Casa-grande&senzala (1933/25 edições em todo o mundo)-obra prima de Gilberto Freyre (1900-1987) . LIVRO DE ESTILO VULGAR e CHULA!


 

Descarregue AQUI

Para escrever o seu livro, Gilberto Freyre lança mão de uma linguagem mais próxima à literatura que à acadêmica. Isso provocou inúmeras críticas ao seu estudo, pois muitos consideraram que lhe faltaria rigor científico.

"Como se escreve um Livro com pretensões a sério em estilo tão vulgar? vulgar e chula acrescentou-lhe o Prof' Afonso Arinos de Melo Franco". 

Pois os factos e o Tempo traçaram um destino bem diferente para este Casa-grande&senzala *CG&S)....que teve 25 edições mundiais (do chatgpt se informa: "É difícil fornecer um número exato de edições, uma vez que pode variar dependendo da editora e do período de tempo considerado. Além disso, a obra pode ter sido publicada em diferentes formatos e idiomas ao redor do mundo".... e recebeu honrarias e reconhecimento de muitos estados, universidades, escolas, municipalidades, jornais, editoras, títulos acadêmicos e de membro de academias, etc. etc.

É pois muito interessante confirmar que esta polémica dicotómica da escrita em sons académicos ou literários vem de muito atrás do séc. XX. E um dado mais para somar aos que advogam que a escrita de uma Língua deve ser aprimorada com o Tempo e não arreigada a espíritos do "sempre contra". 

"A Casa Grande patriacal não foi apenas fortaleza, capela, escola, oficina, santa casa, harém, convento de moças, hospedaria. Foi também banco!...no seu chão enterrava-se dinheiro, guardavam-se jóias, ouro, valores."

O livro de Gilberto Freyre é considerado o maior clássico da sociologia brasileira. Longe de romantizar o colonizador português, o sociólogo exalta a importância da miscigenação e da mistura das três raças que formaram o povo brasileiro.

Aqui, muitos de nós encontram abrigo para a sustentação da melhor criação do génio português. 


Edição critica para a Coleção Archivos(signatários do Acordo), onde pela primeira vez se reúnem todos os prefácios das edições sucessivas, uma pecularidade do autor de o fazer em cada uma delas e foram muitas. Esta, foi impressa em França e editada em 2002. É dela que faço citações e sobre ela reflexiono. 

  



Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA