeu de lideres da UE, passar à ação (não por acaso o Lema da sua presidência é: “ Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital” ). As expetativas são elevadas porque vão arrancar: - a Agenda Europeia das Competências, o Espaço Europeu da Educação, o Plano de Ação para a Transição Digital (e para a Educação Digital), o Espaço Europeu da Investigação, o Green Deal Europeu, o Plano de Recuperação e Resiliência da UE e outras estratégias da UE que conheceremos a seu tempo. Circunscrevemo-nos aqui aos mais diret

Competências não são eternas! A Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), SIM.

Image
  ( ADAPTAÇÃO DO TEXTO (original) publicado na EPALE-plataforma europeia a pedido da LLLPlatform-suplemento Aprender magazine da Revista Lider de junho2022)   Relatórios e documentos oficiais (e não oficiais) que pedem uma mudança na Educação estão a aumentar e a ser consensuais. E de há alguns anos para cá! Importa minimizar a perda do tempo futuro. "O relatório ensina uma coisa: temos de tomar medidas urgentes para mudar de rumo, porque o futuro das pessoas depende do futuro do planeta, e ambas estão em risco. O relatório propõe um novo contrato social para a educação – que visa reconstruir as nossas relações uns com os outros, com o planeta e com a tecnologia" . ( Audrey Azoulay/Director-General of UNESCO – p.6) . ( Reimagining our futures together: a new social contract for education (186 pages-edited end of 2021-UNESCO: Corporate author: International Commission on the Futures of Education ) Neste relatório da Comissão Internacional para os Futuros da Educação da