FUTURÁLIA 2015 Colocar o aprendente ao centro (O TEU FUTURO ESTÁ EM JOGO!) - 24 de novembro de 2014.

 




FUTURÁLIA 2015

Colocar o aprendente ao centro (O TEU FUTURO ESTÁ EM JOGO!) 

Alguns de nós acreditamos que a chave para resolver a crise financeira que a Europa atravessa está no Conhecimento e na Cultura e que a esperança e a confiança na Juventude é chave para o futuro da Europa a 28.

A FUTURÀLIA acolhe sempre a mostra de casos, debates, boas práticas, exemplos que são já realidade, incentivando a inovação pedagógica e melhores formas de aprender e de buscar mais saber e competência.

Como escrevi em 2013 “A integração de uma prospetiva sobre a Construção da Aprendizagem do Futuro[1]é fulcral nestas iniciativas, de que a FUTURÀLIA é farol e marca o ano em termos de acontecimento...,

Colocar o aprendente no centro do processo, através do suporte aprimorado de experiências e novas soluções de aprendizagem, de comunicação, de envolvimento, são nosso dever OUSAR.

Apesar do entusiasmo coletivo sobre as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias para a educação/formação, várias questões-chave ainda estão pendentes. Investir na modernização dos sistemas educativos em termos de equipamentos, mas também da formação dos educadores/formadores? As tecnologias realmente apoiam e sustentam uma mudança cultural no modo como ensinamos e aprendemos na Europa? Como certificar e tornar mais acessíveis oportunidades de aprendizagem e padrões de qualidade? Como implementar uma abordagem abrangente, cobrindo todos os setores e níveis de educação e formação? E que contributo trazem para o diálogo intergeracional e para a inclusão social?

Questões para as quais a Futurália deve convocar Todos os agentes de conhecimento em Portugal, de forma abrangente e holística, quero eu dizer os pais e a família também, embora sem lhes dar o protagonismo que, esse, deve ficar para os alunos/formandos.

 

A evolução em Educação acontece e determina uma revolução nas formas de se aprender e ensinar. Mas, não estamos a consegui-lo! Para Mr. Prats – Monné, o novo Director--‐General da  DG EAC da CE  "as  mudanças em educação vão  ser dominadas, especialmente pelas  condições de inovação e o uso de novas tecnologias.” e rematou no recente European Education, Training and Youth Forum 2014 de 9 e 10 October em Bruxelas  "...nesta crise o que nós não sabemos é qual  o sistema de educação que precisamos e queremos na EU e, temos de ter a coragem de aceitar fazer a mudança. “

A Aprendizagem ao Longo da Vida é agora um caminho prometedor para promover o crescimento e o fortalecimento do conhecimento e, para tal, o País deve convergir com os esforços europeus no sentido de uma Visão para as novas formas de aprender com recurso às aprendizagens sustentadas em tecnologia, formais, informais e não formais.

A meu ver, deve haver um esforço Nacional, alinhado pelo propósito de estimular ao envolvimento na aprendizagem ao longo da vida, e a Futurália pode ter papel agregador, por parcerias estratégicas internacionais e financiadas largamente pelos fundos europeus.

Este CONSELHO  deve, pois, a meu ver,  tudo fazer para que as ferramentas financeiras de aprendizagem da UE estejam connosco: a começar pela agência  erasmus +, claro, mas também a fct pelo horizonte 2020 e a agência para o desenvolvimento e coesão, i.p. (agência, i.p.) com o Portugal 2020.

Até março de 2015 afigura-se difícil concretizar linhas estratégicas e uma Visão para a Futurália mas podemos iniciar esse percurso e dar-lhe seguimento para os anos seguintes.

Por hoje deixo os seguintes desafios para resolvermos até março:

  1. O que querem os jovens?

Hipótese:

UM TEDX NA FUTURÁLIA SÓ PARA E COM ESTUDANTES (E.G: IDENTIFICAR OS YOUTUBER´S NACIONAIS)

UM SHOW DE CASOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS (um concurso?um campeonato?abrir uma chamada?)

  1. Quais as iniciativas europeias de financiamento para a educação/formação/juventude?

Hipótese:

ATRAIR OS PROJETOS EUROPEUS COM PARTICIPAÇÃO NACIONAL, AS AGÊNCIAS NACIONAIS E DE BRUXELAS (modelo dinâmico de colóquio “walk the talk”)

  1. Quais os temas constrangedores com que a EU se debate?

CONVIDAR O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EUROPEU (IPTS), REDES  EUROPEIAS (eden; eucen; efquel; eucis lll; eaea; segan), INVESTIGADORES E EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS.

 

  1. Curriculos flexiveis – juntar práticas e casos (ex. O projet europeu  ELOS)

 

Termino com 4 palavras-chave para a ação:

 

CONHECER – reconhecer constantemente o que existe e onde (rede conselheiros futurália);

COOPERAR-  atrair pensamento e conhecimento  promovendo ALIANÇAS para o Conhecimento;

CONFIAR –  credibilizar aprendendo com os melhores

MOBILIZAR – comunicar e colaborar

Apresento as minhas saudações e votos de boa reflexão e bom trabalho!

Etelberto Costa

Lisboa, 24 de novembro de 2014.



[1]          “Building The Future of Learning”


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