SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

 

 

Voltando ao tema e relembrando memórias do tempo que passa.

15&16october 2007 _ Lisboa / AIP/Congressos//IV European Conference on eLearning

Para organizar esta conferência dediquei-me a ela, quase em exclusivo (apenas intervaladas por algumas aulas em cursos de FoFo), entre 2006 e 2007. Ao tempo estava a lançar em Portugal, nomeadamente no IEFP e em algumas empresas, os cursos de FoFo em b-learning e que ainda hoje são procurados e seguidos. Esta ligação com a AIP/COPRAI, como seu consultor externo,  durou até início de 2010, após o Creative Learning e quando fundei a rede Pt Learning working group.    

"The construction of a common vision on the future of ICT-embedded learning capable of inspiring a new generation of integrated approaches to sustain, Learning and Knowledge societies lies at the heart of this initiative". Roberto Carneiro - President of the Scientific Committee of the Conference. 

Do Livro da Conferência consta:
  • Um comité cientifico com 5 nacionais presidido por Roberto Carneiro;
  • Uma equipa de observadores internacionais de 7 pessoas;
  • 28 relatores internacionais e um coordenador *Ulf Ehlers ."Learning is at the heart of eLearning/and the very heart of organizational and societal change";
  • 57 oradores e moderadores internacionais e mais 26 em sessões paralelas *89 (43 portugueses);
  • 6 oradores institucionais;
  • O keynote speaker foi Marc Rosenberg (USA).
Teve 1538 participantes e 2582 seguiram em Live Broadcast 
*Sim, houve sessões online ao vivo e em direto. Uma estreia absoluta em Portugal!
 
 
"The Conference showed the broad diversity of European eLearning, its shapes and forms, its creativity and its personalities behind it". *Ulf Ehlers (Alemanha) foi o coordenador dos relatores e responsável pela síntese e conclusões da Conferência (ler no «proceedings» infelizmente não disponível online!).
 
Carlos Zorrinho - foi o Conference Chairman

Fui o Executive Coordinator desta Conferência
(sim, fui, mas como sempre gostei de trabalhar em equipa relevo aqui a equipa constituida com Teresa Salis Gomes do INA e Isabel Vilhena da FDTI. Quantas noites fora a trabalhar!e muitas online, sim).

Como fui capaz? Na Primavera de 2006 já eu andava bem informado das iniciativas e prioridades da DGEAC da EC através do conhecimento que ia adquirindo nos projetos europeus, na participação em redes, seminários e conferências em Bruxelas. Foi por aí que me apercebi da circunstância de, em 2007, no segundo semestre, caber a Portugal a Presidência do Conselho Europeu de Chefes de Estado. A Lisbon Strategy for Growth and Jobs - The Lisbon Strategy, also known as the Lisbon Agenda or Lisbon Process, was an action and development plan devised in 2000, for the economy of the European Union between 2000 and 2010. A pivotal role in its formulation was played by the Portuguese economist Maria João Rodrigues, estava então em discussão e foi aprovada durante a nossa presidência.
(Priorities of the Portuguese Presidency of the EU Council (July–December 2007)

Ora, entre os diversos eventos que a CE promovia no País da presidência, estão sempre os da área de E/F/A  (<Modernising higher education and life-long learning are essential components of this vision>) e fiz-me ao caminho envolvendo primeiro Carlos Zorrinho (almoçámos no CMN, salvo erro em maio de 2016,  porque o meu amigo Fernando Cabecinha o conhecia e era amigo comum), depois  AIP, depois Roberto Carneiro e a DGEAC da CE e o ipts/jrc de sevilha onde já tinha conhecidos. Até obter o aval da DG da DGEAC na altura: Maruja Gutierrez Diaz (Education, Youth, Sport and Culture (europa.eu)). 

Bom, então e o financiamento! Pois, conseguiu-se um mix de público com privado. No público um apoio substancial dos fundos comunitários (QCA- AT) e de entidades diversas incluindo a I.Equal e também muitos privados (destaque para a Novabase que pagou a vinda e estadia de Marc Rosenberg) mas também da PT Inovação (ao tempo apresentando a sua plataforma de eLearning «Formare») e a Microsoft (ver nas últimas páginas da publicação do «procedings» da Conferência). E, pronto, foi assim! mais de ano e meio de trabalho (voluntário) e de esforço coletivo nacional (criei na AIP uma coordenação partilhada que tinha 12 entidades nacionais do setor público, privado e social. Um staff que teve 23 pessoas envolvidas também anotadas na última página da «proceedings»)  

conclusions and key directions were
  • Forward Looking / Less adaptation, better anticipation!
  • Organizational Change / Less teaching, better learning!
  • Seeking Skills / Less passive, more active!
  • Social inclusion / Less barrires, more inclusion!
O programa incluiu:
3 sessões plenárias< >13 sessões paralelas< >11 workshops< >22 apresentações na e-connective zone<> 17 apresentações na e/solutions zone, e 28 stands (relevo aqui a participação da UAb, era Carlos Reis o seu Reitor, e frisou-me bem que a UAb tinha que ter destaque nesta Conferência. E eu não poderia ter concordado mais com ele....").
Foi antecedida por eventos descentralizados pelo País *10 cidades (com 666 participantes presenciais e 200 online. Teve um Blog com 6086 visitas. Teve 233 referências em noticias em 12 Países. O seu website/http://www.elearninglisboa2007.com registou 56.712 visiitas *até 1 november 2007)
Foi uma grande satisfação na minha vida profissional fora da Marinha!

E-learning Lisboa 2007

Interface do sítio de eLearning Lisboa 2007

Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

A25A50anos com a ACHADA