1ºmaio 1974 - estivémos lá!
Celebrei este dia 1º maio pela primeira vez participando e ultrapassando todos os limites que eram impostos. Eu era um aspirante da Escola Naval e impedido, até ali, de me manifestar.
Foi ali que senti o apelo a ir mais longe e dar tudo por aquela Revolução e foi o que fiz, intensamente, nos anos que se seguiram e tanto quanto me permitiam as responsabilidades militares e a " semi-clausura" de estudo e trabalho na Escola Naval e depois nos compromissos navais que me estavam reservados e que, eram, essencialmente em navios da Marinha Portuguesa em missões prolongadas e durante anos.
A minha atitude civica e o meu comportamento passou a ser referenciado pelos ideias de Abril e pelo programa do MFA e assim foi até passar à Resrva em 1999.
Escreveu Mário Dionísio: " Anos e anos de crime, digamos o que dissermos, consentido. Até ao tal amanhecer: «Aqui posto de comando das FA´s». Escancarado o portão de Caxias. O regresso dos exilados perante mares de gente gritante e confiante, até parecia um povo. O primeiro 1º de maio em LIBERDADE, nas ruas, nas janelas, nos andaimes dos prédios em construção. Seria mesmo um povo?".
Comments
Post a Comment