que esforço para se alcançar Grandeza!

 


Casa da Achada - Centro Mário Dionísio 

https://www.facebook.com/@centromariodionisio 

ou

centromariodionisio.org

"....O belo objecto (modéstia à parte) que foi lançado este sábado, às 15h30. 𝐍𝐚̃𝐨 𝐡𝐚́ 𝐦𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐧𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐢𝐧𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 é o único romance que Mário Dionísio escreveu. Editado em 1969 pelas Publicações Europa-América, mas esgotado "há séculos", a Casa da Achada tem o prazer de anunciar a sua reedição, abrindo-o assim a novos leitores e renovadas criticas e diálogos. Este sábado dia 12 de outubro de 2024, fomos ao Lançamento de "Não há morte nem princípio" de Mário Dionísio! na Casa da Achada.
[Esta reedição teve o apoio da CCDR Lisboa e Vale do Tejo I.P.
 
"....
«Um romancista sem romances», como o apelidou Augusto Abelaira, Mário Dionísio assumia a importância que Não há morte nem princípio teve na sua obra e na sua vida: «cada vez o romance me parece mais a forma possível de uma realização completa». Autor de contos e poesia, o professor - e também pintor - participa, com esta obra, na grande mudança que pautou a literatura portuguesa no final da década de 1960. Este é, como destaca José Cardoso Pires, «um romance do tempo suspenso. Um romance que se fecha com uma vírgula.»
A reedição de "Não há morte nem princípio" inclui um texto de Manuel Gusmão sobre este romance. A apresentação do livro será feita por Cristina Almeida Ribeiro, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. E que bela dissertação tivemos! Dava pano p'ra mangas se tivesse havido abertura para diálogo. Se calhar ainda lá estávamos.... a conversar!
 
Ah e , a rematar, o «coro da achada» brindou-nos com 3 peças que nos fez abrir sorrisos e alegrias!
 
 
 

 

Comments

Popular posts from this blog

Já lá dizia o Sócrates: - só sei que nada sei! - mas, se dele não há legado escrito que chegasse aos nossos dias, então como?

75 anos da NATO - a Stanav e o seu papel após 56 anos de missões permanentes no Atlântico Norte