FUTURÁLIA 2020 – Competência na Aprendizagem ao longo da vida (fevereiro 2020)


 

Na Futurália deste ano, como vem sido prática, as competências de agora e do futuro é o clima e ambiente que se respira. Só surpreende quem não conhece o interesse da juventude na procura do seu futuro e na conquista de espaço e de ideias.

No relatório deste ano Schools of the Future: Defining New Models of Education for the Fourth Industrial Revolution, o World Economic Forum (WEF) foca a questão do quão eminente é a mudança na Educação (eu prefiro escrever aprendizagem, e reitero)


Aí se escreve:

Novas escolas e novas opiniões sobre o ensino estão a surgir em todo o mundo para ajudar a preparar a próxima geração para um cenário de emprego em rápida mudança.

Esta revisão dos métodos de ensino e educação é muito necessária – e não só pelo ritmo de mudança que está a ser conduzido pelas tecnologias digitais, pela IA e pelos dados. Também é necessário porque os modelos atuais de ensino e educação ainda estão firmemente enraizados em práticas que existem há 200 anos ou mais.


Este Relatório identifica 8 caraterísticas criticas para uma elevada qualidade de aprendizagem neste ambiente de 4ª Revolução Industrial (4RI). A minha pergunta: Haverá grande diferença para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória em Portugal? Projeto coordenado por Guilherme de Oliveira Martins, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, que se afirma como

referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constituindo-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem



Comparem e retirem as vossas conclusões

Eight critical characteristics

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória,

1.
Global citizenship skills: 
2.
Innovation and creativity skills
3.
Technology skills
4.
Interpersonal skills
5.
Personalized and self-paced learning
6.
Accessible and inclusive learning
7.
Problem-based and collaborative learning
8.
Lifelong and student-driven learning

Consideram-se as seguintes áreas de desenvolvimento e aquisição das competências-chave:

  1. Linguagens e textos.

  2. Informação e comunicação.

  3. Raciocínio e resolução de problemas.

  4. Pensamento crítico e pensamento criativo.

  5. Relacionamento interpessoal.

  6. Autonomia e desenvolvimento pessoal.

  7. Bem-estar e saúde.

  8. Sensibilidade estética e artística.

  9. Saber técnico e tecnologias.

  10. Consciência e domínio do corpo.

  

Notam diferenças? Aparentemente não? Pois a mim, parece-me claro que para o WEF as caraterísticas essenciais a aprender estão resumidas nas primeiras quatro, enquanto competências pessoais e quatro nas restantes, em ambientes e contextos de aprendizagem. Significa isto que as competências dos nossos jovens para a 4RI são alcançadas num pressuposto de que tais ambientes e contextos sejam construidos. Por professores e agentes de aprendizagem mas também por investimento significativo. Que, em Portugal, quer dizer essencialmente público. Os dados de 2018 da UE mostram que Portugal ainda tem o seu orçamento de educação abaixo do pré-troika. Para saber mais ler: "Estado da Educação – Que implicações para as políticas educativas?" - Conselho Nacional de Educação 2018 (edição 2019).


E, servem um propósito de preparar Lideres do Futuro?

Pois com certeza que não! Atentem nestes dados e fiquem cientes do que acontece. Verifiquem vocês próprios.

Produzido pela Kepios Pte. Ltd. (“Kepios”), We Are Social Ltd. (“We Are Social”), and Hootsuite Inc. (“Hootsuite”) ficou disponível em 20 de fevereiro p.p , o Relatório abaixo


https://datareportal.com/reports/digital-2020-portugal?rq=portugal





Da muita informação disponibilizada, comparável com o que se passa em muitos outros Países, também disponível neste relatório. Social media users in Portugal

  • There were 7.00 million social media users in Portugal in January 2020.

  • The number of social media users in Portugal increased by 433 thousand (+6.6%) between April 2019 and January 2020.

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