Casa-grande&senzala (1933/25 edições em todo o mundo)-obra prima de Gilberto Freyre (1900-1987) - CIÊNCIAS HUMANAS EM DEBATE: CONTEÚDO PARA DESCASCAR ABACAXIS…
FAROFA FILOSÓFICA
Descarregue AQUI
O autor até novembro de 1932 titulava a sua obra de " Vida sexual e de Família no Brasil Escravocrata" e sobre a miscinegação escreve em carta a seu pai (16abril1931) : "Não creio que desde Cristo ninguém nem nenhuma nação tenha feito ao mundo, à fraternidade dos homens , tamanha contribuição como a que há de reultar de mistura de raças no Brasil".
" Sintomaticamente, Casa-grande&senzala (CG&S), começa com a implantação das capitanias hereditárias em 1532, uma vez transformado o rumo da colonização de sua fase mercantil para a agrícola e reafirmada a aptidão do português para a vida tropical".
Isto pareceu-me por demais interessante e é bem demonstrado no Livro, já que esta tese da diferenciação do colonialismo português, se vê projetada cientificamente, desde então, como de mudança no "jogo estratégico entre nações" na passagem das descobertas de busca de mais riquezas (mercantilismo) para uma de exploração produção agrícola local. E, com isso, nasce uma nova Arquitetura mundial assente na Casa Grande da fazenda e da senzala e que se copia para Igrejas, Monumentos, Palácios, edificações do Brasil, e não só. Mas, também ali se demonstra como a mestiçagem foi a "invenção" mais cara dada ao mundo pelos portugueses. Um três em um, certo?
Edição critica para a Coleção Archivos(signatários do Acordo), onde pela primeira vez se reúnem todos os prefácios das edições sucessivas, uma pecularidade do autor de o fazer em cada uma delas e foram muitas. Esta foi impressa em França e editada em 2002. É dela que faço citações e sobre ela reflexiono.
Comments
Post a Comment