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Editorial Aprender magazine/maio2022/As competências não são eternas. A Aprendizagem ao Longo da Vida, sim!

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 Maio 2022-Aprender magazine LINK COPIADO 2 JUNHO, 2022 Quais as razões para o investimento, sucessivamente adiado, na Educação, Formação e Aprendizagem (EFA)? Tal status quo não é compatível com a sociedade atual. A abordagem da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) parece emergir como solução certa. Passados mais de 2200 anos sobre a demonstração, por método científico, de que a Terra é redonda (Eratosthenes de Cyrenne, terceiro Diretor da Biblioteca de Alexandria) estamos confrontados com multidões ululantes que reclamam que a Terra é plana, e muitos deles em países desenvolvidos e com importantes sistemas de Educação. Relatórios e documentos oficiais, e não oficiais, que pedem uma mudança na EFA aumentam e a ser consensuais. No relatório da Comissão Internacional para os Futuros da Educação da UNESCO, presidido por António Nóvoa (dezembro de 2021), é sublinhado: “Precisamos de um novo contrato social para a educação para reparar injustiças enquanto transformamos o futuro”. No documen

Aprender: Aquela Coisa Com a Qual e Sem a Qual …Nós Não Ficamos Tal e Qual - maio2018

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  https://lidermagazine.sapo.pt/aprender-aquela-coisa-com-a-qual-e-sem-a-qual-nos-nao-ficamos-tal-e-qual/ Aprender: Aquela Coisa Com a Qual e Sem a, Qual …Nós Não Ficamos Tal e Qual. [1] “Adult Learning in Portugal is highly complex” foi afirmado na OECD skills studies - Sessão de apresentação do Relatório "Estratégia Nacional de Competências" – organizada pelo governo português em 04maio p.p. E nós bem o sabemos. Mas continuamos sem encontrar o caminho que nos tire da cauda dos países europeus da UE (27) com população menos qualificada. Por exemplo, no diagnóstico aparece um indicador aflitivo, entre outros: 61% dos ativos empregados afirma não querer ( e não precisar) de Formação ou Qualificação. Claro que o Relatório também afirma bondade, por exemplo: Portugal evidencia um progresso incrível nestes últimos 20 anos e é o País da UE mais rápido a implementar as reformas. O Governo enfatiza desde a sua posse que a 1ª das suas reformas [2] é a qualificação dos portugues

abril2018 - REvista da REBIS consulting - "challenge, care, lead, inspire"

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  REBIS Consulting Facebook "challenge, care, lead, inspire" A Aprendizagem ao Longo da Vida como resposta europeia nas políticas de educação, formação, emprego e juventude   iluminada pela  Indústria 4.0.   Este ano a coisa até vai muito bem, a meu ver. Os eventos de RH e os de Educação/formação, muito porque se vive na emergência da Indústria 4.0 e da revolução (que uma vez mais muitos não querem ver nem falar!)  tecnológica, tem levado alguns meios de comunicação  televisiva, escrita e falada, a darem espaço e palco para o debate e para alguns fazedores de opinião pública. Uma  vez mais ficámos a conhecer portugueses, ilustres desconhecidos da investigação e das universidades, que dedicam a sua competência e talento à primeira linha da inovação em educação/formação. Casos  da aprendizagem máquina (“machine learning”) ; da Gamificação; dos Moocs ; do elearning 4.0., dos robôs que educam e formam, mas também em muitos setores em que a inteligência artificial e

Aprender continuará ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não? (escrito em 14-05-2010)

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  EU 2020 – Prioridade 1 - Estratégia de Educação/Formação. O que será em 2025?   Aprender continuará   ser é uma questão Pessoal. Muito pessoal. Sim ou Não?   How can a teaching and learning process that differs so markedly from what has been practiced for hundreds of years maintain and support quality? Who will be the guardians of quality and the innovators of learning and assessment design?   Um tipo específico de aprendizagem em rede (ConnectLearning), que se baseia no conectivismo e no construtivismo, e das abordagens de aprendizagem situacional. Chegamos à conclusão que os cenários de aprendizagem têm de mudar, já que a fundamentação teórica para tal foi estabelecida e tem sido objecto de debate nestas duas últimas décadas.   T+D – Learning 2.0. -The Best of social& informal learning 2007-2009. (DEZ 2009) Em finais de 2009 o survey da Revista indicava que apenas uma minoria das organizações são utilizadores da web 2.0 para fins de aprendizagem organi

22abril2015 - ENSINAR E APRENDER NUMA SOCIEDADE REVOLUCIONADA PELA WEB -

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tendências europeias na Europa dos 28.   formação e as grandes tendências de futuro das mesmas. O debate sobre o aproveitamento do potencial das TIC na educação e formação tornou-se mais e mais vivo. Inverteu-se a tendência dos que a desacreditam pelos adeptos e seguidores. Neste artigo vamos mostrar como se passou e o que se vai passar, tendencialmente.   Em 2013 Uma nova Comunicação da Comissão Europeia sobre " Open Up Education" foi tornada pública, ecoando os compromissos assumidos na Agenda Digital. Após o lançamento do portal OPEN EDUCATION EUROPA, muitas ações   estão em curso para concretizar as recomendações da UE no domínio da aprendizagem digital.   “Cabe agora aos Estados-Membros mostrar vontade política e retransmitir o impulso europeu através de políticas nacionais genuínas em sintonia com a modernização dos nossos sistemas de educação e formação.” escreveu a Comissão.   A evolução está a acontecer e determina uma revolução nas formas de se