LLLHUB na pessoalmente - 28janeiro2015
O projeto LLL-HUB, de que a APG é um dos parceiros internacionais, está prestes a concluir a sua fase de produção de conteúdos – os LLL-Labs - espécie de laboratórios de observação, que permitem avaliar “o estado da arte” da ALV em cada um dos países parceiros. Mais do que um repositório demonstrativo de pesquisa, com casos e indicadores factuais, pretende-se uma reflexão que permita – objetivo último do projeto – influenciar quem decide sobre as políticas em que assentam as aprendizagens, independentemente da sua natureza formal, não formal ou informal.
No documento final resultante do trabalho de 15 peritos nestas matérias, a nível nacional, se faz uma síntese documentada com casos individualizados sob a forma de storytelling ou questionários e análises dos modelos sistémicos da aprendizagem formal, entre outros contributos. Palavras-chave: ALV, ex-CNO, requalificação funcional, carreiras profissionais apelativas para os jovens (aeronáutica, p.e.), empregabilidade senior, papel dos sindicatos, metodologias pedagógicas, sistemas formais de requalificação, criatividade, educação, agrupamento escolar, especificidade de ensino (estudantes de engenharia)...
Da fase LLL-Labs se passará à de LLL-Foruns – levar à discussão os resultados do referido documento, no seio dos atores envolvidos nesta temática: sistemas de aprendizagens, aprendentes e empresas. Por isso a APG realizará, a 23 de Abril, em conjugação com a sua Conferência Nacional de Formadores, um debate para análise e discussão das conclusões dos LLL-Labs. Este evento será replicado noutros de menor dimensão, com alguns politécnicos e empresas do interior, com o objetivo de descentralizar o debate - tudo para enriquecer o “estado da arte” nacional que em Março de 2016 apresentaremos em Bruxelas.
Be a LLLeaner!
Comments
Post a Comment