A Urgência da EaD em Tempo de Emergência Social// May 5, 2020 4 min read Sobre o dia de Amanhã----que é Hoje!

 

Sobre o dia de Amanhã----que é Hoje!


Para a Europa em geral e Portugal em particular, acordamos agora para um cenário Real de que o confinamento/quarentena não foi o fim dos piores dias, mas uma fase difícil superada. O dia de Amanhã já não decorre de uma obrigação devastadora, antes de uma conveniência cívica de regressar.

Durante estes (muitos) dias passados "em casa" e ao computador ser um observador privilegiado permitiu-me acompanhar, num misto de curiosidade e de evolução aprendida, dois Tópicos de discussão.

O primeiro, que tem sido de sempre, nos processos de aprendizagem a distância. O da Avaliação e, em particular, a avaliação das aprendizagens/competências. Evoluiu-se? Sim, muito. Mas, é suficiente?

Apesar das muitas ferramentas disponíveis - testes online; ensaios; revisão de literatura; apresentações incluindo videos/podcast (que simultaneamente testa competência tecnológica, gráfica, imagem, ); pesquisa/investigação online; wiki's colaborativos e similares; blogs; eportfolios; debates e entrevistas online; etc -, e de uma tecnologia avançada, persistem dois elementos de controvérsia não consensual. O primeiro é o de testar ser uma prática indispensável para muitos professores em termos Somativos/Normativos. Enquanto para alguns outros a Avaliação Formativa (que é contínua, associada a retorno com apreciação critica) deve ser a prevalecente. Neste grupo, alguns advogam que o dia de Amanhã é uma oportunidade para acabar com a seriação de alunos através de testes escritos, orais ou mistos. Sem dúvida que este é um momento, quiçá bom, para discutir o modelo de comparação de alunos através de exames nacionais maciços e de fazer uma revolução no PISA e outros sistemas. É o que julgo estar a acontecer...mas é uma visão pessoal!

Orna Farrell@ #eagoraead ,aqui mesmo, escreveu o texto “Out of intense complexities, intense simplicities emerge.” de que retiro:

...""Podemos aproveitar esta oportunidade para limpar alguns elementos mortos "a mais" ou matar algumas vacas sagradas no sistema educativo. A vaca sagrada em que me concentrei foi o sistema de exame baseado no campus"..."Nestes tempos sem precedentes, é importante que apoiemos o bem-estar dos nossos alunos, ao mesmo tempo que abordamos a necessidade de ter uma avaliação de qualidade. Neste contexto de envolvimento dos alunos e da Covid-19, de utilização de baixa largura de banda, as avaliações flexíveis e assíncronas podem permitir aos nossos alunos ter sucesso na conclusão dos seus estudos e #keeplearning". ...."

A outra questão (ainda) muito discutida é o da Integridade de quem responde ou quem é o avaliado? Os sistemas de detecção automática estão já a caminhar para que tal de deixe de ser obstáculo. E a IA vai ajudar imenso. Mas, eis, que outra discussão se levantará! não estaremos a infringir o direito de privacidade e de respeito?






Etelberto Costa
Join date: Mar 27, 2020
Writer

Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA