LER!A leitura é um dos meus prazeres de reformado e a curiosidade que desperta é,.... Vida.


 

Nas prendas de Natal de 2025 chegou este Napoleão! São 917 páginas em que o autor (Lorde Inglês historidor renomado) afirma que o «o meu livro filia-se numa longa tradição de controvérsia sobre Napoleão...» e procura que o leitor «...no fim do meu (livro), espero que o leitor não tenha dúvidas sobre por que motivos o intitulei de Napoleão, o Grande.»

A mim aguça-me a curiosidade por estas linhas: "...levou-o a realiar expedições desgastantes em Espanha (só!?...) e na Rússia , que se revelariam fatais.".

Os livros e a leitura sempre ma acompanharam ao longo da vida, desde os tempos de Escola Naval e em longas viagens ao serviço da Marinha, longe de Portugal e da família (também a música é certo!) . Fiz grossa asneira naqueles Livros que "deitei ao lixo!:::", reconheço hoje, pois são elucidativos do meu caráter e filiação social. Mas já não os posso recuperar e amim não me perdoarei por erro tão grosseiro. Hoje tenho uma biblioteca diversificada que está  a chegar aos 1000 Livros.


Outra leitura curiosa tem sido, porque já li um, precisamente MINNA de Karl GJellerup, prémio Nobel de Literatura de 19179,   e que me chegou por €1. Segue-se «A Luz que se apagou» de Rudyard Kipling, prémio Nobel de 1907.

E é isto: «o prazer», por  vezes, não tão gostoso ou alegre, da leitura é um dos meus passatempo de reformado/aposentado. 

 

Comments

Popular posts from this blog

Já lá dizia o Sócrates: - só sei que nada sei! - mas, se dele não há legado escrito que chegasse aos nossos dias, então como?

75 anos da NATO - a Stanav e o seu papel após 56 anos de missões permanentes no Atlântico Norte