Posts

Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19

Image
   UNESCO Institute  for Information Technologies in Education Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular-Março de 2020. Versão 1.2 A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19  Título original: Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption:The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 OutbreaK Esta tradução e adpatação para a lìngua portuguesa foi de minha iniciativa e resultou da autorização para a tradução feita a pedido à Unesco que na emergência da Covid19 fez sair esta publicação.  e teve o apoio e colaboração de uma vasta equipa de voluntários, em especial do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar, da Rede de Bibliotecas Escolares, Ministério da Educação, do InovLabs e da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. - Ana Paula Afonso, LE@D, Universidade Aberta Anícia

A REFORMA veio em julho de 2021

Image
  ALV/LLL-Aprendizagem ao Longo da Vida/Lifelong Learning (AST) (east-etelberto.blogspot.com) Em Julho de 2021 assumi a retirada de atividades profissionais.  Tal havia começado de forma gradual a partir de 2019 por coincidência (ou não) com a pandemia da doença covid19 (sarscov2) que eclodiu no final desse ano. Aquilo que fiz ao longo da vida está espelhado nas Bio's e CV´s (percursos de vida ) que podem consultar usando os links ativos abaixo e neste blog.  Em Educação/Formação falta referenciar que a minha aprendizagem inicial foi adquirida na Marinha Portuguesa onde fui um dos fundadores da Abordagem Sistémica ao Treino/Formação assumindo funções como Diretor da Escola de Tecnologia de Educação e Treino (ETET)  e mais tarde assessor assessor do almirante Diretor de Formação. Assumi durante 10 anos (entre 1989 e 1999) a crónica de Educação, Formação e Teino nos  Anais – Clube Militar Naval (cmnaval.pt)  . Be  a  LifeLong  Learner Etelberto Lopes da Costa CN:00351 96607 3134 skyp

Conflito entre o escritor e o professor. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001, p. 50). Lembrança do 25A

Image
  Facebook LIVRO AQUI ".....t eve os seus aborrecimentos por ter citado Bento Caraça!) e também pelo «crime»de levar consigo um livro autografado pelo mestre exemplar. O Reitor (naquele tempo os Liceus tinham Reitor) , um tal que, quando um dia , em 45, alunas se manifestavam no pátio a favor dos Aliado, rilhava os dentes na reitoria, espumando: «corro com aqulas cabras à chibatada! Corro-as à chibatada!»  Uiii, se fosse hoje. O que andámos para aqui chegar. E depois dizem alguns «achistas» que nada mudou após o 25A! 

Mário Dionísio-Liceu Camões - citações no Livro «O Quê? Professor?!» (p. 29)

Image
  Facebook LIVRO  AQUI Professores que nos despertam a vontade de APRENDER, segundo Mário Dionísio. " Nas aulas de ambos, o quadro, o estrado, as carteiras, as paredes desapareciam. Ninguém falava e todos falavam. O toque para a saída surpreendia sempre. Como se passava o tempo? Estávamos algures , num lugar desconhecido de verdadeiro convívio e descoberta permanente, de onde nunca se saía exatamente como para lá se entrara".  E é isto....

Conflito entre o escritor e o professor. Mário Dionísio, O Quê? professor?! (2001, p. 14)

Image
  LIVRO  AQUI Em mais um início de ano letivo trago a lucidez de Mário Dionísio:  "Porque, para o professor, não se trata de um público, para o escritor sim, e de que maneira! ...Como se diria também no caso do professor, mas num outro sentido, pois dele, professor, a primeira virtude consiste em apagar-se , em saber ouvir e do que ouve conseguir tira o fio da teia que vai continuar  a ser tecida com os alunos,  e mais por estes que por ele.  Enquanto a primeira virtude do escritor é saber fazer que o ouçam ou que o leiam: é mostrar-se. "

Eu acho, que...JÁ João Guimarães Rosa escrevia em 1956 no seu épico Grande Sertão: veredas.

Image
  " O senhor deve ficar prevenido: esse povo diverte por demais com a baboseira, dum traque de jumento formam tufão de entania. Por gosto de rebuliço. Querem-porque - querem inventar maravilhas glorionhas , depois eles mesmo acabam tremendo e crendo. Parece que todo o mundo carece disso.  Eu acho, que... . Ao ler (p.363, da 2ªEd em Portugal pela Companhia das Letras) não pude deixar de partilhar para que outros glosassem este conhecer dos povos da Lusitaniedade.  Donde vimos? e como aqui chegámos?

My contribute to the https://lllplatform.eu/who-we-are/history/

Image
  Home - Lifelong Learning Platform | LLLP (lllplatform.eu) Lifelong Learning Platform | LLLP - European Civil Society for Education History - Lifelong Learning Platform | LLLP (lllplatform.eu) The Lifelong Learning Platform (until 2015 named European Civil Society Platform on Lifelong Learning) was born in 2005 as a response of civil society to new European policies in education and training.  I was appointed @LLLplatform (still was EUCIS-LLL) in 2015 as Vice President for a period of 3 years after being elected, by peers, from members (European associations)  representing Eapril (already dissolved) and APG . In the transition from EUCIS-LLL to LLLPlatform the Board faced a problematic lacked of financing from the EC. With no money we encouraged our members to have their financial support ,during this period, untill we reach stability and recognition form the Comission.  Solidar, Efvet, EAEA, were specially keen to this action. Th platform lived, and doing the job expected and much mo