Posts

Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de Escola Naval -almirante campos rodrigues

Image
Anais do Clube Militar Naval 2º semestre 2022 - Comemorativo do 50º Aniversário do nosso curso de EN-  Este número destaca muitas "estórias" e muita "vinha vindimada" por este Curso (almirante Campos rodrigues 1971/75) na Marinha Portuguesa. Tem um arquivo extraordinário de fotos e imagens, cada uma delas transpondo uma história. O próprio curso (salvé Reis Feranandes, meu "penico" de máquinas) criou e cativou um acervo de fotos extaroridinário que colocou em google fotos. O curso de Escola Naval que incorporei (1971-75) foi sui-generis, não só porque foi atravessado pela revolução do 25A, mas muito pelo que se passou naquele tempo e seguintes (eu saí, lembro, em 1999 já com mais de 27 anos de serviço ativo). Iniciou com 81 "maçaricos" e terminou com 26. Tantos a começar e poucos a acabar. Situem-se no contexto da época. À entrada (1971) o País de Caetano (ainda salazarento) incorporava o mais que podia nas FA's para ter "carne para canh

O EXAME....Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

Image
  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) «Mas há ainda um outro problema- refiro-me ao EXAME»(pag.159) "Não é segredo para ninguém que muito do nosso ensino se vai perigosamente restringindo, mais e mais, à preparação para essa prova final. E não é segredo também que, embora a todos repugne ceitar que assim seja e todos se esforcem, com podem e até onde epodem, por evitá-lo, todos acabam (acabamos) com maior ou menor relutâmcia e resistência, por ceder a essa tão pouco desejável realidade pedagógica".  E, mais adinate )pág. 206) escreve: " Os exames são o mal? Não, não são o mal, mas um mal-talvez inevitável enquanto tudo não mudar-, que, de todos os quadrantes, se denuncia a perigosa cegueira de um médico que quisesse combaaer uma epidemia de tifo ou qualquer outra com comprimidos de aspirina". Nos nossos dias a avaliação, formativa e contínua, tomou conta de muitas atividades de ensino pelos professores mas a preversidade da nota e do exame final ou do perí

O Ensino ESTÁ MAL....EXIGE TEMPO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

Image
  BNP - O quê? professor?! (bnportugal.gov.pt) O Ensino ESTÁ MAL.... "Criticar não será construir., mas é, sem dúvida, ajudar a construir. E sonhar, ainda mais". (pag 141) EXIGE TEMPO.... "neste domínio, pelo menos, não se dirá que Rousseau perdeu atualidade: «ousarei expor aqui a maior de todas, a mais importante, a mais útil regra de educação?» (Rousseau em « Emile »). Respondendo em seguida: «não é ganhar tempo, mas a perdê-lo». Tempo-volto hoje a dizer (Dionísio escreve a pág. 154/5) para a conversação, tempo para a LEITURA, correta e expressiva (e não apara aquele mecânico gaguejar de palavras mortas (ai, os «achistas» ai, ai!, escrevo eu), só útil, feitas as contas, para justificar uma nota), tempo para a recitação e para a utílissima preparação (e não para aquela prova de memória, rapidamente executada em frio cumprimento duma rubrica de programa) , tempo para trabalhos escritos, sim, mão só fecundos se executados, vistos e corrigidos com a necessária lentidão, te

Reforma da EDUCAÇÃO. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001)

Image
  Referenciando a partir de 1956 já Mário Dionísio escrevera (O Quê? professor?! (2001, p. 78).: "Ninguém se recusa, a começar pelos ministros da educação dos vários países, a confirmar acrise do ensino. Mais ou menos em todo o mundo se fala da Reforma da educação, da excessiva extensão dos programas, dos métodos antiquados que é preciso substituir, de preparação pedagógica, de doutores a mais (tese muito em voga) e de técnicos a menos". REFORMA da educação. https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/registo?1918735 Depois de muitos anos a pugnar por tal e com sucessivos ministros e governantes nacionais (lembrar aqui a tirada de António Guterres com a educação como desígnio nacional) e europeus, também asiáticos e africanos, creio que é de reconhecer que alguém (eu também) espera que surja um reformador aceite e que lidere essa Reforma. Porventura encaminhemo-nos para que ela (a Reforma) seja repassada para a IA, por meio de um qualquer messiânico instrumento quejand

Recordatória do Livro, editado em 2014 na Amazon, "FORMAÇÃO OU APRENDIZAGEM?: MUDANÇA DE PARADIGMA"

Image
  10/02/2015 -   14:30  -  15:30 www.forma-te.com Nº de participantes:  100 http://www.forma-te.com/em-foco/webinar-formacao-ou-aprendizagem-mudanca-de-paradigma WEBINAR: "FORMAÇÃO OU APRENDIZAGEM?: MUDANÇA DE PARADIGMA" Webinar:  "Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma" , com  Etelberto Costa  e  Maria José Sousa . Assista ao vídeo, via youtube. ACESSO webinar: O Livro, editado em novenbro 2014,  pode ser adquirido na Amazon  em  Formação ou aprendizagem?: Mudança de paradigma | Amazon.com.br "  A mudança de paradigma da Educação/Formação para Aprendizagem não é fácil nem óbvia. Quando se usa a terminologia angla saxónica de "Learning" tudo parece compreensível, mas quando aplicamos - aprendizagem - a situação é muito diferente e mais complexa. O que tentamos expor neste livro é que o conceito de aprendizagem ao longo da vida se tornou aceitável pela generalidade dos agentes de conhecimento, a nível nacional e europeu".

Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19

Image
   UNESCO Institute  for Information Technologies in Education Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19  Título original: Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption:The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 OutbreaK Esta tradução e adpatação para a lìngua portuguesa foi de minha iniciativa e resultou da autorização para a tradução feita a pedido à Unesco que na emergência da Covid19 fez sair esta publicação.  e teve o apoio e colaboração de uma vasta equipa de voluntários, em especial do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar, da Rede de Bibliotecas Escolares, Ministério da Educação, do InovLabs e da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. - Ana Paula Afonso, LE@D, Universidade Aberta Anícia

A REFORMA veio em julho de 2021

Image
  ALV/LLL-Aprendizagem ao Longo da Vida/Lifelong Learning (AST) (east-etelberto.blogspot.com) Em Julho de 2021 assumi a retirada de atividades profissionais.  Tal havia começado de forma gradual a partir de 2019 por coincidência (ou não) com a pandemia da doença covid19 (sarscov2) que eclodiu no final desse ano. Aquilo que fiz ao longo da vida está espelhado nas Bio's e CV´s (percursos de vida ) que podem consultar usando os links ativos abaixo e neste blog.  Em Educação/Formação falta referenciar que a minha aprendizagem inicial foi adquirida na Marinha Portuguesa onde fui um dos fundadores da Abordagem Sistémica ao Treino/Formação assumindo funções como Diretor da Escola de Tecnologia de Educação e Treino (ETET)  e mais tarde assessor assessor do almirante Diretor de Formação. Assumi durante 10 anos (entre 1989 e 1999) a crónica de Educação, Formação e Teino nos  Anais – Clube Militar Naval (cmnaval.pt)  . Be  a  LifeLong  Learner Etelberto Lopes da Costa CN:00351 96607 3134 skyp