Coluna Eureka na Revista Pessoal - 7 cronicas em 2016

 

EU...reka!

 Nº1

O resultado da reunião do Conselho da UE de 30 de maio (Education, Youth, Culture and Sports Council, 30-31/05/2016) enfatiza a importância do desenvolvimento da literacia mediática e do pensamento crítico na educação e formação a todos os níveis. O Conselho exorta os Estados-Membros a apoiarem o desenvolvimento de competências digitais em todas as idades numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Bruxelas, 10junho2016 - A Nova Agenda para as Competências na Europa (The new Skills Agenda for Europe) lança um conjunto de acções para garantir que o direito à formação está disponível para as pessoas na União Europeia. Define dez ações para ajudar a equipar as pessoas na Europa com melhores competências e suprir as lacunas detetadas e evidentes.

A adoção das conclusões do Conselho sobre "o papel do setor da juventude numa abordagem integrada e intersetorial para prevenir e combater a radicalização violenta" releva  da prevenção do extremismo violento. (Vulnerable young people must not be blamed & stigmatised for violent radicalisation).

Na sexta-feira 17 de junho de 2016, The Cités des métiers Network International (RICDM) proporcionou o debate entre agentes públicos e privados da aprendizagem ao longo da vida para compartilhar boas práticas e lançar novas soluções inovadoras durante um seminário para o intercâmbio sobre "inovação na salvaguarda de carreiras profissionais".

A EUCIS LLL mudou de nome, de imagem e de sítio web. Agora é LLLPlatform (The Lifelong Learning Platform) e o novo sítio  www.lllplatform.eu. Agora agregando 41 redes europeias de educação/formação.

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!


Nº2

O resultado da reunião do Conselho da UE de 30 de maio (Education, Youth, Culture and Sports Council, 30-31/05/2016) enfatiza a importância do desenvolvimento da literacia mediática e do pensamento crítico na educação e formação a todos os níveis. O Conselho exorta os Estados-Membros a apoiarem o desenvolvimento de competências digitais em todas as idades numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Bruxelas, 10junho2016 - A Nova Agenda para as Competências na Europa (The new Skills Agenda for Europe) lança um conjunto de acções para garantir que o direito à formação está disponível para as pessoas na União Europeia. Define dez ações para ajudar a equipar as pessoas na Europa com melhores competências e suprir as lacunas detetadas e evidentes.

A adoção das conclusões do Conselho sobre "o papel do setor da juventude numa abordagem integrada e intersetorial para prevenir e combater a radicalização violenta" releva  da prevenção do extremismo violento. (Vulnerable young people must not be blamed & stigmatised for violent radicalisation).

Na sexta-feira 17 de junho de 2016, The Cités des métiers Network International (RICDM) proporcionou o debate entre agentes públicos e privados da aprendizagem ao longo da vida para compartilhar boas práticas e lançar novas soluções inovadoras durante um seminário para o intercâmbio sobre "inovação na salvaguarda de carreiras profissionais".

A EUCIS LLL mudou de nome, de imagem e de sítio web. Agora é LLLPlatform (The Lifelong Learning Platform) e o novo sítio  www.lllplatform.eu. Agora agregando 41 redes europeias de educação/formação.

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

 Nº3

A APG divulga relatório comparativo em Língua portuguesa sobre a ALV na Europa, no seu site. Produto do projeto europeu LLL-HUB.

“Promoting citizenship and the common values  of freedom, tolerance  and non-discrimination  through education” , também em Língua Portuguesa, é uma visão geral sobre as politicas europeias de Educação na Europa (European Commission/EACEA/Eurydice, march 2016.) publicado pela Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA, Education and Youth Policy Analysis). São 20 páginas que evidenciam reflexão sobre cenários e dados existentes remetendo para ação imediata dos Estados Membros.

O relatório  'Opening Up Education: a support framework for higher education institutions' 'está publicado e acessível (gratuito) no sítio do jrc.ec.europa.eu.

O relaunch of the New Narrative (http://ec.europa.eu/culture/policy/new-narrative/index_en.htm) teve lugar em fevereiro 2016 (Tibor Navracsics, the EU Commissioner for Education, Culture, Youth and Sport). É um projecto destinado a dar voz às comunidades artísticas, culturais, científicas e intelectuais com o objetivo de contribuir para aproximar a Europa dos seus cidadãos e reviver o espírito "europeu" através das artes e das ciências.

OEE is being improved! O portal Open Education Europa está a preparar a mudança. Na sua géneses estava, em 2013, vincular todos os repositórios europeus existentes de recursos educativos abertos em diferentes idiomas de modo a pô-los à disposição de estudantes, professores e investigadores. Agora visa-se mais longe e assume-se maior ambição.

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

 Nº4

Nas últimas décadas tem havido um forte movimento no sentido de se basearem as políticas públicas em evidências. Mas qual é a natureza da evidência do que está sendo usado? e como devemos tomar uma decisão baseada em dados?
A nível internacional medir e comparar resultados educacionais através de pesquisas bem conhecidas, tais como PISA (teste de 15 anos de idade), TIMSS (oitava série), e PIAAC (educação de adultos) entre outras é tido como de valor. Esses estudos  medem o desempenho dos alunos em áreas centrais, e têm sido utilizados para avaliar os sistemas de ensino, destacando pontos fortes e fracos comparativos.
Não há dúvida de que esses inquéritos tiveram efeitos positivos sobre o nível do debate já que as discussões (menos informado em Portugal, diga-se) apoiadas por informações tornaram-se mais científicas e menos baseada em crenças pessoais.   
Tenha-se sempre presente que estão ausentes desse estudo
competências, tais como: a cidadania ativa, comunicação, cooperação e espírito emprededor bem como a componente digital em todas as suas atuais premissas.
Leia tudo em: “Structural Indicators for  Monitoring Education and Training Systems in Europe 2015 Eurydice Background Report  to the Education and Training Monitor 2015”. A edição de 2016 sai em novembro.

Um estudo de caso sobre gamificação, com resultado:”The game encouraged active participation and reinforced the importance of dealing ethically.Santosh Borse  da eLearning Swift publicou recentemente esta sua reflexão com um descritivo passo a passo. Siga no sítio da empresa ou no artigo do autor “A Case Study on How Gamification Can Supercharge Your Online Training “.

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

Lisboa, setembro 2016, Etelberto Costa

Nº 5

As tendências globais e os desafios locais em competências para o mercado de trabalho e  o futuro deste (em mudança acelerada pela  designada 4ª revolução industrial?) foram tema central na Conferência conjunta do Cedefop -  UNESCO (também a ETF_european training foundation) na sede da UNESCO, em Paris, em 20 e 21 de Outubro. Um tema que toda a Europa tem vindo a colocar nas agendas de muitas das suas grandes inciativas neste ano. Em Portugal não se fugiu à regra (na educação/formação, como no futebol, ocupamos os primeiros lugares)  e muitas teem sido as reflexões (com estudos e trabalhos publicados), em especial sobre o Futuro do trabalho, com uma saudável antevisão da destruição de empregos provocada pela acelerada robotização das nossas sociedade e nas formas possíveis de criar alternativas disruptivas com os atuais modelos organizativos. Sabemos ainda muito pouco...

Não é pois coincidência que a APG tenha dedicado o seu Encontro Nacional 2016 à Gestão das pessoas num mundo digital. Pois então!

No 50º aniversário do Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro p.p., a UNESCO lançou o terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem de Adultos e Educação (GRALE III). O propósito principal do GRALE III é fazer um balanço do progresso dos países na implementação dos compromissos para a aprendizagem e educação de adultos (ALE) feita na Conferência Internacional de 2009 sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VI).

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

 Lisboa, outubro 2016, Etelberto Costa

Nº6

As tendências globais e os desafios locais em competências para o mercado de trabalho e  o futuro deste (em mudança acelerada pela  designada 4ª revolução industrial?) foram tema central na Conferência conjunta do Cedefop -  UNESCO (também a ETF_european training foundation) na sede da UNESCO, em Paris, em 20 e 21 de Outubro. Um tema que toda a Europa tem vindo a colocar nas agendas de muitas das suas grandes inciativas neste ano. Em Portugal não se fugiu à regra (na educação/formação, como no futebol, ocupamos os primeiros lugares)  e muitas teem sido as reflexões (com estudos e trabalhos publicados), em especial sobre o Futuro do trabalho, com uma saudável antevisão da destruição de empregos provocada pela acelerada robotização das nossas sociedade e nas formas possíveis de criar alternativas disruptivas com os atuais modelos organizativos. Sabemos ainda muito pouco...

Não é pois coincidência que a APG tenha dedicado o seu Encontro Nacional 2016 à Gestão das pessoas num mundo digital. Pois então!

No 50º aniversário do Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro p.p., a UNESCO lançou o terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem de Adultos e Educação (GRALE III). O propósito principal do GRALE III é fazer um balanço do progresso dos países na implementação dos compromissos para a aprendizagem e educação de adultos (ALE) feita na Conferência Internacional de 2009 sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VI).

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

 Lisboa, outubro 2016, Etelberto Costa

Nº7

1 PENSEMOS NISTO...

The LLL Interest Group met on 30 November to discuss the New Skills Agenda for Europe with Slovak Presidency of the EU Council and DG EMPL representatives. The event took place just a few days after the EU Council adopted a resolution on a "New Skills Agenda for an inclusive and competitive Europe," in response to the related Commission's communication from June. Emphasis was put on the need for a balance between labour market related expected outcomes of education and training, and those related to social inclusion, active citizenship, openness and curiosity to adapt to future needs. Discussants also called for adequate EU funding for actions under the New Skills Agenda and efficient coordination at EU level in the area of education, staring with the importance of synergies between DG EAC and DG EMPL for an effective implementation, in cooperation with civil society and trade unions and in light of the positive development that EQF and the Key Competence Framework for lifelong learning initiatives brought at European level. 2. Uma 2. Uma sociedade civil interventiva

The INTESYS project focuses on piloting new approaches to Early Childhood Education and Care (ECEC) systems in Europe with a view to ensuring that children and families in vulnerable situations have access to high-quality ECEC provided by services that are better integrated across the different sectors (education, health, welfare, etc.), professions and across age groups and governance levels. INTESYS will respond to the European Quality Framework on ECEC (2014) by promoting integration of different services: care, education, health, family/social services, employment, cultural, integration of migrants; between age-related services: transition between services for the unborn/pregnant mothers, crèche, kindergarten/maternity schools and primary schools; of systems at different levels of public governance (local, regional and national).

 

Digital Skills and Jobs Coalition Launch: How are we going to reduce the Skills Gap?

Digitalisation has already started and will inevitably affect all sectors. Automation, robotisation... are terms that have integrated our vocabulary and have become part of our daily lives, but that we still have trouble understanding the extent of and that few are not fully prepared for.  Indeed, "there is a change in the nature of the race between man and the machine, and the machine is running faster," said keynote speaker Ryan Avent. In spite of this reality, human beings aren't up-skilling fast enough to compete, be it with the machine or among themselves. The EU Commission event on 1 December in Brussels was the launch of the Digital Skills and Jobs Coalition, one of the ten initiatives of the New Skills Agenda for Europe."It is urgent that Europe invests in training people up to the new standards. We need immediate actions," said Lowri Evans, Director of DG Growth. This also means investing in the "training of people who are already at work, working directly with companies, especially small and medium entreprises," said IndustriAll representative. "Lifelong learning is the way to help people's transitions through life," added Michel Servoz, Director of DG Employment. The LLLPlatform appreciates the long term and overarching vision of education that was at the heart of the debate. 

Global Launch of the OECD's PISA 2015 Results, hosted by the Education Policy Institute

On December 6 2016 the Education Policy Institute hosted the global launch of the 2015 results from the OECD's Programme for International Student Assessment (PISA) - a test of reading literacy, mathematics, and science given every three years to fifteen-year-olds in more than seventy countries and economies 

E assim, tanto quanto sabemos nos nossos dias, ele saiu da sua banheira a correr pelas ruas da cidade gritando a famosa: Eureka! Eureka, eu consegui!

A Ciência depende completamente da colaboração, da realização partilhada e de felizes acasos, mais do que um génio isolado que salta nú da banheira a gritar «Eureka!»  

dezembro 2016, Etelberto Costa


 


Comments

Popular posts from this blog

Pt Learning working group

SER/TOBE-elearninglisboa2007-proceedings/deliveringonthelisbonagenda

A25A50anos com a ACHADA