SER/TOBE-creativelearninginnovationmarketplace-2009

 


15&16 october 2009
No Ano Europeu da Criatividade e Inovação (AEIC).  Era sec. estado à época Carlos Zorrinho, e seu coordenador nacional, assumiu a presidência da Conferência.
Conseguia-se, uma vez mais, trazer à participação e empenhamento em Educação&Formação&Aprendizagem (E&F&A) mais de 1200 pessoas  e algumas dezenas de oradores internacionais e figuras públicas da CE e da UE. A AIP/CE trabalhou esta iniciativa com 11 entidades parceiras, realmente envolvidas e empenhadas, Roberto Carneiro, ao tempo presidente do Instituto de ensino e formação a distância da UCP, escreveu o prefácio do Livro editado e foi guru em situação de ajuda e sugestão de nomes e indicadores de temáticas.

Pode ler-se neste repositório:

"Terminou com um rap aquele que, na opinião de muitos, é o maior evento realizado na área da Educação e da Formação em Portugal. Um duplamente criativo rap sobre o eLearning e os desafios que esse novo conceito representa para a sociedade em geral e para a educação e a formação em particular. Um desafio principalmente para a escola tal como a conhecemos hoje - anacrónica, desinteressante e em que o objectivo de aprender aparece, aos olhos dos alunos, muito depois de “o lugar onde podemos encontrar os amigos” (Wim Veen, Sessão sobre A Nova Literacia Digital) -, porque nela continua a residir, apesar de tudo, a esperança de um futuro melhor. O eLearning , central na agenda europeia e constituindo um dos eixos nucleares a partir da cimeira de Lisboa (2000), em que se define como objectivo estratégico tornar a Europa a região do globo tecnologicamente mais desenvolvida em 2010 ("tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social"), é natural que tenha vindo a assumir particular relevância nos últimos anos, de forma transversal a todas as áreas, apesar de entendimentos e práticas muito diversas, em busca do objectivo de preparar os cidadãos para uma sociedade ela própria em mudança e cujos contornos não é fácil antecipar"COSTA, Fernando (2009). Creative Learning (Round Table report). In Associação Industrial Portuguesa (Ed.), Creative Learning. Innovation Marketplace. Lisboa: Associação Industrial Portuguesa. 204-206.

F. Costa liderou a equipa de 15 relatores que permitiu a Síntese, Conclusões e Recomendações no Livro da Conferência *proceedings.

"COME TO THE CORE" . o mote da Conferência exortava a uma chamada à ação focando no essencial para a mudança nas sociedades europeias: investir em (E&F&A).
No seu Livro de Conclusões (111 paginas bilingue-PT/EN)
*Reflections and Proceedings que teve coordenaçãao editorial minha (com Helena Caiado e Norma Rodrigues). Infelizmente apenas disponível em papel.

Escrevi nele a pag.16 " Do Creative Learning ao Changing Society" e dele extraio:
"...Assiste-se assim à tentativa de se evidenciar que: "sem aprendizagem não acontece nem criatividade nem inovação". Quando se consegue juntar ambas então acontecem mudanças na Sociedade. (p.19)
e, mais adiante:
"Um evento assim não se produz sem grande entusiasmo e alegria de várias equipas conjugadas num propósito único. Um esforço que todos sabemos supera as dificuldades, limitações, amarguras e barreiras que se têm que enfrentar em projetos desta natureza." (p.22)
e ainda:
" O apoio financeiro, essencialmente comunitário, sob a égide do AEIC, veio do POAT/FSE que foi uma vez mais chave para que se passasse do debate de ideias ao aprender fazendo. Adoptando um modelo de apelo à desestruturação de apresentações formais pelos oradores, mais de comentários e de fomento de diálogo e de interpretação,  buscou-se convocar para um Final, a audiência de oradores e relatores, em situação de COLISEU, num momento único de «todos estarem com todos». (p.21).


Esta conferência trouxe até nós George Siemens (He created de "Connectivism" concept: “Connectivism: - A Learning Theory for the Digital Age” http://www.connectivism.ca/), que estava a lançar o seu modelo de aprendizagem "connective learning". He is known for his theory of connectivism, which seeks to understand learning in the digital age.[5][6] He played a role in the early development of massive online open courses (MOOCs). E que, na sequência, fez durante alguns anos diversas conferêncais e intervenções em Portugal e algumas outras na EU.

Esta foi uma presença pela qual batalhei bastante pois, a nível europeu, o poder das redes de aprendizagem ainda estava longe de ser aceite.  A sua vinda não teve «fee» pois George Siemens era conhecido e amigo de Roberto Carneiro. Os custos de deslocação e alojamento ficaram por conta da ANQEP, julgo....

e ainda no youtube:
A equipa constituida na AIP foi a produtora do evento e dela recebi todo o apoio para mais este impossível evento se concretizar.

CEDEFOP: International Conference Creative Learning Innovation Marketplace | CEDEFOP (europa.eu) - "This initiative arises from the belief that for achieving levels of world leadership, companies and individuals should achieve an higher level of skills and development. It is anchored in the recognition of existing tools and knowledge that can lead to better knowledge, using better the non-formal and informal learning and, the Entrepreneurship, Innovation and Creativity abilities, in order to generate solutions that make us move within the multiculturalism of Europe.".
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