FUTURÁLIA 2015 Colocar o aprendente ao centro (O TEU FUTURO ESTÁ EM JOGO!) - 24 de novembro de 2014.
FUTURÁLIA 2015
Colocar o aprendente ao centro (O TEU
FUTURO ESTÁ EM JOGO!)
Alguns de nós acreditamos que a chave para resolver a
crise financeira que a Europa atravessa está no Conhecimento e na Cultura e que
a esperança e a confiança na Juventude é chave para o futuro da Europa a 28.
A FUTURÀLIA acolhe sempre a mostra de casos, debates,
boas práticas, exemplos que são já realidade, incentivando a inovação
pedagógica e melhores formas de aprender e de buscar mais saber e competência.
Como escrevi em 2013 “A integração de uma prospetiva sobre a
Construção da Aprendizagem do Futuro[1]é
fulcral nestas iniciativas, de que a FUTURÀLIA é farol e marca o
ano em termos de acontecimento...,
Colocar o aprendente no centro do processo, através do suporte aprimorado de experiências e novas soluções de aprendizagem, de comunicação, de envolvimento, são nosso dever OUSAR.
Apesar do entusiasmo coletivo sobre as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias para a educação/formação, várias questões-chave ainda estão pendentes. Investir na modernização dos sistemas educativos em termos de equipamentos, mas também da formação dos educadores/formadores? As tecnologias realmente apoiam e sustentam uma mudança cultural no modo como ensinamos e aprendemos na Europa? Como certificar e tornar mais acessíveis oportunidades de aprendizagem e padrões de qualidade? Como implementar uma abordagem abrangente, cobrindo todos os setores e níveis de educação e formação? E que contributo trazem para o diálogo intergeracional e para a inclusão social?
Questões para
as quais a Futurália deve convocar Todos os agentes de conhecimento em
Portugal, de forma abrangente e holística, quero eu dizer os pais e a família
também, embora sem lhes dar o protagonismo que, esse, deve ficar para os
alunos/formandos.
A evolução em
Educação acontece e determina uma revolução nas formas de se aprender e
ensinar. Mas, não estamos a consegui-lo! Para Mr. Prats – Monné, o novo Director--‐General da DG EAC da CE
"as mudanças em
educação vão ser dominadas,
especialmente pelas condições de
inovação e o uso de novas tecnologias.” e rematou
no recente European Education, Training and Youth Forum 2014 de 9 e 10
October em Bruxelas "...nesta crise o que nós não sabemos é qual
o sistema de educação que precisamos e queremos na EU e, temos de ter a
coragem de aceitar fazer a mudança. “
A Aprendizagem ao Longo da Vida é agora
um caminho prometedor para promover o crescimento e o fortalecimento do
conhecimento e, para tal, o País deve convergir com os esforços europeus no
sentido de uma Visão para as novas formas de aprender com recurso às
aprendizagens sustentadas em tecnologia, formais, informais e não formais.
A meu ver, deve haver um esforço Nacional, alinhado pelo propósito de estimular ao envolvimento na aprendizagem ao longo da vida, e a Futurália pode ter papel agregador, por parcerias estratégicas internacionais e financiadas largamente pelos fundos europeus.
Este CONSELHO deve, pois, a meu ver, tudo fazer para que as ferramentas financeiras de aprendizagem da UE estejam connosco: a começar pela agência erasmus +, claro, mas também a fct pelo horizonte 2020 e a agência para o desenvolvimento e coesão, i.p. (agência, i.p.) com o Portugal 2020.
Até março de 2015 afigura-se difícil concretizar linhas estratégicas e uma Visão para a Futurália mas podemos iniciar esse percurso e dar-lhe seguimento para os anos seguintes.
Por hoje deixo os seguintes desafios para resolvermos até março:
- O que querem os
jovens?
Hipótese:
UM TEDX NA FUTURÁLIA SÓ PARA E COM ESTUDANTES (E.G: IDENTIFICAR OS
YOUTUBER´S NACIONAIS)
UM SHOW DE CASOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS (um
concurso?um campeonato?abrir uma chamada?)
- Quais as
iniciativas europeias de financiamento para a educação/formação/juventude?
Hipótese:
ATRAIR OS PROJETOS EUROPEUS COM PARTICIPAÇÃO NACIONAL, AS AGÊNCIAS
NACIONAIS E DE BRUXELAS (modelo dinâmico de colóquio “walk the talk”)
- Quais os temas
constrangedores com que a EU se debate?
CONVIDAR O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EUROPEU (IPTS), REDES EUROPEIAS (eden; eucen; efquel; eucis lll;
eaea; segan), INVESTIGADORES E EMPRESAS/ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS.
- Curriculos
flexiveis – juntar práticas e casos (ex. O projet europeu ELOS)
Termino com 4 palavras-chave para a ação:
CONHECER – reconhecer constantemente o que existe e onde (rede conselheiros
futurália);
COOPERAR- atrair pensamento e
conhecimento promovendo ALIANÇAS para o
Conhecimento;
CONFIAR – credibilizar aprendendo
com os melhores
MOBILIZAR – comunicar e colaborar
Apresento as minhas saudações e votos de boa reflexão e bom trabalho!
Etelberto Costa
Lisboa, 24 de novembro de 2014.
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