Posts

FUTURÁLIA 2015 Colocar o aprendente ao centro (O TEU FUTURO ESTÁ EM JOGO!) - 24 de novembro de 2014.

Image
  FUTURÁLIA 2015 Colocar o aprendente ao centro (O TEU FUTURO ESTÁ EM JOGO!)   Alguns de nós acreditamos que a chave para resolver a crise financeira que a Europa atravessa está no Conhecimento e na Cultura e que a esperança e a confiança na Juventude é chave para o futuro da Europa a 28. A FUTURÀLIA acolhe sempre a mostra de casos, debates, boas práticas, exemplos que são já realidade, incentivando a inovação pedagógica e melhores formas de aprender e de buscar mais saber e competência. Como escrevi em 2013 “ A integração de uma prospetiva sobre a Construção da Aprendizagem do Futuro [1] é fulcral nestas iniciativas, de que a FUTURÀLIA é farol e marca o ano em termos de acontecimento..., Colocar o aprendente no centro do processo, através do suporte aprimorado de experiências e novas soluções de aprendizagem, de comunicação, de envolvimento, são nosso dever OUSAR. Apesar do entusiasmo coletivo sobre as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias para a educação/formaç

AIP - PORTUGAL EXPORTADOR - FORUM Conhecimento -19/11/2015 - quinta-feira – 15h00 - Auditório-AIP – Congressos - Junqueira

Image
  CONHECIMENTO   15H00– 18H00     15h00 – 15h10 Orientações para o diálogo, apresentação e moderação Etelberto Lopes da Costa APG   15h10 – 15h20 ISEG no caminho da Internacionalização - A Criação de competências nas empresas Rosa Borges ISEG     Q&A 15h25 – 15h35 Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal Cooperação para o Desenvolvimento: desafios para as empresas a designar     Q&A 15h40 – 15h50 Catolica Lisbon School of Business and Economics - a tale of 3 generations: Generation Lisbon, Generation Erasmus, Generation Bologna Ricardo F. Reis, Católica     Q&A 15h55 – 16h05 O Turismo - tendências de uma actividade cada vez mais exportadora Nuno Gustavo ESHTE     Q&A 16h10 – 16h20 Porto Desi

SEMINARIO - comunicar a educação de adultos - ESECoimbra- 24março2018

Image
 PROGRAMA ESEC - 24 de Março de 2018  9.30 ABERTURA Caixa de Mitos Presidência da ESEC  9.45 APRESENTAÇÃO DO CURSO Carlos Ribeiro - Caixa de Mitos.  RELAÇÕES PÚBLICAS E JORNALISMO PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS  10.15 - PAINEL DE EXPERIÊNCIAS ANQEP - Dora Santos - Coordenadora do Gabinete de Comunicação e imagem APCEP - António Leal - Coordenador da Cooperativa Humanus EPALE - Etelberto Costa - Embaixador  CLUBE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE COIMBRA - Armando Braga da Cruz ESEC - Carla Patrão - Diretora Lic. Comunicação Social e Dina Soeiro - Coodenadora do Letras Prá Vida  14.30 OFICINA  ABERTURA -D. Soeiro, C. Patrão e C. Ribeiro ENQUADRAMENTO - Carla Patrão MÓDULO 4 - Carlos Ribeiro EXPERIÊNCIAS DOS PARTICIPANTES -D. Soeiro |CR WORLD CAFÉ - Carlos Ribeiro ENCERRAMENTO - D. Soeiro, C. Patrão e C. Ribeiro

EPALE Conference Date: 15-16 October 2018

Image
  EPALE Conference Date: 15-16 October 2018 Location: Danubius Hotel Helia, 62-64. Kárpát utca, 1133 Budapest  Draft program Monday, 15 October: Day 1 08.30 Registration and refreshments 09.30 Welcome from the European Commission and national representatives 10.00 Reflections on adult learning in Europe 10.30 Interactive polls 10.45 Coffee break 11.15 Workshops – adult learning after 2020 Participants will have the opportunity to share their hopes and aspirations for the future of adult learning in the EU. 13.00 Lunch 14.00 Panel discussion: ‘How can EPALE support future developments in adult learning policy and practice?’ Participants will hear from a panel of EPALE members, practitioners and policy experts. 15.00 Inspiration from EPALE: Case studies 15.50 Coffee break 16.20 What’s new in EPALE: Update 16.45 Adult education and adult learning in the new Erasmus program 17.15 Interactive polls 17.30 Close 19.00 Buffet meal – please join us to network and celebrate EPALE Tuesday, 16

Games Based Learning Improving Soft Skills - Leadership in action - 24/02/2014

Image
  Games Based Learning Improving Soft Skills - Leadership in action - (publicado em  EAI Endorsed Transactions  on Serious Games) M.J. Sousa 1 and E. Costa 2 1 UNIDE/ BRU; Universidade Europeia 2 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Abstract This paper intents to analyse project management soft skills in Games Based Learning (GBL) context, during the international project GREAT development. Although the skills under analyses were leadership, team management and time management in this article only the leadership skills are under analysis. The main goal was to verify if the use of GBL would enable the development of that kind of competencies during a training process. The game suggested to the participants was SimCity Social and the main goal was to achieve 5000 inhabitants in three weeks, with the help from the training colleagues and also the trainer. The main product of the project was a GBL course and each group needed to select one of the competenc