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21 de janeiro de 2018 3, 2, 1... A REVOLUÇÃO DIGITAL CHEGOU!

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  TOMADA DE POSIÇÃO sobre a Iniciativa Nacional INCoDe.2030 Grupo “Competências Digitais, Qualificação e Empregabilidade ” da APDSI Coordenado por Etelberto Costa A APDSI reitera nesta sua Tomada de Posição que a Iniciativa INCoDe.2030 é fundamental e crítica no seu propósito para o país (posicionar Portugal no topo dos países europeus em competências digitais), estando em consonância com algumas das suas posições recentes. Contudo, reclama “ ab initio ” que falta uma visão mais ampla sobre o que Fazer e Como , designadamente, na ação e reconhecimento do papel da Aprendizagem/Formação não formal e informal e na inclusão de indivíduos vulneráveis. A Associação chama, ainda, a atenção para o facto de todas as 21 competências do Referencial Europeu de Competências Digitais deverem ser atendidas, amplificando a ação da iniciativa. Para se alcançarem os objetivos propostos numa iniciativa em que se pretende a inclusão de todos/as é necessário envol

LLLHUB na pessoalmente - 28janeiro2015

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https://www.apg.pt/index.php?id=4 Pessoalmente (newsletter) O projeto LLL-HUB, de que a APG é um dos parceiros internacionais, está prestes a concluir a sua fase de produção de conteúdos – os LLL-Labs - espécie de laboratórios de observação, que permitem avaliar “o estado da arte” da ALV em cada um dos países parceiros. Mais do que um repositório demonstrativo de pesquisa, com casos e indicadores factuais, pretende-se uma reflexão que permita – objetivo último do projeto – influenciar quem decide sobre as políticas em que assentam as aprendizagens, independentemente da sua natureza formal, não formal ou informal. No documento final resultante do trabalho de 15 peritos nestas matérias, a nível nacional, se faz uma síntese documentada com casos individualizados sob a forma de storytelling ou questionários e análises dos modelos sistémicos da aprendizagem formal, entre outros contributos. Palavras-chave: ALV, ex-CNO, requalificação funcional, carreiras profissionais apelativas para os j

Two hours walking the talk about Adult Education and Lifelong Learning in Portugal.///16maio2017/ANQEP-Epale-EPseia (editado na plataforma europeia Epale)

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  based on the Colloquium - Valuing Human Capital/ A panel on the subject of ADULT EDUCATION: CURRENT REALITY AND PROSPECTIVE VISION in 16may19@ Salão das Magnólias – Casa Municipal da Cultura de Seia - a Europe that dances in the melodies of the mountain range. EPSE – Escola Profissional Serra da Estrela e Centro Qualifica. Two hours walking the talk about Adult Education and Lifelong Learning in Portugal.The talk was raised upon three miss questions, that moderator shared previously with panelists. Those were: Q1 - What space and resources does EA currently takes in your activity and within your organization? Q2. European indicators show that Portugal has to do much more to reach the EU average level in EA / ALV. Will the current national strategy be able to meet this goal? Can you give 2/3 ideas to accelerate the process (opinion). Q3. - Current contexts of learning are powered by technology and pointed as capable of favoring the arrival of Portugal to those European indic

A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NO ESPAÇO EUROPEU:PROPOSTA DE UM OBSERVATÓRIO.//LIFELONG LEARNING IN THE EUROPEAN SPACE: PROPOSAL FOR AN OBSERVATORY.

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  A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NO ESPAÇO EUROPEU:PROPOSTA DE UM OBSERVATÓRIO. LIFELONG LEARNING IN THE EUROPEAN SPACE: PROPOSAL FOR AN OBSERVATORY. Célio Goncalo Marques Instituto Politécnico de Tomar, Portugal celiomarques@ipt.pt Etelberto Costa APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, Portugal etelbertocosta@gmail.com Adelinda Candeias Universidade de Évora, Portugal aac@uevora.pt Anícia Trindade Investigadora Independente anicia.r.trindade@gmail.pt Vanda Vieira CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, Portugal vanda.vieira@cecoa.pt Cristina Reis AFTEBI - Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior, Portugal creis@aftebi.pt Herculano Rebordão Clouts, Portugal herculano@cloutsdigital.com Paula Peres Instituto Politécnico do Porto, Portugal pperes@sc.ipp.pt Resumo Nesta comunicação pretendemos apresentar o European Observatory on Life

Aprendizagem: conceito e políticas/ O projeto LLL-HUB da APG/fevereiro 2015

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Aprendizagem: conceito e políticas O que queremos dizer com aprendizagem ao longo da vida (ALV) ? As definições sobre educação ao longo da vida variam de acordo com as perspectivas e prioridades dos formuladores de políticas em um dado momento. A Comissão Europeia definiu aprendizagem ao longo da vida como "uma atividade de aprendizagem ao longo da vida, com o objectivo de melhorar os conhecimentos, habilidades e competências numa perspectiva pessoal, cívica, social e / ou profissional." A definição literal da aprendizagem ao longo da vida é simplesmente 'toda a aprendizagem que as pessoas adquirem ao longo de toda a sua vida que se adquire em contextos formais, não formais ou informais.” Portanto, a aprendizagem é uma tarefa contínua da sociedade e do indivíduo, que se estende a todas as áreas da vida "do berço ao túmulo". Este conceito surgiu nos documentos de política da União Europeia nos anos 90. No entanto, não é novo na literatura internacional (UNESC