Posts

Sabe o que significa Machine Learning?setembro2016 (publicado em curiosiodades na Revista VISÃO

Image
  Sabe o que significa Machine Learning? Segundo a Wikipedia, Machine Learning ou aprendizagem de máquina (ou também aprendizagem automática), como aparece traduzido, é um sub campo da ciência da computação que se desenvolveu a partir do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria da aprendizagem computacional em inteligência artificial. Em 1959, Arthur Samuel (1901-1990) foi o pioneiro e tudo começou com o jogo do xadrez que acabou por vencer o humano. Lembram-se? Ele definia aprendizagem de máquina como um “campo de estudo que dá ao computador a capacidade de aprender sem ser programado de forma explícita “. A aprendizagem automática explora o estudo e construção de algoritmos que podem aprender e fazer previsões sobre os dados. Tais algoritmos operam através da construção de um modelo de entradas exemplares, de modo a fazer previsões baseadas em dados ou decisões, em vez de seguir as instruções do programa estritamente, estáticos. Na opinião de Pedro Domingo

Educação no Século XXI - O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem# publicado na Revista VISão em Julho 2017

Image
  Visão Educação no Século XXI - O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem# “ I dream with the day when learning is totally invisible. As breathing is invisible, love or breathing, passion is invisible…we don’t have to think “I will learn now”, happens all the time, everywhere”. (Roberto Carneiro, in Video criado para o conceito da Conference Creative Learning e Innovation MarketPlace, Lisboa2009) Manifestação de interesse. De que lado estamos? A inovação, que a tecnologia digital pode trazer, quando utilizada de forma eficiente e responsável, é a chave para desbloquear a enorme capacidade humana e garantir que as pessoas estão colocadas no lugar de condução da sua vida pessoal e profissional. Acredita-se que o potencial do uso da tecnologia na educação/formação (e&f) reside no aumento das chances de vida e na contribuição para a mobilidade ascendente, no aumento do capital social, na formação de cidadãos mais bem informados e nas escolhas política

Best of ADAM - Innovative products for vocational education - o projeto europeu Great coordenado pela APG

Image
  Destaque na newsletter da plataforma europeia ADAM -NEWSLETTER 01 | 2010 05 Winter 2014-2015 | 1 Editorial  Best of ADAM - Innovative products for vocational education  Practice-oriented solutions for current challenges: More than 14.000 VET products on ADAM Dear reader, Welcome to a special edition of the ADAM-Newsletter! In the past 6 years, Leonardo da Vinci projects have had a major influence on vocational education practices and systems in Europe and have supported Europe in achieving the 2020 targets for intelligent, sustainable and integrative growth. In this newsletter we would like to present you with a selection of 35 good practice projects from all over Europe that are examples of excellence representative of all the many great projects you can find in ADAM. We would appreciate your feedback and wish you an informative read! Your ADAM Team adam@oead.at | www.adam-europe.e PT - Portugal Game-based Research in Education and Action Training  (GREAT) The use of games a

Seminário APG «Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017

Image
  Seminário APG «Da Competência à Qualificação - Evolução e Desenvolvimento da Reforma da Formação Profissional» 20 de abril de 2017 Citeforma  – Lisboa A 26 de janeiro de 2017, dez anos depois da criação do Sistema Nacional de Qualificações, com a publicação do Decreto–Lei nº14/2017, acontece a primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, que regula o Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Esta alteração configura uma linha evolutiva que impacta na formação desenvolvida por entidades formadoras e empresas, bem como no “valor” final das competências e resultados atingidos pelos seus formandos e reconhece na sua introdução a existência de um déficit estrutural de qualificações na nossa população. Na sequência de anos de crise económica, que colocaram ainda mais em evidência este déficit estrutural, a par com uma diminuição gradual do investimento em percursos de formação profissional qualificante, estamos hoje perante uma realidade nacional ain
Image
  Esta Conferência Internacional,  a IV Conferência Europeia (Comissão Europeia), foi dirigida por mim em equipa com Isabel Vilhena (FDTI) e  Teresa Salis Gomes (INA)  a partir de uma base de apoio da parceria AIP/COPRAI com FDTI. Foi a maior (e melhor, sem favor) Conferência Europeia sobre eLearning. E também foi a sua última. Bateu todos os recordes de participantes, oradores, temas, textos, países,  etc. Foi editado um livro  e teve mais de 650 submissões de artigos científicos pela ERIC -  International Association for Development of the Information Society. Realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, a conferência "E-learning Lisboa 2007" que, pretendeu ser: "Um espaço de debate e intercâmbio de ideias para os decisores políticos, responsáveis pelos recursos humanos, pela gestão da formação e do conhecimento nas organizações, bem como para professores, formadores e outros profissionais da educação..." e "... No quadro da Agenda de Lis

Meeting em Bruxelas - Working Group on Europe 2020 & ET2020 08 October 2014 -

Image
  Chair: Joke Van der Leeuw-Roord, EUCIS-LLL General Secretary Participants: Alen Maletic (EUCIS-LLL), Andras Szucs (EDEN),   A ntti Reinsalo (EUCIS-LLL), Audrey Frith (EUCIS-LLL), Bland ine  Smilansky (EUROCLIO), Elisa Briga (EFIL), Ulla-Alexandra Mattl  (EUCIS-LLL), (Daniele di Mitri (OBESSU), Eszter Salamon (EPA) , Helmut Vogt (EUCEN), Tiia Meuronen (SOLIDAR) Tania Berman  (EAEA), Gina Ebner (EAEA) Etelberto Costa (ETDF) , Stefan  Jahnke (ESN), Kathleen Wabrowetz (ESN). Guest: Philippe Ternes, Attaché for Education at the  Permanent  Representation of Luxembourg to the European Union. Welcome words Joke Van der Leeuw-Roord, EUCIS-LLL General Secretary, gave an introduction to the Working Group. Adoption of the agenda The agenda is adopted. State of play of the new EU political framework Infonote on the New European Commission EUCIS-LLL has prepared an information note on the new Commission after sending out some regular email alerts. M. J

Participação na mesa redonda Desafios para Pais na Era Digital organizada pelos Colégios Fomento - 4 de abril 2014– 18h30

Image
Desafios para Pais na Era Digital  Os Colégios Fomento acolhem em Lisboa a Assembleia Geral da EPA (European Parents Association) e convidam para assistir nos dias:  4 de abril – 18h30  – Mesa Redonda sobre o tema EDUCATION IN DIGITAL ERA: risks and opportunities com Cristina Ponte, Fernando Ilharco e Etelberto Costa . 5 de Abril – 12h00 com repetição às 15h00 - Workshop coordenada por Tito de Morais* sob o mesmo tema.