Mário Dionísio-Liceu Camões - citações no Livro «O Quê? Professor?!»

 


Facebook


MÁRIO DIONÍSIO E A SUA OBRA.

"Como se assinala numa entrada que lhe é dedicada no Dicionário de Educadores Portugueses (Nóvoa,António. Dir (2003) Porto-edições ASA) Mário Dionísio faz parte de uma «das mais notáveis geraçoes de professores liceais, à qual pertenceram escritores, artistas e cientistas de prestígio».

Foi professor ilustre no Liceu Camões e tem sido prestigiado por esta instituição e eu, que tenho frraca memória, mas conservo a minha boa fala em Francês, creio ter também tido o privilégio de ser seu aluno.

"Numa frase concisa e lapidar, um seu antigo aluno, Mário de Carvalho, definiu o seu perfil de educador como um «enunciador de dúvidas e demolidor de banalidades» (Não há morte nem princípio. 1966) 

Com 15 anos, 1966, terminado o 5ºano no Liceu de Aveiro vim para Lisboa com meus pais (meu pai, Artur da Conceição Costa fora então colocado como gerente da Metalúrgica Alentejana, sita no Cais do Sodré) e passei a frequentar aquela instituição educativa. Ia a pé para o Liceu, vindo da Rua Actor Vale à Alameda as Linhas de Torres, muitas vezes à boleia pendurado no estribo do elétrico. Foi uma passagem efémera, de que guardo a imagem de aluno medíocre mas com tempo dedicado à aventura de conhecer e viver Lisboa e aquelas novas amizades Lisboetas.  Ao fim de 3 anos de notas insuficientes, mas muita e inetnsa vivência social lisboeta,  fui acabar o 7º ano no Colégio Académico (seção masculina no bairro dos Anjos) e exame no Liceu Gil Vicente. Ingressei então em Engª Mecânica no IST-Técnico.


   



Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA