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A Urgência da EaD em Tempo de Emergência Social// May 5, 2020 4 min read Sobre o dia de Amanhã----que é Hoje!

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  May 5, 2020 4 min read Sobre o dia de Amanhã----que é Hoje! Para a Europa em geral e Portugal em particular, acordamos agora para um cenário Real de que o confinamento/quarentena não foi o fim dos piores dias, mas uma fase difícil superada. O dia de Amanhã já não decorre de uma obrigação devastadora, antes de uma conveniência cívica de regressar. Durante estes (muitos) dias passados "em casa" e ao computador ser um observador privilegiado permitiu-me acompanhar, num misto de curiosidade e de evolução aprendida, dois Tópicos de discussão. O primeiro, que tem sido de sempre, nos processos de aprendizagem a distância. O da Avaliação e, em particular, a avaliação das aprendizagens/competências. Evoluiu-se? Sim, muito. Mas, é suficiente? Apesar das muitas ferramentas disponíveis - testes online; ensaios; revisão de literatura; apresentações incluindo videos/podcast (que simultaneamente testa competência tecnológica, gráfica, imagem, ); pesquisa/investigação online; wiki's

A Urgência da EaD em Tempo de Emergência Social//Apr 22, 2020 3 min read Já passou um Mês e continuamos confinados a casa.

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  Apr 22, 2020 3 min read Já passou um Mês e continuamos confinados a casa. Já passou um Mês e continuamos confinados a casa. Não todos/as que há quem nos assegure segurança e bem estar sanitário e alimentação. E não é que dos jardins de infância às universidades e empresas se consegue manter os processos de ensino-aprendizagem! Para muitos, repito, em especial para alguns decisores de politicas públicas em educação/formação/aprendizagem talvez tenham que, afinal, reconhecer que aquilo que se vinha afirmando sobre o papel da tecnologia nos processos e modelos de aprendizagem não era problema, nem fator de exclusão. Pelo contrário, como se vem mostrando à saciedade, há diversidade de alternativas e é possível não deixar ninguém para trás. Estávamos preparados e não sabíamos...ouvi a alguém! Durante este mês e numa posição privilegiada porque não obrigado a cumprir agendas ou horários, sequer obrigações profissionais tive diversas oportunidades de ouvir/escutar e de intervir/participar.